13 julho 2006

Plágio é muito feio e se continuam com esta merda eu chateio-me a sério.

Já não é a primeira vez que acontece. O meu post Portugal é muito melhor que a França e se não acreditam podem ir levar no real traseiro foi copiado clamorosamente, sem link nem indicação do autor nem nada que se pareça. Foi plagiado aqui e aqui. Desculpem, eu disse clamorosamente? Claro que não, há diferenças. Procurem

Há quem diga que o plágio é a mais sincera forma de lisonjeio. Treta. Eu acho que o plágio é a mais fácil forma obter crédito que não lhe pertence. Infelizmente na minha vida profissional sou plagiado de forma quase diária e sistemática. Acontece. O site que mantenho é copiado integralmente (chegaram uma vez a copiar o código a ponto de os links no plagiador abrirem páginas do plagiado!), os documentos que escrevo (sim, eu sei que estão bem escritos, não preciso que me digam) são alterados e usados para outros fins até por empresas concorrentes, faço catálogos e brochuras que são copiadas sem dar cavaco. Mas PORRA! O Blog é o meu hobbie. É para eu passar as horas vagas, de preferência a entreter alguém além de mim. Não é para me chatear com merdas destas.

Caros leitores:
  • Plágio é feio. Além disso, é crime, mas nem quero entrar por aí.
  • Se acham um texto de um blog giro, façam um link no vosso blog.
  • Se um link não chegar, façam uma citação CURTA e incluam o link para o texto original e indiquem o nome do autor original
  • Se uma citação curta não chegar, PEÇAM A DVIDA AUTORIZAÇÃO PARA COPIAR O TEXTO INTEGRALMENTE! E se não for dada, azar. Contentem-se com o link.
  • As mensagems "© Nelson Sousa" como a que se pode ver no rodapé deste blog querem dizer alguma coisa, não estão lá só para enfeitar.
  • Os meus textos têm piada? Eu sei. Sou eu que os escrevo. Eu leio-os todos. E sim, costumo achar-lhes piada. Mais a uns que a outros.


Tá percebido?

17 comentários:

Anónimo disse...

lamento q use o meu blog como bode expiatório e q tenha a mania q tem piada mas o post da cena da frança nao retirei do seu blog.
até podia ter retirado pois o q se escreve em blogs é "livre de circulação."

tb acho-te inteligente pores link do meu blog no teu post de plagio quando mais abaixo tens 2 jogos do zidane que ja' os tinha no meu blog a' algum tempo.

so' espero q te xateies a sério.

Nelson disse...

Meu caro:

Se não retiraste do meu blog, então retiraste de outra pessoa, que não citaste, que retirou o texto do meu blog e não me citou. Seres plagiador em segundo grau não faz de ti menos plagiador.

Os jogos do Zidane são feitos por ti? Foste o autor de algum deles? Então, onde violei os teus direitos enquanto autor seja do que for?

Fiz um embed dos jogos retirando mensagens relacionadas com o autor original dos jogos? O texto em questão não foi recebido por mail, não foi copiado de um outro site, não foi lido num jornal. Foi escrito por mim.

Ó faxavor, começa a indicar as fontes de inspiração quando não são os teus próprios neurónios.

O que é de livre circulação são os bens materiais, a moeda e as pessoas dentro da União Europeia. Direitos de autor são para respeitar. Se está na net pode ser lido, passado a terceiros, e até reproduzido, desde que com a devida autorização. Está publicado e tem o mesmo direito a ser protegido que qualquer outro material publicado. Ou achas que as notícias do Público na Internet têm menos direito de protecção que as publicadas em papel?

Se retiras um texto de algum sítio, diz de onde. Não faças passar por tuas ideias de outros.

"tb acho-te inteligente pores link do meu blog no teu post de plagio quando mais abaixo tens 2 jogos do zidane que ja' os tinha no meu blog a' algum tempo"

A frase correcta seria: "Também acho inteligente pores um link para o meu blog quando mais abaixo tens 2 jogos do Zidane que já tenho no meu blog há algum tempo". Mas foi um bom esforço.

Até me podia chatear a sério, mas se calhar passou-me a vontade. Já percebi que tou a alimentar burros a pão-de-ló.

cumixoso disse...

O local de onde retirei o post está no final do mesmo! E como podes ver no resto do blog, quando retiro algo de outros não tenho o minimo problema em colocar o link, ou indicar que recebi, como este, via email,

Nelson disse...

Então, agora que sabes que a tua fonte copiou, sff, altera o link para o autor original.

Anónimo disse...

tens um não sem um til. tens q ter cuidado.

tou-me pouco a cagar pros direitos de autor, practicamente nada do q ponho do meu blog e' da minha autoria. dsd q me interesse ponho la'. so' ponho link qd ache q se adeque.

pf, comparar o jornal publico aos blogs e' de extrema inteligencia. tens marca registada? entao desculpa.

tenho dito. e era uma imperial e um pires de tromoços pra mesa do canto.

Anónimo disse...

olá nelson !

o 'pires' que aparece no título do teu blog faz parte do meu nome, já antes de o teres começado. podíamos evitar chatices se me ofereceres uma imperial. eu trago os tremoços ;)

david

Nelson disse...

Ó senhor bubaloo:

"tou-me pouco a cagar pros direitos de autor"
Já reparámos.

"practicamente nada do q ponho do meu blog e' da minha autoria"
Não admira.

"comparar o jornal publico aos blogs e' de extrema inteligencia"
Correndo o risco de soar paternalista: comparei os direitos de autor do Jornal público em papel com os do jornal Público na Internet. São ambos protegidos. O que está na net não é de utlização livre só porque é público. Nesse sentido, as campanhas publicitárias nos outdoors também são públicas e o design de páginas web também é público. E todos têm direitos de autor. De facto, comparar o meu blog ao jornal Público seria sinal de pouca inteligência, mas tanto quanto o meu parco conhecimento da língua portuguesa me permite entender, não o fiz.

Nelson disse...

David: errrr.... pois. han?

kanjas disse...

eu fiz um post no meu blog assim:

http://viajantedasestrelas.blogspot.com/2006/07/ele-tem-mesmo-razo.html

Vai lá ver ;)

o cafe ontem tava bom? :P

T. disse...

A educação (que não a instrução) é uma coisa muito bonita, mas há quem a tenha, e há quem não a tenha. A sorte é que os mal-educados fazem saber que o são muito depressinha.

Nelson: talvez não fosse mau dares uma vista de olhos a http://creativecommons.org/ (Não esqueci o teu aviso no fundo da página.)

Enfim, haja paciência que estás quase a ir de férias!

pumba no piu piu disse...

Eu recebi um mail com o teu post dias mais tarde de o ter lido no teu blog...fiquei logo a pensar que te tinham copiado aquilo. Isto na net é assim...já sacaram coisas do meu blog também e nem referência fizeram.

Nelson disse...

E chateia. Claro que chateia.

Rantas disse...

Nelson,

É escusado. É como dar pérolas a porcos.

Anónimo disse...

Nelson, sou um admirador seu. Vez ou outra chego ao seu blog para ler suas divertidas experiências e doutas considerações.
Sou do Rio de Janeiro, e aqui, como em qualquer parte do mundo o Direito Autoral tem sua importância e deve-se valer. No Brasil é regido pela Lei 9.610/98. Conheço bem esta lei porque trabalho em uma emissora de rádio, que paga todo mês uma fortuna pela veiculação de músicas.
É isso! Para um compositor ficar famoso e vender milhões de discos (CDs) e ganhar prêmios, as rádios tocam suas músicas e ainda pagam pelo uso.
Continue na luta. Pirataria é crime!

Anónimo disse...

Infelizmente é algo que pode acontecer todos os dias.
Tento pensar positivo e lembrar-me do meu verdadeiro objectivo que é escrever.
Gostei da abordagem, é um tema a postar.

Nelson disse...

Eh lá, este post teve mais reacções do que eu esperava. Algumas idiotas, sim, mas outras muito boas. Não vou dizer quais são as idiotas, os idiotas podem ficar ofendidos e aí vem mais uma vaga de protestos.

Obrigado pessoal! Já repararam que alterei as mensagens de copyright?

Ana V. disse...

Ok, li o teu blog e achei um piadão, deu-me vontade de roubar qualquer coisinha sim Senhor.
Já agora umas lições de como colocar um link em tres tempos aqui à loura burra, arranja-se?