11 julho 2006

IRS

No site do Público:

Gilberto Madaíl pede ao Governo isenção de IRS para os prémios aos jogadores da selecção

ALTO E PÁRA O BAILE! Estamos a falar de jogadores que já beneficiam de reduções do imposto, por se tratar de uma profissão de desgaste rápido, certo? Isto, apesar de ganhrem mais num ano que a maioria dos portugueses em toda a sua vida, certo? Que jogam na selecção nacional, mais que tudo, por orgulho nacional e amor à camisola, certo? Mas que, apesar de ser apenas por amor à camisola, vão receber 50 mil euros cada um (o equivalente a cerca de 2 anos e meio de salário meu e eu até acho que não ganho nada mal) por 1 mês de trabalho, por terem chegado às meias finais, certo? E AINDA POR CIMA NÃO QUEREM PAGAR IMPOSTO??? Tudo isto porque elevam o nome de Portugal? Eh pá! Então, porque não uma isenção de IRC a todos os lucros das empresas portuguesas conseguidos em investimentos no estrangeiro? Porque não a isenção de IRS a todos os emigrantes portugueses no estrangeiro que tenham também rendimentos ou poupanças em Portugal? Porque não, até, isenção de imposto PARA TODA A GENTE? Eu também quero isenção de IRS!

Felizmente, Governo recusa isenção de IRS para prémios da selecção nacional. Ah, bom, haja bom senso!

Mesmo invocando o nº 5 do artigo 13º do Código do IRS, segundo o qual este imposto "não incide sobre os prémios atribuídos aos praticantes de alta competição, bem como aos respectivos treinadores, por classificações relevantes obtidas em provas desportivas de elevado prestígio e nível competitivo". (sic)

Eu trabalho. Eu ganho. Eu contribuo. Eu usufruo dos serviços do Estado.
Tu trabalhas. Tu ganhas. Tu contribuis. Tu usufruis dos serviços do Estado.
Eles jogam. Eles ganham balúrdios. Eles não contribuem. Mas eles conduzem os seus carros nas estradas pagas pelo orçamento do estado, têm filhos que estudam em escolas pagas ou comparticipadas pelo estado, têm subsídio de doença pago pelo estado, usam telecomunicações cujas infra-estruturas foram, em certa medida, construídas e pagas pelo Estado.

Haja moral, ó faxavor!

Disclaimer: Sou fervoroso apoiante da Selecção Nacional, dos seus jogadores, equipa técnica, e dirigentes. Concordo com fortes apoios financeiros para que a Selecção consiga bons resultados. Só não concordo é que se isentem indivíduos do mesmo imposto que todos temos de pagar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já esta notícia do Correio da Manhã (http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=208048&idselect=9&idCanal=9&p=200)? Penso que a reacção do Medina Carreira foi a mais....expressiva!!(e, na minha opinião, correcta)!

Anónimo disse...

Já vi que o endereço do site não aparece correctamente...O endereço é
http://www.correiodamanha.pt/noticia.
asp?id=208048&idselect=9&idCanal=9&
p=200