10 julho 2006

Acabou o mundial

Pronto, já acabou o Campeonato do Mundo. Já podemos voltar à vida do costume. E já só faltam 2 anos para o próximo Campeonato da Europa. Gostam da contagem decrescente? ;)

1. A Selecção Nacional regressou ontem a casa e foi muito bem recebida. Entre jactos de espuma com as cores nacionais lançados sobre o avião ao aterrar, uma pequena multidão à saída do aeroporto, o trânsito cortado na 2ª circular e cerca de 10.000 pessoas no estádio nacional, a equipa foi muito apoiada e Scolari também. Ao contrário do que aconteceu há 4 anos quando o Brasil foi campeão do Mundo e mesmo assim os brasileiros criticaram o treinador. O que só mostra que nós somos mesmo um bocado pindéricos. Além disso, estatisticamente falando, a carreira do Scolari nem foi assim tão boa quanto isso: no Euro-2004 perdemos 2 jogos e no mundial de 2006 também perdemos 2 jogos. Em 2002, com António Oliveira também só perdemos 2 jogos. E no Euro-2000 (Humberto Coelho) e Euro-1996 (António Oliveira) só perdemos um jogo! Ó sô Scolari: tá na hora de começar a perder menos jogos, ok? Isto de só se aguentar 2 anos sem derrotas (2 anos e 1 dia mais concretamente) tem de acabar!

2. Mas, apesar de termos perdido tudo o que podíamos ter ganho, ainda ganhámos alguma coisa. Eis uma pequena lista do que ganhámos e do que perdemos:

  • Portugal perde um lugar na final por ter sido eliminado pela França
  • Portugal perde o terceiro lugar num jogo em que Schweinsteiger nos aplicou um correctivo à Sérgio Conceição
  • Cristiano Ronaldo perdeu o prémio de melhor jovem para Podolski, por ser muito fiteiro e teatral
  • Maniche não deverá conseguir ser eleito melhor jogador do mundial (não sei quando será anunciado o vencedor, devem estar a fazer contas ao cartão vermelho do Zidane).
  • Pauleta não conseguiu ser o melhor marcador do mundial. Aliás, Pauleta não conseguiu sequer ser o melhor marcador da selecção nacional.
  • Ricardo ficou em segundo lugar no ranking dos guarda-redes, atrás de Buffon.
  • Mas, Portugal ganhou: o prémio da indisciplina, com 24 amarelos e 2 vermelhos! Pelo menos a ver cartões somos os maiores!
  • Portugal ganhou fama de simular faltas e penalties e de usar truques sujos para iludir o árbitro (eu desconfio que a malta da FIFA anda a ver muitos jogos do campeonato português, devíamos deixar de transmitir os jogos para o estrangeiro)
  • Costinha ganhou o prémio indisciplina, com 4 amarelos e 1 vermelho!
  • Ricardo ganhou fama de defender muito bem penalties, o que quer dizer que da próxima vez vai ser tudo grandes bombas, porque contra o Ricardo já ninguém facilita.
  • Perdemos o capitão de equipa, Figo diz adeus à selecção.
  • Ganhámos espaço à frente, Pauleta diz adeus à selecção.


3. Figo diz adeus à selecção. Depois de um mundial bem jogado, em que mostrou que até tem bom jogo de cabeça (mas só à cabeçada aos jogadores holandeses; as cabeçadas na bola têm alguma falta de pontaria), Figo despede-se. Foi bonito, até jogou um bocadinho no sábado para poder ser ovacionado. E, imagine-se, entram Figo e Nuno Gomes e Portugal até marca um golo! O Nuno Gomes conseguiu em 30 minutos o mesmo que Pauleta em perto de 600! Ou seja, se o Nuno Gomes tivesse jogado os jogos todos, a este ritmo tinha marcado uns 20 golos.

4. Mas nem tudo são más notícias. Podemos continuar pindéricos e vamos ter de procurar um novo capitão de equipa, mas Pauleta também disse adeus à selecção, o que abre excelentes perspectivas para o europeu de 2008. Sem Pauleta, Scolari vai ter de usar outros avançados. O único problema é... não termos avançados de jeito. Mas daqui até 2008 ainda temos tempo de encontrar um. Podíamos naturalizar o Rooney, que conhece bem o Cristiano Ronaldo e parece que jogam bem juntos. Precisávamos também era do Jorge Costa para manter a disciplina dentro de campo.

5. Uma última nota mundialística para a final de ontem, ganha em penalties pela Itália: parabéns aos italianos, mereceram ganhar. Domenech sabia que ia ter um jogo difícil e antes de começar a partida chamou Zidane à parte e disse-lhe isso mesmo: "este jogo vai ser complicado, temos de usar a cabeça". E o Zidane é um moço bem mandado. Agora a sério, o que faz com que um jogador que já tem idade para ter juizo, que já ganhou tudo o que há para ganhar, a 10 minutos do final da sua carreira numa final do Campeonato do Mundo, quando seria o homem a levantar a taça caso tivessem ganho, mande uma cabeçada a um adversário e veja o cartão vermelho? Ao menos o Figo quando mandou a cabeçada ao holandês fez de maneira a que ninguém visse! Duh!

6. Acabou o mundial, começou a pré-época do Benfica! As grandes transmissões de futebol voltaram à TVI. O Benfica iniciou a preparação da próxima época contra o Nyon, uma equipa forte e bem organizada que milita na ultra-competitiva terceira divisão suiça.

5 comentários:

CL disse...

Acho que já nem passamos sem esta contagem!! ;) Adorei!

ToBru disse...

Junta mais uns dias à contagem (q.b.) e altera o texto para :"Faltam xxx para sermos Campeões Europeus UEFA2008" ou coisa assim.

Já agora... quarta feira, sai o ranking actualizado da FIFA (Julho'06).
Do ranking anterior (Maio'06) ao campeonato do mundo, de entre os semi-finalistas, Portugal era o melhor colocado!!!

Issima disse...

O menino, definitivamente, tem que me dar um autógrafo... Tem mesmo!!!

Só te esqueceste de mencionar que fomos os primeiros no penduranço das bandeiras nas janelas e do estofanço dos encostos dos bancos dos carros...

O teu post está, em duas palavras, BRI-LHANTE!!!!

; )))

Muitos beijos

Nelson disse...

Até começo a ficar comovido!!! Em duas palavras: Ó brigado!

Autógrafos? Se o blog chegar aos milhares de visitas diárias e resolver lançar um livro (que é o que fazem os autores de blogues pobres para sacar algum) haverá concerteza! Por enquanto, só mesmo autógrafos virtuais! ;)

Issima disse...

: ))

Isso é porque o menino é mesmo extraordinário.. Já eu, preciso de cometer uma proeza épica como não beber alcool para alguém me pedir um tó-grafo... snif...

Espero por esse lançamento... e pelo autógrafo ainda que meramente virtual!!

Muitos beijos.