14 agosto 2006

Ode ao racismo

Até me ia esquecendo...

Blá, blá, blá, há racismo, a malta não gosta de pretos e tal. Pois, andam 9 meses a reclamar com os pretos e 3 meses a trabalhar para o bronze a tentar ficar pretos. Enfim, incoerências.

Mas já agora, aproveito para deixar aqui um petit apontamento: nos campeonatos da europa de atletismo (que acabaram ontem), Portugal conseguiu 4 medalhas: 1 de bronze nos 20 km marcha masculinos (João Vieira, português de gema), 1 de prata no salto em comprimento feminino (Naide Gomes, são-tomense naturalizada em 2001), 2 de ouro nos 100 e 200m masculinos (Francis Obikwelu, nigeriano naturalizado em 2001).

Já agora, o Nélson Évora, 4º no triplo salto e 6º no salto em comprimento, também é preto, e só é português desde 2002 (não sei qual a sua naturalidade).

Deve ser fodido ser racista e gostar de desporto nos dias que correm, han? Isto para não falar do Deco, ou de jogadores da selecção que, mesmo sendo portugueses de origem, são pretos (por exemplo, o Miguel)

4 comentários:

Helena Romão disse...

Há sempre quem fique a mandar umas bocas para o ar... O Le Pen adora dizer que a selecção francesa ficaria muito melhor só com franceses "de souche" (que é como quem diz "de gema", ou brancos europeus). O que ele não diz é que passaria aos campeonatos de futebol de 5, e não sei se teria suplentes!

Também não é explicado se fica ele com o Patrick Vieira ou se quer antes o Petit ou nenhum dos dois...

O que é grave é que a malta quase enlouquece pelo seu Zizou, e a seguir 20% deles vão direitinhos votar no Le Pen.

Nelson disse...

Convém notar que os que idolatram o Zidane e os que votam no Le Pen não são necessariamente os mesmos.

Helena Romão disse...

Muitos são. É aliás difícil encontrar um francês que não goste do Zidane. E de uma forma completamente surreal, o Le Pen tem grande aceitação (e votos) nas próprias comunidades contra quem ele fala: os imigrantes. Aqueles que sentem o lugar deles inabalável (por exemplo os portugueses) querem lixar quem vem atrás.

Nelson disse...

Eu sei. Eu morei 1 ano na Alsácia, região com muitos portugueses (inclusivé tenho família lá) e muitos turcos e magrebinos. Os portugueses que conheço, pelo menos os de 1ª geração são racistas contra árabes. E na Alsácia quem ganha as eleições é a extrema-direita. Numas eleições recentes a França virou toda à esquerda excepto a Alsácia que votou maioritariamente Le Pen. Enfim, as pequenas contradições da vida...