31 julho 2006

Sumol e Sumois

Depois do sucesso estrondoso da última sondagem em que fui insultado por quase 30% dos leitores e cerca de 42% manifestaram que iriam ter saudades minhas ou do meu blog durante estas duas semanas, aí está a sondagem nova.

Desta vez resolvi voltar às grandes questões da humanidade. E o que poderia ser melhor que começar pela velha questão do plural de Sumol?

Eu acho que o plural de Sumol é Sumóis. Tal como o plural de anzol é anzóis, o plural de caracol é caracóis e o plural de tijol é tijóis. E o plural de gazol é, obviamente, gazóis.

Pela mesma ordem de ideias, acho que o plural de Santal é Santais, tal como o plural de animal é animais e o plural de caval é cavais.

Já agora, uma pergunta: qual é o singular de TriNaranjus? Será TriNaranju ou TriNaranjo? Mas a discussão do TriNaranjus fica para outro dia.

6 comentários:

Anónimo disse...

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=3596

Nelson disse...

O que vale é que aparece sempre um espertalhaço a estragar a piada toda! Ora porra! Se eu soubesse que o plural de Sumol era mesmo Sumóis, não tinha escrito o post. :P

(obrigado pelo link)

Anónimo disse...

e o singular de ténis? e porque é que há pessoas que dizem "a" amburga (humburger)?

evy

Nelson disse...

mas, mas... toda a gente sabe que o plural de ténis é téni. Tal como o plural de pénis é péni ou o plural de Dennis é Denni. Duh!

Quanto à amburga, está bem escrito. Podia-se escrever anburga, mas toda a gente sabe que antes do b e do p vem um m e não um n. ;)

Issima disse...

ó pá!!! as saudades que eu tinha de te ler!!!! : ))

(decidi vir mesmo antes de ir tomar café... as saudades são fodidas, é o que é!!)

Eu cá, confesso que não ebbo sumor. Mas se bebesse era um de cada vez. E se bebesse mais do que um de cada vez pediria sumóis (e olha que não fui ver o link, juro!!)

Mas, nestas coisas, não há nada como pedri um café e uma garrafa de água fresca com sabor a água.

Aliás, vou nessa... Encontramo-nos lá?

: )

(wonderfull to have you back... really missed you!!)

Nelson disse...

Ah! água com sabor a água! Essa coisa cada vez mais difícil de encontrar...

Acabei de beber café também! O primeiro do dia (estranhamente, em geral às 10 e meia seria o segundo ou terceiro) e soube muito, muito bem.