25 agosto 2006

O Gil Vicente, o Belenenses e o Leixões...

Tudo isto por causa de um homem chamado Mateus.

O Belenenses desceu; o Gil Vicente aguentou-se. E o Leixões não subiu. E a coisa estava assim e távamos todos felizes (ou nem tanto). Mas, vai daí, veio alguém dizer que havia um tipo chamado Mateus que não tinha sido devidamente inscrito. E havia que punir o Gil Vicente. A Liga assim o fez e puniu. O Belenenses já não desce, desce o Gil Vicente. E o Leixões continua a não subir.

Mas os senhores do Gil Vicente não gostaram. E recorreram. Muitas vezes. Mas de recurso em recurso, foram perdendo, até que resolveram recorrer aos tribunais civis. Aí é que tá o caldo entornado! Meus amigos, estas coisas resolvem-se em casa, não é junto dos plebeus que nada percebem de futebol! Esses gajos podem perceber muito de leis da República Portuguesa, mas no futebol manda a Liga. E a Federação. E mai nada!

Agora o Gil Vicente interpôs uma providência cautelar a impugnar as sanções que lhe foram impostas. E a FIFA intimou a Federação a castigar imediatamente o Gil Vicente pela sua insolência. Mas o que é isto de duvidar da suma sabedoria dos órgãos gestores do futebol?

Claro que o caso ainda tem mais um aspecto curioso: o Leixões acha que não deve ser o Belenenses a não descer, deve ser o Leixões a subir (faltou-lhes um danoninho e agora viram a sua grande oportunidade!).

O que é mesmo importante é isto: as leis do futebol são sagradas e esses civis não têm nada que meter o bedelho. O futebol está acima de todas as leis! Mas... onde será que eu já vi isto?

Sem comentários: