30 agosto 2006

Ah, bom! Instalas, ou não instalas?

Quando andei nas limpezas ao disco não marquei nenhuma partição como activa (para quem não percebe nada desta merda: um disco pode dividir-se em partições; as partições podem ser primárias ou extendidas; o sistema operativo só pode/deve ser instalado nas partições primárias; mas para isso uma partição, tipicamente a primeira, tem de ser marcada como activa; senão, não arranca.)

Claro que quando se tenta instalar o windows XP numa partição não activa o imbecil do programa de instalação podia avisar "Olha que tás a instalar esta merda numa partição que não está activa. Queres activá-la? É que se não quando eu te mandar reiniciar o computador esta merda não arranca". Claro que não. Pergunta-me onde quero instalar, que tipo de partição quero criar (se não estiver criada), como a quero formatar (há dois tipos à escolha), mas não verifica se a partição está activa. É muita parvo, mesmo. E como eu não me lembrei disso, fiquei a anhar um bocado (já agora, deve escrever-se anhar ou hanhar? como é uma palavra que não existe temos liberdade de escolha, não?). Agora já funciona, duh!

E antes que apareça um cromo qualquer a dizer "Ah, devias ter instalado Linux", digo já que o portátil PRECISA de ter aplicações que SÓ existem para Windows. E não vou fazer deste post uma discussão sobre "o meu sistema operativo crasha menos que o teu". Para isso devem ter 3 biliões de blogs de cromos, vão lê-los :P (esta malta dos computadores às vezes tem umas manias esquisitas, mais vale avisar, senão ainda começa aí uma discussão cheia de cromices que os restantes leitores do blog podem considerar obscena).

Bem, moral da história: já deu para perceber onde é que a coisa tava a correr mal. E pronto, passa-se um dia nisto...

4 comentários:

Anónimo disse...

É o que se chama ver a vida a passar pela janela.... :P

É impossível fugir do Windows. Eu uso Mac e mesmo assim preciso do maldito PC Windows para algumas coisas...

Enfim, acho que corresponde bem à definição de maldição.

Nelson disse...

Mesmo assim, há coisas piores. Por exemplo, ter de usar o Word para criar documentos e ter de aturar as idiotices dele.

Anónimo disse...

A cena das partições no instalador do Windows é linda...

Já me tinha contecido uma vez mas esqueço-me sempre disto:

Quando aparece o mapa de partições e discos no instalador, escolhes o disco e crias a partição mas o fix é que se não for o disco principal, isto é, não for o disco de boot na BIOS, o instalador não te oferece a hipótese de formatar a partição e fica com ela em RAW.

Resultado, a instalação empanca ali e por mais que carregues ENTER ou leias as opções disponíveis não consegues descobrir o erro.

Da primeira vez andei dias a tentar resolver a questão. Depois lá me lembrei que poderia ser a história do disco principal mas pronto... Ridículo...

Nelson disse...

Produtos de prestígio, é o que é! Qualidade e fiabilidade acima de tudo.