16 agosto 2006

As marés do Mediterrâneo

Há tempos recebi um sms a perguntar "porque é que não há marés no Mediterrâneo?". Adoro receber mensagens destas, aviso já. Sempre me dá para pensar um bocado.

Na altura respondi a dizer que as marés no mediterrâneo não existem (ou melhor, existem mas têm pequena amplitude) porque o Mediterrâneo é demasiado pequeno para se notarem os efeitos das marés e a comunicação com o Atlântico é muito estreita, isolando os dois mares. A explicação parecia razoável e pode ser corroborada (parcialmente) em muitos, muitos sítios. Mas há uma outra...

Depois de pensar algum tempo descobri porque é que não há marés no Mediterrâneo. Consegui este feito do intelecto humano sozinho, enquanto tomava café e observada as marés na minha chávena de café: como agora estamos em quarto minguante, a Lua está oposta a nós, e verifiquei que a bica fica sempre mais cheia na altura da maré alta e mais curta na altura da maré baixa. Adiante...

O Mediterrâneo não tem marés porque os barcos calcam a água! O Mediterrâneo tem muitas marinas e portos e muitos petroleiros que vêm do Golfo Pérsico para a Europa e EUA (por acaso também tenho uma teoria sobre petroleiros e seguradoras, mas fica para mais tarde...); ora bem, barcos há em todo o lado, certo? Pois, mas Oceanos como o Atlântico e o Pacífico são muito grandes; o Mediterrâneo é mais pequenito, por isso os barcos ocupam uma parte maior da área!

Ora, os barcos estão a calcar a água e não deixam as marés subir! E se a maré não sobe, também não pode descer (já dizia o Newton que tudo o que sobe desce e depois veio o Von Braun dizer que o Newton era burro e pôs o Neil Armstrong a hastear uma bandeira num sítio que não tem vento, o que foi uma ideia um bocado parva). Por isso, cheguei à conclusão que o Mediterrâneo tem marés sim senhor, mas por causa dos barcos é sempre maré baixa!


Para quem quiser explicações mais chatas sobre marés e que até falam da questão do Mediterrâneo, aqui ficam os links:
Artigo na Wikipedia sobre marés
Um artigo sobre marés de um gajo muito rabugento
Um bonito gráfico com as amplitudes das marés no Mediterrâneo
Se quiserem saber mais, é só pesquisar no Google que de certeza encontram muitas explicações!

Sem comentários: