30 dezembro 2005

Fechado para balanço

Informamos os nossos estimados clientes e amigos que estaremos fechados para balanço nos próximos dias. (não tavam mesmo à espera que eu escrevesse no blog em vésperas de fim de ano, pois não? :P)



Feliz Ano Novo!

29 dezembro 2005

Uma primeira vitória!

Queria dar os parabéns ao candidato presidencial do PCTP/MRPP, Garcia Pereira, pela grande vitória que conseguiu recentemente: foi sorteado em primeiro lugar na disposição dos nomes nos boletins de voto!



Será que vai conseguir outra estrondosa vitória: mais de 7500 votos? (para quem anda completamente a leste destas questões, o que eu não censuro dada a qualidade da pré-campanha e do debate político, são necessárias 7500 assinaturas de proponentes para que uma candidatura seja considerada válida)

28 dezembro 2005

Opel Astra

Sempre que passo por alguém que conduz um Opel Astra dá-me a impressão que se andam a armar em Collina. Fico sempre à espera que me mostrem um cartão amarelo...

Ah! Bem feito!!!

Numa corajosa medida que visa combater uma das pragas do mundo moderno, o vegetarianismo, foi anunciado que o IVA da carne vai descer de 21% para 12%. Bem feito!



Espera-se a qualquer momento o aumento do Imposto Sobre o Tofu, Soja e Demais Alimentos Que Não São Carne (ISTSDAQNSC).



Na mesma onda de aumentos pós-natalícios (que ajudam muito à melhoria do actual clima de depressão económica) o tabaco vai aumentar. Será desta1?...





1Sempre que o tabaco aumenta eu pondero deixar de fumar. Depois resolvo que é má ideia.

27 dezembro 2005

Sondagem de ano novo

Resoluções de Ano Novo? Vota!



Para a história: o melhor do Natal é já só faltar uma semana para apanhar a tradicional bebedeira de ano novo!.

Já tá?

Já fizeram as compras? Já abriram os presentes? Já comeram os doces? Então, bora lá começar outra vez!

22 dezembro 2005

Feliz Natal!

O "Ó faxavor" não podia, obviamente, deixar de vos desejar a todos um Feliz Natal!





Já escreveste ao Pai Natal?

Uma pesquisa no Google

Se pesquisarem cartas malucas ao pai natal no Google, adivinhem onde vêm parar?

Ironia?

O presidente do Metropolitano de Lisboa chama-se Mineiro!

Não neva em Lisboa

Para surpresa de muita gente, ontem não nevou em Lisboa!

O sítio do costume

No Saldanha, onde agora é o Cup&Cino (para aqueles que andam completamente a leste do fenómeno Cup&Cino é na esquina da Av. Praia da Vitória com a Av. Defensores de Chaves) havia um cafezinho muito simpático onde eu tinha o bom hábito de ir beber café, por vezes 3, 4 vezes por semana. Antes deste o meu "poiso" habitual era o Caffe di Roma do Saldanha. Que estava frequentemente cheio e por isso fiquei muito contente quando descobri uma excelente alternativa. Nunca soube o nome do café, para mim era o "sítio do costume".



Depois abriu o Cup&Cino no mesmo sítio. Fui lá no primeiro dia em que esteve aberto. Aliás, no segundo. O café abriu numa sexta, acho eu, e eu fui lá no sábado. Até estive um bocado a falar com o dono, a trocar impressões sobre o café e tudo. Fiquei a saber que o primeiro Cup&Cino de Portugal foi em Évora (ainda existe embora já tenha vários anos) e o do Saldanha foi o segundo. Gostei do ambiente e comecei a ir lá frequentemente. Isto durou um Verão. Entretanto o Cup&Cino foi descoberto pelas massas e ganhou o ambiente irrespirável que agora é tão característico, com imenso fumo (eu que fumo mais de 1 maço por dia sinto-me incomodado), um café que é, em geral, mau, um serviço péssimo e extremamente lento, música demasiado alta e, em geral, a abarrotar de gente com fila para conseguir mesa. Então, deixei de ir. Voltei a ir ao Caffe di Roma, que agora está quase vazio (a clientela típica mudou-se para ... o Cup&Cino). Por esta altura há quase tantos Cup&Cinos em Lisboa como bancos! E estão todos cheios, com filas intermináveis para conseguir mesa. À conta deste fenómeno Cup&Cino, fiquei sem o meu poiso preferido para beber um café tranquilo à noite e dizer disparates (daí a necessidade do blog, deixei de conseguir extravasar histórias parvas).



Pois bem, 4 anos depois, descobri um novo candidato a sítio do costume! Bom ambiente, mobília futurista (faz lembrar um pouco o Laranja Mecânica), bom café, preços razoáveis, pouca gente, boa música (hoje era U2), só é pena ser demasiado iluminado, gostava de um ambiente um pouco mais escuro. Até as chávenas são excelentes: têm a cena da criação de Adão da Capela Sistina na chávena e no pires (o Adão está no pires de braço estendido e Deus está na chávena).



Só não digo onde é nem como se chama porque quero que seja habitável durante muito mais tempo! :P Quem souber de que café falo, guarde silêncio! É o nosso segredo!!! Senão a "plebe" descobre o sítio e perdemos o nosso poiso outra vez! E quando lá forem, digam qualquer coisa ;)

21 dezembro 2005

Um pedido de desculpas formal

Afinal, a TVI não transmitiu o tal último episódio da telenovela ao mesmo do debate. Fui vítima dos meus próprios preconceitos contra a TVI. Afinal, as eleições são mesmo levadas a sério e o acordo entre televisões foi respeitado. Foi um comportamento correcto da TVI (e até pouco habitual nestas guerras de audiências) e que é de louvar.



Continuo a achar um disparate o aparato que rodeou esta transmissão, mas aí já estamos no campo das opiniões pessoais.



E pelos vistos quem matou o António foi a melhor amiga da mulher dele. Tudo isto porque o António devia-lhe dinheiro e não pagava. A amiga matou-o para que a mulher do António ficasse com o dinheiro todo e lhe pagasse a dívida. Ficam a saber! ;)

20 dezembro 2005

Debates presidenciais

A RTP1 transmite daqui a bocado o debate entre Soares e Cavaco. Termina assim a série de 10 debates, transmitidos nas 3 TV's generalistas.



Ao mesmo tempo a TVI transmite o último episódio de uma telenovela. Ao que parece, alguém matou um tipo chamado António e é nesse último episódio que se vai saber quem.



Fizeram um imenso alarido o dia todo sobre a transmissão deste último episódio. Até houve escolta policial para transportar a cassete do último episódio de não sei onde para não sei onde.



Além do imenso disparate de termos transmissões ao longo de um dia inteiro sobre a transmissão do último episódio de uma telenovela, fazer a transmissão do episódio ao mesmo tempo daquele que é talvez o mais importante dos 10 debates presidenciais, fica-lhes mal. Fica tanto pior quanto os debates foram escolhidos por acordo entre as várias televisões, incluindo a própria TVI.



Fica-lhes mal e era escusado. Se têem assim tão pouco respeito pelas eleições presidenciais, então ignorassem-nas por completo e não se metessem na guerra das transmissões dos debates.



Eu ainda pensava que eleições em Portugal eram coisas sérias, mas pelos vistos há muita gente que não concorda.

P'ró Natal

Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel! Quero um telemóvel!

Vão trabalhar malandros!!!

Parece que o meu blog é mais lido de semana que ao fim de semana! E eu a pensar que a malta lia isto quando estava em casa a descansar... afinal, parece que é em horário de expediente!



Parece que eu também sou responsável pela crise...





19 dezembro 2005

Ho, ho, ho!

Jantar de Natal da empresa. Por um lado, temos sorte, temos jantar de Natal. Por outro lado, dava mais jeito um almoço. Sempre era uma tarde em que não se fazia puto!

Ah, então é por isso!!!

Segundo Ribeiro e Castro, a culpa dos males do mundo é da esquerda.



O grande líder do Partido Fascizóide Popular acusa a esquerda de estar na origem dos seguintes males:


  • Ditaduras (especificou Cuba e Coreia do Norte, mas presumo que inclua todas as outras, nomeadamente Líbia, Chile, Indonésia)
  • Império mediático (presumo que isto se refira à escassez de liberdade de impensa provocada por uma aglomeração de poder económico da esqueda, nomeadamente em territórios esquerdistas como os EUA ou a Madeira)
  • Terrorismo (o que, presumo, se refira explicitamente às ditaduras esquerdistas do Iraque e Afeganistão, não esquecendo a já referida Líbia)
  • A exortação da violência como meio legítimo de transformação histórica (penso que se incluam aqui esses comunas do Partido Nacional Socialista da Alemanha dos anos 30 e 40 e os seus sucessores actuais)
  • A miséria que grassou em África (penso que seja como consequência de, por exemplo, guerras fraticidas entre comunistas entre Frelimo e Renamo em Moçambique ou Unita e MPLA em Angola)

Eu subscrevo inteiramente estas declarações e vou mais longe, para desmascarar essa proliferação comunista que pode provocar o Apocalipse:

  • A gripe das aves que começou, justamente, na Ásia, continente onde se encontram os maiores e mais populosos países comunistas do mundo
  • Os derrames petrolíferos, provocados pelo domínio comunista dos mercados petrolíferos que continua com a concessão das explorações petrolíferas do Iraque a empresas de comunas, nomeadamente a Halliburton; aliás, é este monopólio comuna das reservas de petróleo que está a provocar a especulação nos mercados e o consequente aumento da gasolina. Raios partam os comunistas e a sua especulação financeira!
  • A peste negra, esse castigo divino antecipado pelo aparecimento de Marx, denunciado na Bíblia Sagrada e nos estatudos do CDS-PP como o anti-Cristo
  • As telenovelas brasileiras, responsáveis pela degradação dos valores da família, todas escritas pelo Jorge Amado e seus sucessores, comunas convictos
  • Os campeonatos ganhos pelo FCP, que toda a gente sabe, é um clube de futebol de simpatias comunistas, apoiado oficiosamente pelo PCP
  • O trânsito na segunda circular, provocado pelos milhões de Ladas propriedade de comunas alfacinhas que insistem em não os trocar por Mercedes
  • Os relâmpagos que são nada mais nada menos que uma manifestação da ira divina contra a Europa esquerdista em que vivemos

Podia continuar, mas penso que já perceberam a ideia.



Nota da redacção: eu pensava que com o fim do governo do Santana Lopes eu não ia ter gozo nenhum a escrever posts sobre política. Obrigado Ribeiro e Castro por esta oportunidade. Se te candidatasses a PR eu até era capaz de votar em ti!

Batem leve, levemente

como quem chama por mim

Será chuva, será gente?

Gente não é certamente

E a chuva não bate assim.




Fui ver, era um vendedor de contratos da TV Cabo.

18 dezembro 2005

Preguiça domingueira...

E eu com tanto para fazer...

Sondagem natalícia

De que mais gostam no Natal? Votem aqui ao lado



Para a história: os resultados da sondagem anterior.



Ao todo já pus online 30 sondagens. 15 no blog antigo e outras tantas neste. O que dá uma espectacular média de 5 sonsagens por mês. Nada mau, han?

17 dezembro 2005

Duracell

Esta tarde a Rua Garrett tava cheia de coelhos da Duracell! É assustador ir a descer a rua e ver no meio da rua coelhos cor-de-rosa com dois metros de altura um pouco por todo o lado. Até pensei que estivesse a alucinar, mas só tinha fumado tabaco...

16 dezembro 2005

Liga dos campeões

Os oitavos de final da liga dos campeões:




Benfica - Liverpool

Chelsea - Barcelona

Real Madrid - Arsenal

Werder Bremen - Juventus

Bayern de Munique - AC Milan

PSV Eindhoven - Lyon

Ajax - Inter de Milão

Rangers - Villarreal

Porto - Manchester United




Espera lá, tão aqui 9 jogos. Deviam ser 8... ah! pois!!! O Porto e o Manchester United já estão de fora...

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal:



Este ano eu portei-me bem. Quer dizer... raramente comi sopa e não ajudei velhinhas a atravessar a rua. Mas de qualquer maneira, houve quem se portasse bem pior.



Eu não vou pedir prendas para mim, embora, me desse jeito um telemóvel. Vinha só pedir uma prenda para o meu vizinho de cima. Eu sei que o puto é chato como a merda e de certeza que está na tua lista de putos que não vão receber prendas. Mas, por favor, DÁ-LHE UM PAR DE PANTUFAS, daquelas muito fofinhas! Não é que eu esteja preocupado se o puto tem os pés frios ou não, sinceramente, tou-me a cagar para ele. Mas é que não consigo dormir um fim de semana até tarde sem ouvir o puto por cima do meu quarto a correr e a saltar. Eu acho que ele quer ser o Obikwelu, mas também vai treinando salto em altura. E a sério, não há cu que aguente!!! Dá-lhe lá o raio das pantufas, pode ser que a peste deixe de me acordar às 8 da manhã ao fim de semana. Não há pior para a minha tradicional ressaca domingueira que acordar com os saltos daquela besta!



Ah, e à mãe do puto, vê se lhe dás uma caixa de Prozac, acho que a senhora bem precisa e a malta do prédio agradece.



Se resolveres ignorar esta carta, lembra-te: nem toda a gente tem a sorte de morar num sítio isolado sem vizinhos por cima. Mas pode ser que eu use o meu subsídio de férias e pague àquela maravilhosa família uma viagenzita até ao teu bairro, que tal? Aposto que ias gostar de os receber!



Obrigado Pai Natal

15 dezembro 2005

Um fim de dia em beleza

Chegar a casa pela Av. Conde de Almoster (para quem não sabe, é ao lado da linha de Sintra entre Sete-Rios e Benfica) a circular bem, com pouco trânsito e ver na Radial de Benfica (para quem não sabe é do outro lado da linha de Sintra entre Sete-Rios e Benfica) e ver tudo parado!

Já me sinto importante!

Acabei de sacar da net e instalar a versão de demonstração de um programa que fui eu que traduzi para português!!! :)



Não digo qual é antes de traduzir o manual de instruções (que é o que estou a fazer agora).

Fantasias de Natal

YEEEEEEEES! Obrigado Ricardo, por teres despertado esse mito adormecido, escondido num canto recôndito da minha memória!






Querem sacar o vídeo, não é? Pronto, cliquem aqui com o botão direito :P

14 dezembro 2005

Iluminações de Natal

Lisboa está cheia de iluminações de Natal. É na Praça do Comércio, na Baixa, na Avenida da Liberdade...



E ainda, na Av. Forças Armadas, Av. República, Eixo N-S, 2ª Circular, Saldanha, Campo Grande... não, espera. Isso são os stops dos carros.

TGV ao km

Parece que o TGV vai custar a módica quantia de 14 milhões de euros por quilómetro.



Da última vez que fui pago ao quilómetro (foi em 2001) recebi 0,34 euro/km.



Será a inflação? Pelas minhas contas, como o TGV deve estar a funcionar em 2013, dá uma inflação média de 331% ao ano.

Mona Lisa Smile

Pronto, acabou o filme. Aquilo até começou bem. Uma carrada de meninas que anseiam como carreira ser donas-de-casa, tomar conta do marido e dos filhos, sem qualquer ambição pessoal. E isto no progressista estado do Massachussets. Aaaaaaaaaaah... bons velhos tempos.



Depois aparece aquela comunista subversiva da Julia Roberts (eu nunca gostei dela, desde que fez aquele filme em que fazia de puta) e vira tudo ao contrário e aquelas meninas desgraçaram-se todas!!! Ai, o que vai ser delas? É por estas e por outras que aquele que outrora foi um belo estado devotado aos valores da família agora permite que essas bichonas malucas se casem! Andam pactuados com o demo. E tudo por causa daquela puta! Razão tinham os judeus há 2 mil anos. Apedrejam-se e pronto! Acaba-se logo a subversão!



Isto de inovar é muito bom, é preciso evoluir, mas com respeito pelas tradições, pela opinião dos antigos e pelas verdades instituidas! Senão, o que vai ser da humanidade? Não tarda nada ainda se põem a dizer que as mulheres também têm direito ao voto, ou que são intelectualmente tão capazes como os homens, não?



Acaba o filme, faço um zapping rápido (continuo a ter só 4 canais) e dou logo de caras com o "Sex and the City" na SIC. Foi um bocado anti-climático. Perdi logo a vontade de escrever este post, mas o intervalo foi logo a seguir e deu para recuperar o fôlego.


13 dezembro 2005

Esqueci-me do rato!

Tou-me sempre a esquecer do rato no escritório. É o que dá usar o portátil em casa e no trabalho... Detesto touchpads! Não dão jeito nenhum



Tava para escrever mais qualquer coisa mas tá a começar na RTP o "Mona Lisa Smile", um daqueles filmes que na altura em que estreou achei que não valia a pena os 5 euros do bilhete, via depois na TV. Por isso, vou ver o filme na TV para descobrir se estava certo ou errado.

12 dezembro 2005

Publicidade não endereçada? Aqui não, obrigado!

Como muita gente, eu estava farto de receber publicidade na caixa do correio. Entre folhetos de hiper e supermercados, anúncios de astrólogos e demais curandeiros, gente que faz caixilharia de alumínio, entre outros folhetos, tava farto de ter sempre a caixa do correio cheia. Por isso, pus um daqueles autocolantes amarelos e vermelhos. Até tive pena de deixar receber os folhetos dos hipermercados, porque às vezes até têm coisas interessantes.



Agora recebo pouca publicidade nas caixas do correio. Não recebo nenhum folheto de grandes superfícies comerciais (no princípio ainda havia, mas alguém deve ter-se queixado e agora eles têm cuidado). Continuo é a receber o resto. As outras publicidades todas. Moral da história: as únicas publicidades que deixei de receber eram as poucas que até davam jeito.



Acho que vou tirar o autocolante...

11 dezembro 2005

Lagartos e lagartas

Sem qualquer piada ao jogo de sexta feira (por acaso, não fiz nenhuma piada à derrota do Sporting, em casa, contra o Estrela da Amadora, 11º classificado, mesmo com um penalty ao minuto 90 que o Liedson, o tal que resolve, falhou), fica aqui uma questão (desculpa o aproveitamento vergonhoso da tua piada, Catarina!):



Se os lagartos são répteis e as lagartas são insectos (ou melhor, projectos de insectos) como é que se reproduzem?



Nota: à excepção desta nota, este post foi escrito na sua grande maioria entre parêntesis.

10 dezembro 2005

É Natal!

Adivinhem quem me deu uma prenda de Natal! A TMN!!!



Tava eu muito calmamente a dormir e de manhãzinha bem cedo (ao meio-dia e pouco) toca o telemóvel! Tocam leve, levemente, como quem chama por mim... fui atender, era a TMN. Com mais um dos seus fabulosos inquéritos de qualidade. Vai daí, respondi às perguntas e no fim disseram-me que por ter respondido ao inquérito, tudo o que eu gastar entre 9 de Dezembro e 9 de Janeiro a TMN devolve! Obrigado, TMN. Assim posso andar a telefonar ao pessoal todo no Natal, Ano Novo e no meu aniversário (que calha estrategicamente poucos dias antes do fim desse prazo), estoiro com 100 euros de telemóvel e depois a TMN devolve! Para agradecer, acho que vou comprar um telemóvel! Um daqueles que acumula promoções, do tipo MMS grátis e chamadas a 0,00/min durante 6 meses. Obrigado, TMN. Pela primeira vez, até tou contente com o vosso serviço!!! :)

The Llama Song







Nota: isto não tem botão para parar. Para parar, façam refresh à página.

09 dezembro 2005

Mundial de futebol

Calhámos com o México, o Irão e Angola.



Tamos f$#&#$@. Sim, é que a última vez que ganhámos a uma equipa não europeia num mundial foi em ... 1966! E na altura tínhamos o Eusébio.



Sinceramente, acho que vamos perder com o México e o Irão e só ganhamos a Angola se o Mantorras jogar. Eu explico:

  1. Perdemos com o Irão, porque eles têm bigode e nós não. O bigode pode ser muito aerodinâmico e dar uma vantagem acrescida. Se ao menos o Veloso ainda jogasse...
  2. Perdemos com o México porque eles têm tequila e nós temos bagaço. É que nem dá hipótese.
  3. Perdemos com Angola porque eles têm camarão e nós temos tremoços. Só temos hipótese se jogarem o Petit e o Mantorras. É que o Petit sabe exactamente onde é que se acerta no joelho do Mantorras para o desmontar!

Moral da história: ainda bem que não me pus feito maluco a comprar bilhetes para o Mundial.

08 dezembro 2005

Fantástico!!!

Alguém veio parar ao meu blog depois de ter pesquisado "mulheres castelhanas; pornografia" no Google!



O melhor de tudo:

Os critérios de pesquisa do Google não são o máximo? :)

Insectos

São o tema da nova sondagem.



Para a história, os resultados da sondagem anterior

SLB, SLB, GLORIOSO, SLB!!!

Grande jogo!!! Estádio cheio, um ambiente formidável, e o Benfica ganhou!!!



Valeu a pena o dinheiro do bilhete. Mesmo que tenha ficado no topo, no terceiro anel, numa das últimas filas...







Já agora... só mesmo num estádio de futebol é que a fila para a casa de banho dos homens é maior que a fila para a casa de banho das mulheres...

06 dezembro 2005

Link do dia

O link do dia é: Stella Awards. Um site que dá prémios a casos abusivos de processos em tribunal. O nome foi dado em homenagem a Stella Liebeck, uma senhora que recebeu uma choruda indemnização por se ter queimado com café do Macdonalds (toda a gente conhece a história, certo?)



Recomendo vivamente a página dedicada aos casos falsos, que tipicamente recebo por mail 1 vez por ano como sendo os prémios Stella desse ano.

Uma questão de referencial...

O meu frigorífico com rodas chegou ontem. Ou seja, hoje deixei de ir de autocarro para o escritório. Passei a ir no meu popó :)



Trajecto de ida: demorei 20 minutos (de Benfica às Olaias) em vez dos habituais 45 minutos a 1h15.



Trajecto de regresso: Em vez dos habituais 45 minutos demorei 15 minutos a chegar!



O que me deixa com um problema sério... agora chego a casa antes das 8 horas da noite. Antes, chegava depois das 8, ligava a TV e podia ver as notícias. Agora, tenho como opção:

  1. Na RTP1, o Preço Certo em Euros
  2. Na 2, ou desenhos animados ou o "Causas Comuns"
  3. Na SIC, uma telenovela
  4. Na TVI, outra telenovela.

Preciso de TV Cabo...

05 dezembro 2005

Finalmente!

Já posso falar de futebol! Grande União que espetou 3 secas ao Guimarães!!! E só não foram mais porque não calhou... um suspiro de alívio para uma equipa que já começava a rondar aflita os últimos lugares :)

Analogia

Será a ciência que estuda as coisas anais?

04 dezembro 2005

Efeméride

Faz hoje 25 anos que morreu, vítima de acidente... errr... atentado... errr... acidente... ai, já me doi a cabeça! PORRA PÁ! Decidam de uma vez se foi atentado ou acidente!!! Sou eu o único que acha que 25 anos para analisar os restos mortais de um avião e entrevistar umas dezenas de pessoas é, pura e simplesmente, tempo demais??? Agora a grande discussão é saber se o raio do crime/acidente (riscar o que não interessa depois das conclusões da 387ª comissão parlamentar de inquérito) já prescreveu ou não prescreveu. Claro está que se perderem muito tempo a decidir se já prescreveu o caso prescreve entretanto.



Faz hoje 25 anos que morreu o Primeiro-Ministro de Portugal e o Ministro da Defesa. E nós continuamos sem saber porquê.

Presidenciais

Vêm aí os debates! Vai ser tipo campeonato: 5 jornadas, todos contra todos. Vou tentar vê-los a todos (o que duvido que consiga).



São 5 os candidatos a participar. Ao todo, 10 debates. E aí vem a matemática a defender-nos do Garcia Pereira: se o GP também entrasse nos debates, seriam 15. Se a Carmelinda qq coisa (como é que ela se chama mesmo, a fundadora do POUS?) também entrasse (e porque haveria de entrar o GP e ela não?), seriam 21 debates. Se a isto juntarmos o Manuel João Vieira seriam 28 debates. Ainda por cima, juntando-me eu, seriam 36 debates. E como as presidenciais são daqui a pouco mais de 1 mês, não dava mesmo para fazer tantos debates. Por isso, nós, os candidatos pequeninos, temos de ficar de fora. Ou, melhor ainda, dizemos que só se fazem debates entre candidatos apoiados por partidos com representação parlamentar ou então candidatos que o são à revelia de partidos com representação parlamentar. E pronto, está explicado porque razão o Garcia Pereira está de fora dos debates. Não é por ninguém querer ouvir o homem, não é por não haver pachorra para o aturar, não é por discriminar os candidatos com menos peso nas sondagens.



É uma questão prática! Daqui até às presidenciais são cerca de 50 dias. Descontando o fim de semana do Natal e do Ano Novo ficamos com 44 dias. Tirando os dias em que há futebol (campeonato e liga dos campeões) ficamos com 25 dias (mais ou menos). Se tirarmos ainda as 2 semanas de campanha eleitoral (não dá para ter um candidato em campanha em Viseu, outro em Faro e esperar que estejam a tempo do debate em Lisboa/Queluz/Carnaxide. Mesmo com auto-estradas!) e o dia de reflexão, ficamos com uns 12 dias. Logo, não há tempo para debates com o Garcia Pereira!

02 dezembro 2005

O Orçamento de Estado

Anda tudo a reclamar porque o Manuel Alegre é candidato a PR e não foi à votação do Orçamento de Estado.



Eu sinceramente não percebo. Eu também sou candidato a PR e também não fui à votação do orçamento.



Aliás, bem vistas as coisas, até é bom ele não ter ido. Para já, com a maioria absoluta, o PS não tá propriamente na limiana situação de há uns anos. E além disso, tendo faltado à votação tem um dia de ordenado a menos, o que poupa umas dezenas de euros aos cofres do estado.

Mais uma boa razão

A juntar à anterior, descobri mais uma boa razão para votar em mim e não no Cavaco Silva.



Estive a ver a entrevista do Cavaco na RTP1 (tenho pena de não ter visto as entrevistas todas, devem ter saído de lá umas pérolas....) e descobri que a resposta a todas as perguntas da Judite de Sousa está na autobiografia política do ex-Primeiro Ministro.



Vai daí, fiquei na dúvida: o livro será distribuido gratuitamente em acções de campanha, uma vez que pelos vistos a sua autobiografia é o seu manifesto de campanha, ou a campanha para a presidência é na verdade uma campanha de publicidade ao livro encapotada?

Como fazer obras - parte VI

Eu pensava que depois disto, disto, disto, disto e disto, as peripécias daquele bocado de calçada com 20 metros tinham acabado.



Afinal, não! As obras voltaram. Agora fizeram lá dois imensos buracos, ainda não sei para quê. Mas podem contar com mais um relato sobre esse milagre que são as obras públicas, assim que eu perceber o que raio andam lá a fazer...

01 dezembro 2005

Não sei se já repararam...

mas não tenho falado sobre futebol nos últimos tempos. Porque será?

365 anos...

Esta data provoca-me sentimentos contraditórios... há 365 anos demos porrada aos espanhois pela penúltima vez (a última foi no Euro 2004 com aquele golo do Nuno Gomes). Por outro lado, começou há 365 anos o reinado da dinastia de Bragança que veio a degenerar no D. Duarte Pio.



Ou seja... não sei se hei-de rir ou de chorar.

29 novembro 2005

Manifestação de reformados

Numa manifestação costuma-se ir em marcha lenta até ao destino (tipicamente o Palácio de S. Bento). Hoje houve manifestação de reformados. Terão ido em marcha normal?

Sondagens

Apesar de mais de 80% dos leitores ter dito que nem costuma votar nas minhas sondagens, aqui fica mais uma! :P



Como dizem os Xutos, "Aaaaaaaaaaaaaaaaaaai a minha vida!", que nem tenho tempo para blogar... enfim, há dias assim.

28 novembro 2005

Apre

que tá frio!!!

27 novembro 2005

O envelhecimento da população

Está-se sempre a falar do envelhecimento da população, mas a verdade é que ninguém faz nada contra isso! A malta envelhece, há cada vez mais velhos, e o raio dos velhos cada vez vivem mais. A verdade é que eu só me vou conseguir reformar aos 98 anos por causa disto! Tá na altura de mudar a situação!!!



Por isso, eu proponho que a malta comece a atropelar os velhos. E mais! Devíamos ter incentivos fiscais para isso: as reparações automóveis provocadas pelo contacto súbito com um velho deviam ser totalmente dedutíveis no IRS. E os carros grandes (tipo jipes) não deviam pagar imposto automóvel porque são mais eficazes contra velhos e porque sofrem menos danos com os atropelamentos!



Inventávamos um esquema qualquer de pontos e a malta podia trocar os pontos por brindes (tipo telemóveis, descontos em gasolina, copos da Coca-Cola, etc). Cada velho vale um ponto. Se estiver na passadeira, vale 2. Se estiver no passeio e tivermos de ir para o passeio para o apanhar vale 1 ponto por cada metro de passeio que a gente tenha de fazer para o apanhar! Se o velho correr bem, há um acréscimo de 50% aos pontos! Depois a malta podia trocar os pontos! Aos primeiros da classificação (sim, depois tínhamos uma classificação nacional, para ver quem eram os melhores) dava-se um reforço de pára-choques! E anualmente podíamos trocar alguns pontos por uma pintura nova do capot!!!



Que tal esta ideia para resolver o problema do envelhecimento da população?

25 novembro 2005

Grandes mistérios da humanidade - as conversas dos gajos

De que falam os gajos quando elas vão ao WC? Só falam de duas coisas: ou de futebol ou de gajas.



Fala-se de futebol na ausência delas, porque se começamos a falar de futebol com elas ao pé elas fazem aquela cara de enjoada e depois vingam-se. Ficam de trombas o dia todo e nós perguntamos o que se passa e dizem "nada, não se passa nada", quando na verdade querem dizer "ó minha besta! Acabei de passar uma hora a ouvir falar do jogo do Benfica. Tu fazes ideia da brutal seca que apanhei? Ainda por cima, a outra gaja que lá tava só conseguia falar da vaca que é a vizinha dela e eu já não tinha pachorra. E depois olhava para ti e tu continuavas a dizer que o Nuno Gomes não estava fora de jogo, bla, bla, bla" e depois... claro! Um gajo precisa assim de um aconchego e ela tá de trombas. Por isso, não podemos falar de futebol à frente das gajas. Aproveitamos quando as gajas vão ao WC.



O outro tema de conversa são as gajas. Não aquelas com quem estamos. É mais do género "eia, vê bem o cú daquela que ali vai" e o outro responde "eh lá, naquela eu dava umas voltas". Passa outra gaja e fala-se do tamanho das mamas dela. É óbvio que não se pode falar disto à frente das gajas com quem estamos, certo? Se ficam de trombas ao ouvir falar de futebol, imaginem...



Agora, a grande questão da humanidade: e de que falam os gajos quando querem falar a sério? E a verdade é que nós não temos tema de conversa. A sério. Somos mesmo uns broncos limitados. As gajas têm sempre tema de conversa. Os gajos não gostam de falar. Gostam de futebol e de gajas.

O que vale...

...é que é sexta feira!



Brrrr, há dias em que apetecia não ter saído de casa. Mas pronto, o fim de semana está aí!



Bora p'ós copos?

Word verification

Que palavras é que o blogger vos obriga a escrever para fazer comentários? Esta coisa do word verification dá imenso jeito para prevenir spam, mas é chata...

24 novembro 2005

Grandes mistérios da humanidade - a fila para o WC

Porque é que há sempre fila para a casa de banho das senhoras e só muito raramente há fila para a casa de banho dos homens?

Os factos:

Nas casas de banho públicas em centros comerciais e sítios do género há sempre fila para a casa de banho das senhoras e nunca há fila para a casa de banho dos homens.



A hipótese:

As casas de banho dos homens têm a mesma área das casas de banho das senhoras. Ora, como um urinol ocupa cerca de metade do espaço de um cubículo, e metade da área das casas de banho dos homens é utilizada por urinois e a outra metade por cubículos, as casas de banho dos homens têm mais ou menos o 50% mais lotação que as das senhoras. Além disso, os homens demoram menos tempo que as mulheres a fazer chichi (yes! Consegui escrever a palavra "chichi" no meu blog!!!).



O urinol de cortesia:

Acontece que os homens nunca ocupam os urinois todos! Ocupam sempre urinol sim, urinol não. O urinol que é deixado vago entre dois ocupados é o chamado "urinol de cortesia" (é uma coisa que tem a ver com a privacidade e tal). E os cubíclos raramente são utilizados (tipicamente estão muito, muito porcos e a malta tem a alternativa do urinol; as gajas têm de se sujeitar aos cubículos). Ou seja, na verdade as casas de banho dos gajos têm menos lotação que as casas de banho das gajas.



A conclusão:

As razões para não haver fila na casa de banho dos homens são duas: em primeiro lugar, nós demoramos menos tempo. Em segundo lugar: a maior parte dos gajos não lava as mãos no fim.

A solução:

Como a maior parte dos gajos não lava as mãos depois, eu proponho que o espaço ocupado pelos lavatórios seja retirado à casa de banho dos homens para fazer mais cubículos para as mulheres. Assim acabam-se as desculpas e os gajos deixam de ter de ficar à espera que suas excelências as ditas gajas se despachem quando vão à casa de banho! O que vale é que elas vão sempre aos pares. Quando a malta tá em grupo sempre dá para os gajos ficarem na conversa, enquanto esperam pelas gajas. Escusado será dizer que o tema de tais conversas só pode ser futebol ou gajas. Mais sobre os temas de conversa dos gajos quando elas não estão por perto num dos próximos posts...

Adenda ao post sobre o aeroporto

Outras vantagens de ter o novo aeroporto em Sete Rios: o "mercado de carne" de Monsanto fica mais perto do aeroporto. Podemos fazer de Lisboa uma capital do sexo, à la Amsterdão, aumentando o turismo!



Os turistas podem ir a pé para o hotel (até porque muitos ficam mesmo ali ao lado) e já não são chulados pelos taxistas: um alemão quer ir para o Hotel Alfa e o taxista manda-o ir a pé!!!

22 novembro 2005

Novo aeroporto de Lisboa

E pronto, volta-se a falar do novo aeroporto. Anda tudo a chatear com questões como acessibilidades do novo aeroporto (na Ota, pelos vistos), custos, etc.



Pois bem, EU TENHO A SOLUÇÃO!



Faz-se o novo aeroporto em Sete Rios! Fecha-se o Eixo Norte-Sul entre a saída para Entrecampos e Praça de Espanha e a saída para Alcântara e usamos o eixo N-S como pista!



Sim, já sei o que me vão dizer... aquilo não é largo/comprido/resistente o suficiente. Pois eu até acho que é! Demolimos o separador central e ficamos com largura q. b.; reforçamos os pilares. E podemos expandir um bocado a pista em direcção a Monsanto, que como tem imenso espaço até dava para estacionar os aviões (cortamos as árvores todas e aquilo até fica bonito!) Além disso, como o fim da pista seria a subir, era mais fácil parar os aviões!!!



Podíamos usar as Twin Towers: uma para o check-in e terminal de partidas, outra para recolhas de bagagens e terminal de chegadas! E o melhor de tudo é que podíamos usar o terraço das torres como torre de controlo! E a pista estaria mais abrigada do vento que no Aeroporto da Portela!



Além disso, seria muito mais fácil aos aviões encontrar a pista do aeroporto: se vêm de Sul, é só encontrar a ponte e depois ir seguindo os acessos à ponte. Se vêm de Norte, podem sempre seguir o engarrafamento da 2ª Circular, essa constante da vida, até ver aquela coisa feia, verde e amarela do lado direito. Depois é só virar à esquerda até ver a pista!



Por último, em relação a acessibilidades, nada melhor que Sete Rios! Tem carradas de autocarros ao pé, tem metro, tem uma estação de comboios e o terminal dos autocarros! Querem melhor?



Para quem não conhece Lisboa e não sabe do que eu estou a falar, instalem o Google Earth e abram este ficheiro.

21 novembro 2005

À falta de melhor...

Como a imaginação não tem dado para mais, agora tenho uma sondagem sobre as sondagens...



Para a história, fica o registo de 14 leitores que sentiram saudades do "Ó faxavor" durante os dias de inactividade. :)

Traduções literais

Como seria a tradução à letra de "trabalhos manuais" para inglês?

20 novembro 2005

Uma lição de biologia

Uma espécie é um conjunto de indivíduos capazes de se reproduzir dando origem a descendência fértil. Pelo menos, esta é a definição de espécie que eu me lembro dos meus tempos de liceu. Então, alguém que me explique como raio é que querem que eu acredite que um S. Bernardo e um Chihuahua pertencem à mesma espécie! Se for um S. Bernardo fêmea e um Chihuahua macho a coisa simplesmente não funciona. Se for um S. Bernardo macho e um Chihuahua fêmea, coitadinha da fêmea...

19 novembro 2005

Uma pequena interrupção

Esta semana foi a 9ª Semana da Física no IST, organizada pelo Núcleo de Física do IST. É uma semana fantástica em que, a brincar, a brincar, se mostram coisas muito sérias de Física. Eu estive lá (trabalhando, pois claro!) a semana toda e como tinha acesso à rede sem fios do técnico, ainda tive esperanças de conseguir escrever posts no blog. Acontece que nos últimos dias foi complicado arranjar tempo para escrever e, pior que tudo, assunto sobre o qual escrever. Daí, a pequena interrupção de 2 dias.



Para referência futura, aqui ficam as 3 leis de Newton numa versão criada a propósito da Semana da Física:


  1. Primeira lei de Newton - a lei do sofá: um corpo sentado no sofá tem tendência a ficar no sofá, um corpo que não está no sofá tem tendência a ir para lá rapidamente
  2. Segunda lei de Newton - a lei fundamental da dinâmica: esta lei é muito séria, (por isso é que se chama fundamental), ou seja, não tem piadas. Diz que F=ma.
  3. Terceira lei de Newton - a lei da estalada: se eu der uma estalada a alguém é provável que receba uma estalada de igual intensidade e sinal contrário.



Na semana da física, o meu trabalho consistia em mostrar algumas leis (incluindo as três leis de Newton) utilizando sensores e demais tecnologia e fazendo as contas todas em calculadoras. Foi giro. Acima de tudo, olhar para o relógio e ver que é possível demonstrar as três leis de Newton em aproximadamente 96 segundos (embora se recomende um pouco mais de tempo). Ou então, em mais ou menos 3 minutos conseguir determinar o valor da aceleração da gravidade e conseguir sempre valores entre 9,4 e 10,2 m/s2.



Para a próxima Semana da Física vou tentar ter experiências que mostrem todas as leis que fazem parte dos programas do ensino secundário em 13 minutos e meio (assim tenho 1 minuto e meio para fumar um cigarro entre um grupo de visitantes e o seguinte).

Autocarro com música

No outro dia estava um tipo no autocarro a cantar. E olhem que ele não cantava baixinho!!! Andava a cantar músicas do Zeca Afonso. Só é pena que a música e a letra raramente correspondessem ao mesmo tema. A cada paragem eu só pensava: "mas o raio do homem nunca mais sai do autocarro?". Isto logo às oito da manhã, é dose... aaaaaah o meu frigorífico com rodas que nunca mais chega...

A minha candidatura a Belém - parte V

O último desta série de posts. Peço desculpa pela demora.



Uma boa razão para votar em mim e não no Jerónimo de Sousa: de vez em quando eu mudo a cassete

16 novembro 2005

A minha candidatura a Belém - parte IV

Uma boa razão para votar em mim e não no Manuel Alegre: a ele ninguém o cala; a mim, basta porem-me um copo de imperial à frente (e um pires de tremoços a acompanhar).

Grafitti

Os grafitti deviam ser como as certidões oficiais: no fim de cada linha deviam pôr hífens, para evitar que fossem alterados depois. Assim como este post! ---------------------------------------------------


Lembrei-me disto por ter visto um grafitti nos muros do Técnico que dizia, "Aborto: direito à escolha!" e alguém acrescentou "de matar". Só que fizeram o "d" a partir do ponto de exclamação e como não dava muito jeito fizeram um "b" em vez disso. Então ficou "Aborto: direito à escolha be matar". -----------------------------------------------


Lembro-me também de um grafitti de há alguns anos que dizia "Garcia Pereira à Câmara" ao que alguém acrescentou "de gaz". À parte o erro ortográfico, acho chato que se ande a adulterar os grafittis dos outros. -------------------------------------------------------

15 novembro 2005

A minha candidatura a Belém - parte III

Uma boa razão para votar em mim e não no Francisco Louçã: eu não pro-nun-ci-o e-xa-ge-ra-da-men-te to-das as sí-la-bas

14 novembro 2005

A minha candidatura a Belém - parte II

Uma boa razão para votar em mim e não no Cavaco Silva: às vezes engano-me e frequentemente tenho dúvidas

Autocarros relativistas

Depois de ter concluido que o 16 anda a cerca de 287 mil km por segundo (ver post anterior sobre a Relatividade Restrita no quotidiano), agora observei uma coisa ainda mais curiosa: cheguei à paragem e dizia que faltava 1 minuto para vir o 16. Passados uns minutos, aparece um 46 e falta 1 minuto para chegar o 16. Depois passa um 58 (e ainda falta 1 minuto para chegar o 16). Passado um bom bocado (mais ou menos um quarto de hora), aparece um 16 e o écran continua a dizer que falta 1 minuto para chegar o 16. A conclusão, meus amigos, é só uma: o 16 agora levou um upgrade e já anda à velocidade da luz.



Ora, isto tem consequências muito sérias:

  1. um objecto à velocidade da luz anda sempre segundo uma geodésica, ou seja, com as devidas aproximações ao caso concreto em questão, em linha recta! Ainda estou para ver como raio é que eles conseguem fazer as curvas...
  2. Se anda à velocidade da luz, o relógio do autocarro (e o dos passageiros) está parado. Por isso é que parece que quando andamos de autocarro não saímos do mesmo sítio.
  3. Qualquer distância exterior medida do autocarro parece infinita (o que vem reforçar a ideia de as viagens de autocarro parecerem intermináveis).
  4. É preciso uma força infinita para travar o autocarro (o que é perigosíssimo quando há peões nas passadeiras)

Senhores da Carris: eu sei que 2005 é o Ano Internacional da Física e tal, mas voltem a pôr o 16 a andar a velocidades abaixo da velocidade da luz, sff! Já chega de relatividade para uma semana



Pronto, vou arrumar as minhas tralhas e vou "acampar" para a Semana da Física do IST.

13 novembro 2005

Os poderes...

Era meia noite de sábado. Tinha combinado um copo com uns amigos na 24 de Julho no Mao (antigo Gringo's). Fui procurando lugar e a Av. 24 de Julho tava cheia... só havia um lugar vago. Curiosamente, era mesmo à porta do bar! Saí do carro, fiz os 3 metros de passeio que me separavam da porta e entrei! Mesmo à campeão. É bom ter "os poderes" que me permitem levar carro para todo o lado com a convicção que vou encontrar lugar! Mesmo quando não sou eu a conduzir, que era o caso ontem...



Vá, insultem-me nos comentários a ver se me ralo! :P

A minha candidatura a Belém

Uma boa razão para votar em mim em vez de votar no Mário Soares: o Mário Soares tem a idade do meu avô. E acreditem que se conhecessem o meu avô não votavam nele para presidente da república!

12 novembro 2005

España

Afinal, parece que o sonho espanhol castelhano de uma ibéria unida sob uma só bandeira é mesmo realizável! Depois de muito pensar e num dia em que tinha outras coisas mais importantes para fazer (mas que não tinha vontade nenhuma de fazer) cheguei a uma conclusão: SOMOS TODOS ESPANHÓIS. Ou, pelo menos, tão espanhóis quanto os catalães! Senão vejam:



Os catalães odeiam castelhanos. Nós também



Os catalães percebem perfeitamente o castelhano, mas fazem-se alonsos (sem qualquer tipo de piada ao Fernando Alonso, campeão do Mundo de F1, que é asturiano) quando um espanhol fala com eles em castelhano. Nós também



Os catalães têm a mania que são independentes ou, pelo menos, autónomos. Nós também



Os catalães estão invadidos por empresas castelhanas: Zara, El Corte Inglès, Repsol,... Nós também



Por isso, a conclusão é só uma: somos todos espanhois.



E viva España!



Nota: Antes de começar a ser insultado em comentários gostaria de dizer que, tal como vós, amados leitores do blog, eu também acho que um espanhol bom é um espanhol morto (por exemplo, o Conde Andeiro, que acidentalmente foi empurrado janela abaixo no dia 1 de Dezembro de 1640 em pleno Terreiro do Paço)

Voltei!

Voltei pessoal!!!



E para comemorar, nova sondagem no blog! Os resultados da sondagem anterior podem ser vistos aqui

07 novembro 2005

Até breve

Volto já.



Vou para fora uns dias (vou trabalhar, não se ponham com coisas!), volto no fim da semana. Se quiserem dizer qualquer coisa, mandem mail. Sim, a conta de mail do "Ó faxavor!" foi criada para alguma coisa!

Agora a sério...

Este post é a sério.



Neste post vou falar de spyware, virus de computador, rootkits e da Sony Music.



Por esta altura já toda a gente ouviu falar de spyware e virus de computador. Pelas estatísticas que conheço e pelo que tenho visto, mais de metade dos meus leitores terá bichos destes instalados no seu computador (a página inicial do vosso browser está sempre a mudar para uma cena qualquer de publicidade/jogo online/pornografia/outro site do sub-mundo da internet, ou têm barras estranhas instaladas no vosso browser?). O que nem toda a gente terá ouvido falar é de rootkits.



Um rootkit é uma ferramenta, ou conjunto de ferramentas, destinadas a esconder coisas ou alterar comportamentos. O nome vem da sua utilização original que era esconder a presença de um hacker num sistema. Neste momento são utilizados para outros fins: esconder virus, spyware ou backdoors instaladas no computador. Um rootkit funciona da seguinte maneira: instala-se ao nível mais baixo de funcionamento do sistema operativo e serve para, por exemplo, esconder certos ficheiros (que ficam invisíveis no explorador do windows ou quando se faz um scan com o anti-virus) ou partes do registo (escondendo por exemplo um programa que está a correr no arranque do computador). Um rootkit em si mesmo não é nefasto, mas tipicamente existe com um único fim: esconder a presença de coisas que não deviam estar lá.



Agora surgiu uma nova aplicação dos rootkits: a Sony Music inclui nos seus CD's um programa para tocar os CD's. Nada de novo, muitos CD's fazem o mesmo. O problema é que utilizam um rootkit para esconder certos ficheiros e não permitem que o software seja desinstalado.



Porquê? Bem, este programa, escondido pelo rootkit, é o que permite que a Sony consiga impedir os utilizadores de copiar os CD's (têm direito a 3 cópias de backup).



Mas qual é o problema? O problema é que um computador que tenha este rootkit instalado fica impossibilitado de ver qualquer ficheiro que começe por $sys$. Querem ver se têm esse rootkit instalado? Renomeiem o ficheiro do Notepad (tipicamente c:\windows\notepad.exe) para $sys$notepad.exe. Se ele pura e simplesmente desaparecer, então vocês já têm o rootkit.



E a partir daí, as possibilidades são muitas: um virus que tenha ficheiros que comecem por $sys$ fica invisível para os anti-virus! Ou seja, é o tipo de software que vocês não querem a correr no vosso computador! Aliás, já existe uma aplicação deste rootkit: no jogo "World of Warcraft" existem ferramentas que permitem detectar se um jogador está a utilizar batota. Agora, basta ter este rootkit instalado e renomear os programas que fazem batota para que a ferramenta anti-batota não detecte nada. Agora imaginem o que vai ser quando um virus de elevada disseminação começar a esconder-se desta maneira...



Para já, o que podemos fazer é, pura e simplesmente, não instalar nenhum programa que venha num CD audio. E além disso, podemos boicotar os CD's da Sony Music. Afinal, se eles estão dispostos a pôr os nossos computadores em risco para proteger os seus direitos de autor, eu prefiro correr os riscos e sacar as músicas piratas da net!



E então como é que se detecta este tipo de programas? Bem, com um detector de rootkits. A Sysinternals tem um muito bom. Aliás, foi um tipo da Sysinternals que descobriu e denunciou este rootkit. Eles produzem uma série de ferramentas gratuitas de segurança que dão imenso jeito. Eu utilizo frequentemente umas 5 ou 6.



Como este blog não é para servir de fonte de informação em segurança informática, deixo-vos aqui o link para o post original que denuncia este rootkit:

Sony, Rootkits and Digital Rights Management Gone Too Far.



Obrigado ao Pedro Pinheiro que me alertou para esta história.

06 novembro 2005

Sondagem da semana

Mais uma sondagem. Novamente, sobre futebol. Os meus leitores que não ligam nenhuma a futebol que me perdoem, mas este tema é muito fértil em assunto de sondagens.



Sobre as sondagens anteriores, à pergunta "Vai chover?" 10 pessoas responderam "Vai tu!"; E à pergunta "Quem vai à frente no campeonato, 6 pessoas responderam louvando o Braga pela sua excelente prestação no campeonato.

Páginas de resultados das sondagens da semana passada:

Vai chover?

Quem vai à frente do campeonato?

Frigoríficos com rodas

Já fui "escolher" o meu carro. É um carro da empresa, por isso a minha escolha estava seriamente limitada. Nomeadamente, não podia escolher nem a marca, nem o modelo, nem a cor. Enfim, pelo que me vai custar, não me queixo. É um Citröen C3 que eu costumo dizer que não é um carro, é um ovo. A cor é que é o mais giro. Vai ser "Branco Ariston". Sim, vou ter um frígorífico com rodas!

05 novembro 2005

Ricardo

O Ricardo é um grande guarda-redes! É o único guarda-redes que com as costas encostadas à rede da baliza consegue chegar com os braços à linha de golo.



Para quem não percebeu, vejam o golo anulado ao União de Leiria ontem contra o Sporting.

Aproveitamento de espaço

Há bocado vi um campo de futebol de 5 construido entre dois pilares do Eixo Norte-Sul. Em Lisboa começa a escassear o espaço, é o que dá...

04 novembro 2005

Pan... quê?

Se uma pandemia é uma epidemia à escala global, uma panqueca é?...

Carris

Gosto de emoções fortes. Gosto de montanhas russas. Como sou pelintra, ando de autocarro. É quase a mesma coisa e sai mais em conta.

03 novembro 2005

Impressões de fim de dia

Quando estava a chegar a casa reparei que estava a ser observado por um cão que estava na rua. Das duas uma: ou me reconheceu, ou reconheceu o cheiro do frango assado que eu trazia para o jantar.



Chego a casa, começo a jantar e ponho-me a ver um documentário sobre dinossauros. Nunca imaginei que um paleontólogo conseguisse utilizar tantas vezes a palavra "interessante" a falar do seu trabalho.



Vai daí, mudei de canal e vi um pouco de um episódio de Mr. Bean. É engraçado ver as figuras que aquele personagem faz. Só que... imagino seriamente algumas pessoas a fazer algumas figuras daquelas a sério. Neste episódio o Mr. Bean em vez de usar detergente em pó na máquina de lavar usava um sabonete e um ralador. A ver aquilo lembrei-me de algumas pessoas que seriam bem capazes de fazer aquilo.

Como fazer obras - parte V

Depois de todas as peripécias para fazer um passeio com 40 metros de comprimento (pôr calçada, arrancar calçada, pôr canteiros, repor calçada, arrancar calçada, pôr capa-cegos, repor calçada, arrancar capa-cegos, repor capa-cegos, repor calçada) de que vos dei conta anteriormente, imaginem o que vi hoje?



O passeio está em obras! Desta vez, arrancaram a calçada para colocar um abrigo na paragem do autocarro! É claro que o autocarro já lá tem uma paragem há imenso tempo, mas só agora, depois de as obras estarem acabadas (supostamente), é que se lembraram que podiam aproveitar a embalagem e pôr lá um abrigo para a malta não apanhar chuva! O que é particularmente útil, acima de tudo tendo em conta que os autocarros que ali passam têm mais 2 ou 3 paragens até ao terminal! Em toda a minha vida, e passo por lá quase todos os dias há vários anos, devo ter visto ao todo 6 pessoas à espera do autocarro naquela paragem! Por outro lado, a paragem ao pé de minha casa serve 4 autocarros, todos com umas 20 paragens até acabar o percurso, tem sempre montes de gente à espera de manhã e não tem abrigo. O que nos vale são as varandas.



Ainda bem que existe um critério para fazer obras em Lisboa! Senão, isto seria um caos.

Relatividade Restrita no quotidiano

Hoje assisti a um fenómeno relativista!



Tava eu à espera do 16 e de vez em quando olhava para um daqueles écrans que a Carris andou a instalar pela cidade que dizem quantos minutos faltam para o próximo autocarro. Para o 16 faltavam 6 minutos. Eram 9:05.



Às 9:10, mais ou menos, as indicações diziam que faltavam 5 minutos.



Às 9:15 dizia que faltavam 4 minutos.



Então eu pus-me a pensar e cheguei à seguinte conclusão: Aquilo é o tempo que falta para chegar à paragem pelo relógio do autocarro. E como o tempo passa mais devagar para observadores em movimento, só pode ser um fenómeno relativista! Fiz umas contas (na calculadora do telemóvel) e concluí que o 16 anda, portanto, a 0,96 c, ou seja, 287.800 km por segundo!!! Wow, nunca tinha imaginado que os autocarros da carris fossem tão rápidos!



Às 9:20 ainda dizia 4 minutos e apareceu o 16. Continuando na mesma onda, a minha explicação é a seguinte: o GPS do autocarro está na parte de trás. Ou seja, ainda faltavam 4 minutos para a traseira do autocarro chegar à paragem quando chegou a frente. Ou seja, 4 minutos a 287.800 km por segundo dá... 69 milhões de quilómetros. Agora percebo o que quer dizer a placa "Veículo Longo" que é obrigatória nos pesados!



É por estas e por outras que 2005 é o ano internacional da Física!




Nota para quem percebe de física: não se ponham a escrever comentários sobre as inconsistências lógicas do discurso. Eu sei onde elas estão. E tou-me a borrifar.


Nota para quem não percebe de física: ignorem este post e leiam o próximo. Ou então, vão aprender física! :)

02 novembro 2005

Será?

Os dias estão menores, o sol foi-se embora e veio o tempo de chuva. Já há iluminações na rua, a TV tá cheia de anúncios a brinquedos, o Sporting já não ganha para o campeonato há 1 mês.



Deve estar a chegar o Natal.

01 novembro 2005

Duas sondagens ao mesmo tempo

Resolvi ter duas sondagens em simultâneo. Às vezes dá-me para a loucura, e prontos.

Promessa

Se for eleito Presidente da República (o que tá complicado porque das 7500 assinaturas ainda só tenho 14 ali no guestbook, mas enfim...), prometo que vamos ter mudança de hora duas vezes, todas as semanas!



Vai ser uma hora a menos de segunda-feira e uma hora a mais de sábado, todas as semanas!

31 outubro 2005

Halloween

Hoje é a Noite das Bruxas. E como habitualmente, não me vou mascarar de nada. Acho que já sou suficientemente assustador "au naturel".



Sugestão cinematográfica do dia: "The Nightmare Before Christmass" de Tim Burton.



Nota: este post já devia ter sido colocado online antes. Mas fiquei sem internet durante umas horas...

30 outubro 2005

Sondagem da semana

Depois de ficarmos a saber que 66,7% das pessoas classifica de excelente a estreia de Paulo Bento como treinador do Sporting porque não ganhou e 33,3% classifica-a de excelente porque não perdeu, já aí está mais uma sondagem. Quer dizer... não sei se a podemos chamar "sondagem", mas enfim...

Hora de Verão, hora de Inverno

Sempre achei esta coisa das mudanças de hora muito confusa...



Mas é sempre bom ter uma hora a mais de sábado. Devia ser assim todas as semanas: 1 hora extra de sábado!



As mudanças de hora são chatas acima de tudo para marcar coisas: "eh pá, a gente vê-se daqui a uma hora". Mas daqui a uma hora pela hora de Verão ou pela hora de Inverno??? O pior mesmo deve ser em cinemas com sessões às 2h da manhã! Acaba uma sessão à 1:50 (hora de Verão) e começa outra à 1:00 (hora de Inverno), ou seja, 10 minutos depois! Ou pior ainda, os bares com licença para trabalhar até às duas da manhã! Têm de fechar às duas pela hora antiga, ou pela hora nova? Imaginem só: 1:55 a malta prepara-se para fechar o bar. 2:00 tá tudo fechado. Entretanto, muda a hora, agora é 1:00 da manhã, volta a abrir para mais uma hora!



Pela parte que me toca, o que incomoda mesmo é pegar no carro à 1:55, fazer 30 minutos de carro e chegar à 1:25. Isto de chegar antes de partir sempre me fez confusão. Se calhar quando falam de viagens no tempo referem-se a estas coisas das mudanças de hora, não?

Como fazer obras - parte IV

Este é o último episódio da saga da construção de um passeio.



Depois de construído, destruído e reconstruido, este é o estado em que estão as coisas: o passeio está feito, os canteiros para as árvores também, o lancil está colocado e até já há capa-cegos a impedir o estacionamento selvagem.



E depois, inexplicavelmente, voltaram a arrancar os capa-cegos. E depois colocaram-nos outra vez!



E assim se concluem obras em Lisboa. Seria mais fácil fazer tudo de uma vez, sem andar permanentemente a assentar calçada e a arrancá-la 2 dias depois, mas há grandes desvantagens em fazer obras de forma bem planeada. Senão, vejam:

  • Se as obras forem devidamente planeadas cumprem-se os prazos e o orçamento inicial
  • Ao estar sempre a construir e destruir cria-se maior oferta de empregos na construção civil
  • Se tivesse sido tudo feito de uma vez o passeio seria plano. Assim, tem relevos que poderão ser incluidos no traçado da próxima Volta a Portugal em bicicleta, contando como contagem de montanha de segunda categoria!
  • Se as coisas tivessem sido feitas bem logo à primeira a água não acumulava em poças o que seria muito mais monótono. Assim quando ando naquela calçada tenho de me desviar das poças de água. E como é assim em toda a cidade, este passeio está devidamente enquadrado no urbanismo lisboeta
  • Se as coisas fossem bem feiras eu teria menos 4 posts no meu blog

29 outubro 2005

Alice

Fui ver o "Alice". Já tinha visto os trailers, já tinha lido as críticas. Já sabia que tinha sido premiado em Cannes e também sabia que era a primeira longa metragem do realizador (Marco Martins). E mesmo sabendo isso tudo, fiquei impressionado. A história está muito bem conseguida e o trabalho de realização é notável. Não parece um filme de estreia de um realizador. Impressionantes quer os (poucos) diálogos, quer a fotografia, quer a forma como a história está contada. Além disso, temos grandes desempenhos, liderados por Nuno Lopes.



O filme leva-nos ao desespero, faz-nos sentir o desespero daquele personagem cuja obcessão é a única forma que encontrou para não se dar por vencido e manter a esperança. O filme tem cerca de 2 horas (o que nem é muito) e eu passei a segunda hora a olhar para o relógio a desejar que acabasse e a remexer-me na cadeira.



Às vezes vêem-se filmes assim. E damos os 5 euros do bilhete por bem empregues.

28 outubro 2005

Vantagens de chegar a casa tarde

Isto de chegar a casa cedo só tem desvantagens!



Esta semana tenho chegado pelas 7 e pouco. Ou seja, quando chego as opções são: dormir a sesta (opção geralmente escolhida), ligar o computador (o que, depois de passar o dia todo ao computador não me atrai muito) ou ver TV. E em relação a esta última tenho uma excelente programação: 2 novelas (SIC e TVI) e o "Preço Certo em Euros" na RTP1! Sobra a 2. Tenho de começar a chegar a casa às 8h! Assim dá para ir ouvindo o telejornal enquanto faço o jantar e consigo jantar a ver o Contra-Informação, que é o meu programa de informação preferido.

Aborto

Pelos vistos, referendo sobre o aborto só a partir de Setembro de 2006.



Pede-se a todas as mulheres que tencionem abortar para só engravidar daqui a 1 ano.

27 outubro 2005

Lisboa: um exemplo para o Mundo

talvez mesmo para a Europa...



Em Lisboa as coisas funcionam! As obras são bem feitas, bem planeadas antes, não há imprevistos, tudo corre sobre rodas. Os transportes funcionam, há boas condições de vida, o trânsito circula bem, é fácil estacionar, há segurança e respira-se uma cidade viva, cheia de energia!



Tava eu ainda a alucinar com isto tudo quando reparei em mais um maravilhoso exemplo que Lisboa nos dá: por pura coincidência, uma semana antes das eleições autárquicas foi inaugurado o túnel do Batista Russo. Para quem não conhece, o Batista Russo é um cruzamento. Ficou com esse nome graças a um stand de camiões Volvo (chamado, imaginem lá, Batista Russo) que já nem sequer existe. Tem carradas de trânsito e então, resolveram desnivelar o cruzamento e fazer um belo túnel.



Vai daí, umas duas semanas depois, o túnel foi fechado num dos sentidos. Sim, porque depois do que aconteceu com os diques de New Orleans, em Lisboa investe-se a sério na manutenção das infra-estruturas desde o dia da inauguração!!! Isto é um grande exemplo de planeamento e de prevenção de acidentes!!! Ou isso, ou foi porque inauguraram o túnel à pressa e agora tiveram de o fechar para colocar os azulejos da praxe.

Deixem-me trabalhar!

Isto é uma desgraça... passo os dias a correr de um lado para o outro, nem consigo arranjar uns minutos para escrever no blog. E o pior de tudo, neste momento nem me ocorre nada. Acho que estou com um bloqueio de escritor. Ok, tou só com um bloqueio, pronto, não volto a dizer que sou escritor.



Peço desculpa a todos os que começaram a ler este post a pensar que eu ia falar das Presidenciais e de Cavaco Silva.

25 outubro 2005

Como fazer obras - parte III

O terceiro episódio da nossa saga leva-nos à aventura dos capa-cegos!



Depois de colocada a calçada, arrancou-se a calçada para pôr os canteiros para as árvores. Agora, que o passeio está pronto e tem canteiros para as árvores, arrancam-se bocados de calçada (uns 20 ou 30), para fazer uns buracos com muito mau aspecto.



Deixa-se ao ar livre durante 1 semana (pedras de calçada ali ao monte, buracos abertos no pavimento) e colocam-se finalmente os capa-cegos (aquelas coisas metálicas para impedir que os carros estacionem; se não sabem porque os chamo de capa-cegos, pensem um bocadinho...). Depois, recoloca-se a calçada que tinha sido arrancada e ficamos com um lindo passeio, agora com um relevo considerável. Mesmo assim, bonito.



No próximo episódio: "Os capa-cegos contra-atacam!".



Vejam os episódios anteriores no arquivo e acompanhem a aventura que é a construção de um bocado de calçada em Lisboa

24 outubro 2005

Hmmmm... não seria ao contrário?

Resultados da última sondagem: a pergunta era "Sagres Bohemia. 70% já experimentou. E você?". E adivinhem... como resultado, tivémos que 70% ainda não experimentou e só 30% admitiram já ter experimentado! Será que essa famosa sondagem que tantos mupis ocupa em Lisboa foi feita na sala de reuniões do Departamento de Marketing da Unicer?



"And now for something completely different...": a sondagem desta semana já está pronta. Como não podia deixar de ser, é sobre o Sporting.

I've got the power!!!

Numa altura em que tanto se fala dos problemas de estacionamento em Lisboa eu tenho de dar a mão à palmatória e dizer que a culpa é, em grande parte, minha.



Passo a explicar: EU ESTRAGO A MÉDIA! E por isso, vocês têm de ter mais dificuldades que a média. Tudo por causa da minha pontaria para encontrar estacionamento.



No sábado peguei no carro de um amigo meu e fui ao Bairro Alto. Para começar, parei em casa (em Benfica) e mesmo quando estava a chegar à porta de minha casa... estava um carro a sair do estacionamento. Porreiro, estacionamento à porta. Vou a casa, volto a descer e pensei: "Vou-me armar em campeão e vou passar mesmo ao lado do Bairro. Pode ser que haja lá um lugarzito". Era meia noite, o trânsito estava um bocado parado. Tou a meio do Bairro Alto (para quem conhece, uns 200m acima do Largo Camões) e, do outro lado da rua... sai um carro! Ok, é no sentido contrário mas não há-de ser por aí! Toca de fazer inversão de marcha, agradecer à malta que ficou a parada à espera que eu estacionasse e consegui deixar o carro a uns... 3 minutos a pé do bar onde me ia encontrar com um amigo! Nada mau, han? Saí pelas 3 e tal da manhã e volto para Benfica. Zona residencial e tal, não deve haver nenhum lugar a esta hora ao pé de casa. E por acaso, a rua estava, como sempre, cheia. Ou melhor, quase cheia, porque, mesmo à minha espera, estava um... lugar à porta!



Por esta altura os meus (poucos) leitores estão a pensar "pffff, sorte. Não fazes outra igual". Quem me conhece está a pensar "outra vez? és sempre a mesma merda!". Pode dizer-se que tenho sorte. Mas é sempre assim. Consigo estacionar sempre, ou quase sempre, à porta do sítio onde quero ir! Quantas vezes me aconteceu, depois de estar à espera de amigos que foram estacionar o carro sabe-se lá onde, eles perguntam-me onde é que eu estacionei e eu limito-me a apontar para o carro que está ali ao lado e digo "é este". Tipicamente depois sou fortemente agredido.



Já cheguei ao cúmulo de encontrar 4 lugares num dia em que fomos beber café ao Chapitô numa véspera de feriado! Claro que apareceram 4 lugares. Afinal, tínhamos 4 carros. É por isso que eu digo que tenho "os poderes".



Contudo, não se pode menosprezar o poder dos "poderes". Se desdenhar um lugar, não arranjo outro em menos de meia hora. E se não for eu a conduzir ou a dizer o caminho, não funciona! Se alguém quiser estacionar em sítios complicados, é ir comigo. Eu dou as indicações e quando eu vir um lugar, aproveita! É o único num raio de 2km.

Como fazer obras - parte II

No último episódio...



Depois de ter o passeio todo feito, direitinho, todo bonito, o que se faz?



Arranca-se a calçada! Arrancam-se dois ou três bocados com mais ou menos 1 metro quadrado, para fazer os canteiros para as árvores. Deixa-se lá o buraco aberto uns dias ("protegido" por ferros espetados que podem furar as canelas dos transeuntes) e ao fim uns 2 dias põe-se o lancil para delimitar o canteiro. Depois, volta-se a colocar a calçada que foi arrancada. Não fica tão direitinho como estava, mas fica quase.



Cenas do próximo episódio: os capa-cegos

23 outubro 2005

Fotógrafo por um fim de semana

Resolvi fazer de fotógrafo. E vai daí estive durante dois dias a assistir (e a fotografar) os ensaios de um workshop de dança organizado pelo grupo Artes de Palco. O tema era "Chicago". E ainda bem! Senão, como é que eu alguma vez ia ver uma representação do musical? Pode não ser o West-end, mas já deu para ter um cheirinho. Pelintras como eu não vão a musicais! O único senão: ando com o "All that jazz" e o "Cell block tango" na cabeça.

21 outubro 2005

Fátima e Valentim

E para terminar as notícias do dia...



Soubémos na nossa redacção que Valentim Loureiro pediu Fátima Felgueiras em casamento. Segundo fonte próxima do major, este pretende obter a nacionalidade brasileira, não vá o tribunal decretar-lhe prisão preventiva no caso "Apito Dourado".

Lei do aborto

PSD e CDS/PP mostram-se contra a proposta de alteração da lei do aborto sem a realização de um referendo. O "Ó faxavor!" sabe de fonte segura que as objecções dos partidos à direita do PS prendem-se com um aspecto da nova lei que considera o aborto obrigatório com efeitos retroactivos em casos devidamente justificados.

Oceano e Paulo Bento

Oceano é o provável adjunto de Paulo Bento, o novo treinador do Sporting. Correm rumores que Marina Mota será a preparadora física da equipa.

20 outubro 2005

1 mês e 1 dia

Parabéns ao "Ó faxavor!". Fez ontem um mês. Já tá crescidinho. A assinalar a efeméride, não escrevi qualquer post!

Como fazer obras - parte I

A série de posts que agora se inicia relata factos verídicos a cujo desenrolar assisti ao longo de 2 ou 3 meses nas Olaias. Trata-se de um passeio que foi reabilitado e reconstruído ao pé da Rotunda das Olaias.



Primeiro, faz-se um concurso, escolhe-se uma proposta e adjudica-se. Como o prazo de conclusão da obra era Junho de 2005, a construção da calçada começou em Julho de 2005. A tempo. Depois constroi-se a calçada. Não tem nada que saber. Nivela-se o terreno, cobre-se de gravilha, colocam-se as pedras da calçada e comprimem-se as pedras contra o chão para lhe dar consistência. Quando se acaba aquilo fica com um aspecto muito bonito, direitinho. Dá gosto passar sobre as pedras da calçada depois de 2 meses a passar na estrada porque o passeio estava em obras. Note-se que não havia qualquer protecção para peões na estrada. Passávamos no asfalto, com os carros (e autocarros: passam lá o 20 e o 30) a passar mesmo ao nosso lado. Mas esta coisa das protecções está sobre-valorizada. Afinal, a obra é da CML e os fiscais que verificam se as regras são cumpridas também. Tudo entre amigos.



No próximo episódio: depois de construir, toca a destruir! A não perder.

18 outubro 2005

4º post sobre o Sporting em 2 dias!

É o meu assunto preferido do momento.



Vejam só esta do Dias da Cunha: "Já disse por várias vezes que parte dos resultados [do Sporting] são consequência da comunicação social que temos". E acrescentou: "Só quem não quer perceber é que não percebe o que quero dizer".



Sr. Dias da Cunha: Eu queria perceber. Mas não percebo. A sério, não é má vontade! Podia explicar, sff? Alguém conhece o Dias da Cunha? Dêem-lhe o endereço do blog para ele me explicar, porque sinceramente eu queria perceber.

Sondagem da semana

Ok, na última sondagem concluímos que eu sou a melhor opção para a baliza da selecção nacional: 75% dos eleitores votou em mim contra apenas 16,7% votos no Ricardo (sinceramente espero que o Scolari leia o Blog; se alguém o conhecer dêem-lhe o endereço! Ainda houve 8,3% que votou no Pauleta e ninguém escolheu o Cristiano Ronaldo para guarda-redes da selecção.



A nova sondagem é um teste. Vamos lá a ver se a Central de Cervejas tem razão ou não!

17 outubro 2005

1001

1001 visitantes. Oba!

Boaaaaaaaaaaaaa!

Dias da Cunha responsabiliza a Comunicação Social pelas derrotas do Sporting! Ou seja, a culpa não é do Peseiro. Por isso não o devem mandar embora! Ó p'ra mim tão feliz! :)

Nãaaaaaaaaaaaaooooooo!

Segundo o Record: "Dias da Cunha e José Peseiro estão nas instalações da Sporting SAD. A saída de Peseiro do cargo de treinador da equipa leonina pode estar iminente." (ver notícia)



Fica Peseiro, fica!!!

Calor humano

Poucas coisas nos dão uma melhor noção de "calor humano" que uma viagem no 16 às 8h da manhã. E quem diz o 16 diz o 42, o metro da linha amarela, o comboio da linha de Sintra,...



Quem acha que a vida na cidade é "fria" e "distante", aproveite os transportes públicos para se sentir "em comunhão" com os seus concidadãos. E para desafiar essa máxima da física que diz que dois corpos não podem estar ao mesmo tempo no mesmo local do espaço.

16 outubro 2005

Sporting-Académica

Eu queria dizer aos Sportinguistas que tenho pena que tenham perdido, outra vez. Mas como não tenho pena nenhuma, isso seria mentir, por isso não digo.



Mas gostava de partilhar convosco uma canção, para cantarmos todos juntos:

E se o Peseiro é amigo cá da malta

Tem de treinar o Sporting até ao fim, até ao fim

O que Co Adriaanse disse ou deixou de dizer

Versão 1: Há umas semanas (penso que foi depois de perder 3-2 contra o Artmedia, Co Adriaanse, treinador do Porto disse que se visse lenços brancos no próximo jogo da superliga ia-se embora. Ontem foram mostrados lenços brancos no Estádio do Dragão (ok, não eram lenços, eram sacos de plástico brancos, mas serve). No fim do jogo perguntaram-lhe o que tinha a dizer sobre isso e ele respondeu que "nunca disse nada disso" (que se demitia se visse lenços brancos).



Versão 2: Depois, já na sala de imprensa, o mesmo Co Adriaanse, novamente inquirido sobre os lenços brancos que se viram no estádio e as suas declarações anteriores, disse que não viu nada disso (ok, nesta altura caiu-me o queixo; o homem será míope?) E continuou dizendo que os lenços brancos que viu foram de adeptos do Benfica, que não viu adeptos do Porto com lenços brancos! E não aguentei mais. Rebolei no chão a rir. Há com cada uma...

Um belo dia!

Ontem foi um belo dia! Para começar, fui à Moda Lisboa. Sim, não julguem que eu sou um pelintra de esquerda qualquer. Posso ser um pelintra de esquerda mas conheço gente importante e vou a estes eventos! Digo-vos que o espectáculo vale a pena, não tanto pelos manequins que desfilam e pelos vestidos (embora também se vejam coisas muito interessantes), mas mais pelo público. Isto para quem vem do Técnico até faz mal. Caiu-me em cima da fraqueza. A princípio estranha-se. Depois, entranha-se. Mas ao fim de uns 10 minutos um gajo vai olhando em volta e já não sabe se há-de rir ou se há-de chorar! Amanhã tenho de ir ao oftalmologista, acho que fiquei com danos permanentes nos olhos... ;)



Como se o dia não fosse bom o suficiente, acabou ainda melhor, vendo o Porto-Benfica! Aaaaaaaaaaaah, que bem que sabe!



Há dias assim.




Nota: ontem não houve posts. Para que não fiquem a perder as efemérides da Wikipédia, aqui ficam os links:

15 de Outubro na Wikipédia
October 15th on Wikipedia

14 outubro 2005

Não há coincidências

Livro do dia: "Não há coincidências", de Margarida Rebelo Pinto.

Mais coincidências

A Autoridade para a Concorrência multou 5 farmacêuticas por prática de conluio. Das 3 que já comentaram, a Roche admitiu os factos, culpando um ex-funcionário (culpa-se sempre o gajo que já não está lá). A Bayer e a Abbott recusaram a condenação.



Eu acho que eles são todos inocentes. O que parece é que num concurso para testes de glicose no sangue as 5 em questão apresentaram exactamente o mesmo preco: 20 Euros. Mas porquê assumir logo que estes 5 baluartes de honestidade e solidariedade social estão de conluio? Não será apenas uma coincidência? Se calhar estão a comprar as matérias primas ao mesmo fornecedor!




Mais uma nota da redacçao: eu até conheço pessoas que trabalham em farmacêuticas. E até gosto delas. Mas não consigo gostar das empresas em que trabalham. Empresas que apresentam lucros de entre os mais elevados do planeta à custa das doenças dos outros não conseguem atrair a minha simpatia. Não sei porquê, acho que sou eu que tenho mau feitio...

13 outubro 2005

Coincidências...

Na missa do 13 de Outubro em Fátima o cardeal (ou bispo, sinceramente não prestei atenção à notícia) espanhol que celebrou a missa deu um grande sermão sobre o valor da vida humana, que de acordo com a igreja começa com a concepção e termina com a morte. Conveniente, numa altura em que se volta a discutir em Portugal o tema do aborto, com referendo previsto para breve. E isto sem o referido cardeal fazer a menor ideia que o tema do aborto está de novo na agenda política portuguesa!



Ele há estranhas coincidências...




Nota: não interessa aqui a minha opinião particular sobre o aborto nem o meu sentido de voto num futuro referendo sobre o tema. Só acho lamentável que a igreja insista em fazer "campanha" num assunto que, por mais que lhe custe, é da consciência de cada um.

Vem aí o Mundial

Portugal está qualificado, a Grécia está de fora, vai ser um grande Campeonato do Mundo de Futebol!



Para ajudar Luis Felipe Scolari a escolher melhor os 23 jogadores que vai convocar resolvi pôr os meus conhecimentos futebolísticos e os dos meus leitores ao serviço da selecção! Por isso, toca a votar nas sondagens e dêem a vossa opinião sobre quem são os melhores jogadores para cada posição. Esta semana: Qual é o melhor guarda-redes para a selecção?



Quanto à sondagem anterior, a pergunta era: "Quem é corrupto?". E podiam escolher mais que uma opção. Os resultados foram surpreendentes: a maior parte das pessoas votou em todos os nomes. A Fátima Felgueiras acabou com uma pequena vantagem (21,57% dos 51 votos, ou seja, 11), seguida de muito perto por Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres, Isabel Damasceno e Isaltino Morais ficaram todos com 19,61% dos votos (10 votos para cada um). Senhores da justiça: precisam de mais provas? O povo falou!!! Prendam-nos a todos! E citando alguém que estava ontem à porta do tribunal de Portimão (começou ontem o julgamento do famoso "caso Joana"): "Pena de morte é o que eles mereciam". O povo é que sabe (como o provaram as eleições em 4 dos 5 concelhos onde se candidataram os visados da sondagem)

12 outubro 2005

Futebol II

Acabou-se a qualificação. Ganhámos, outra vez, e acabámos com 9 vitórias e 3 empates. Marcámos 35 golos e só sofremos 5. Curiosamente, os cinco golos sofridos foram:

  • 1 contra a Rússia
  • 1 contra a Eslováquia
  • 3 contra o Liechtenstein

Agora, alguém que me explique como é que o Liechtenstein conseguiu fazer melhor contra nós que qualquer outro!!! Estónia, Letónia e Luxemburgo perderam os dois jogos contra Portugal, Eslováquia, Rússia e Liechtenstein perdem 1 e empatam outro. Quanto a golos, contra a Eslováquia ficou a 3-1, contra a Rússia ficou a 7-1 e contra o Liechtenstein ficou a 4-3.



Enfim, é daquelas coisas...

Última hora!!!

Acabei de receber (obrigado Tânia!) uma notícia estrondosa: empolgado com a candidatura de Mário Soares à Presidência da República, Eusébio acaba de anunciar o seu regresso à selecção nacional de futebol! Aguarda-se confirmação se os restantes magriços planeiam regressar também, re-editando o mundial de 66, 40 anos depois.

11 outubro 2005

Um pequeno exagero

No Jornal Nacional da TVI de hoje (hey! Estava a fazer zapping e só tenho 4 canais, ok? tava com esperanças que a TVI estivesse em intervalo...) sobre o aquecimento global Miguel Sousa Tavares disse: "Temos seca na Amazónia, o Kilimanjaro sem neve pela primeira vez, tsunamis na Ásia, furacões na América, ...".



Foi pena o exagero. Ele até começou bem mas tsunamis e aquecimento global? Não tou a ver nenhuma relação. E quanto a furacões, esqueceu-se de dizer "épocas de furacões de intensidade superior à media" porque furacões sempre os tiveram. Enfim, é o que dá jornalistas/escritores/comentadores políticos meterem-se em assuntos científicos.



Dá vontade de lhe dizer "instrói-te rapaz!"

10 outubro 2005

Revelação bombástica

Eu tinha avisado. Hoje ia fazer uma revelação bombástica!



Pois bem, cá vai.




COMUNICADO




Tendo em conta os resultados das últimas eleições autárquicas, em que 4 em 5 dos candidatos arguidos foram eleitos, prometo que se for eleito Presidente da República serei arguido de qualquer coisa até ao fim do mandato!

Futebol

Isto das eleições até me ia fazendo esquecer os factos mais importantes do fim de semana!!!



1. Portugal apurou-se para o Campeonato do Mundo, após uma derrota sofrida contra um adversário que demonstrou grande rigor táctico, forte técnica e boa organização: o Ricardo. No fim do jogo Scolari disse que em princípio, dos 3 guarda-redes que irá convocar, dois são os do costume. Ricardo, suplente do Sporting e Quim, suplente do Benfica. O terceiro guarda-redes será, provavelmente, Elton, suplente do Porto. Só é pena ser brasileiro, mas o Deco também era. Se se naturalizar, vamos com suplentes, o que só traz vantagens: não estão desgastados por uma época inteira de futebol! E no caso do Ricardo, estará com um impressionante recorde pessoal de uns 8 meses sem sofrer frangos! Boa Scolari. Continua assim e a gente manda-te para o Brasil com a Fátima Felgueiras a fazer-te companhia.



2. Angola apurou-se também! DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!



3. A música do hino do Liechtenstein é o "God Save the Queen". Quando ouvi aquilo até pensei que se tinham enganado na cassete no estádio de Aveiro (o que não me admirava muito). Mas fui confirmar e é mesmo! Muda só a letra.



4. França e Grécia continuam à espera pelo apuramento. E com um bocado de sorte, ficam as duas de fora. É óptimo para nós, porque perdemos sempre com eles e assim temos as portas abertas para ganhar o campeonato do mundo (a menos que nos apareça a Coreia do Sul ou os Estados Unidos ou o Liechtenstein).

09 outubro 2005

Sondagem de escolha múltipla!

Agora até podem assinalar mais que uma opção!



Em relação à sondagem anterior, a pergunta era: "Quem tem os cartazes de campanha mais feios?". Dos 15 votantes 6 disseram que era o PS, 3 disseram CDS/PP, e quanto a BE, PSD e CDU ficaram com 2 votos cada. Olhando para os resultados, a correlação entre estética e votos é clara: O CARRILHO PERDEU PORQUE FICA MAL EM FUNDO COR-DE-ROSA FORTE!!!

Autárquicas 2005

É o assunto do momento, e um blog com pretensões a importante tem de falar das eleições sob pena de não ser lido (este já é tão pouco lido que se não falo das eleições amanhã tenho 3 visitantes ).



1. Localmente direita, globalmente esquerda


Este país tá engraçado. Há 8 meses o PS tem maioria absoluta e a direita tem 36% dos votos. Falou-se logo que Portugal virou à esquerda, que agora somos todos de esquerda, só faltava começar uma nova reforma agrária. Agora, já se diz coisas como "Lisboa é uma cidade de direita", "Portugal deixou de ser de esquerda", etc. Mas quando é que a malta vai perceber que as pessoas votam pelos candidatos a Presidente e não pelos partidos que os apoiam? Muita gente de esquerda terá votado Carmona por achar que os cartazes de campanha do Carrilho ferem a vista e aqueles dentes a brilhar podem provocar acidentes na estrada!



2. Leiria


É a minha cidade natal e por isso merece um destaque especial. SERÁ QUE ALGUMA VEZ A ESQUERDA VAI GANHAR EM LEIRIA? Mais uma sondagem a dar vitória PS, mais uma vitória PSD. Em Leiria, em todas as eleições ganou SEMPRE a direita. Será que a malta não se lembra que a Isabel Damasceno é arguida do caso apito dourado? O mesmo recado vai para a malta de Gondomar! Porra pá, o gajo é culpado até à raíz dos cabelos e ganhou com quase 70% dos votos?!



3. Arguidos e afins

4 em 5. Nada mau! E nem vale a pena dizer mais nada, pois não? Já agora, porque não eleger o Pedro Caldeira (para quem tem memória curta, corretor de bolsa preso por desvio de fundos e crimes afins)? Ou os irmãos Pinto (recentemente condenados por tráfico de drogas)? Será que os irmãos Cavaco (não são da família do Aníbal, penso eu), famosos assassinos dos anos 80 seriam capazes de ganhar a Câmara de Grândola (os tipos fugiram da cadeia de Pinheiro da Cruz, que penso que é no concelho de Grândola e mataram uns quantos guardas no início dos anos 80)? Sim, porquê ficarmo-nos pelos crimes "de colarinho"? Porque não começar a eleger assaltantes de bombas de gasolina, street racers da Ponte Vasco da Gama com cadastro rodoviário, assassinos, violadores, para as várias câmaras municipais do País? Haja santa paciência...

08 outubro 2005

Já não há leitores???

Para onde vão os meus leitores todos? Vejam só o gráfico de visitantes da última semana. Uma desgraça. Eu tou triste. Ninguém lê o meu blog, ninguém quer saber de mim, e assim nunca vou conseguir ser presidente da república! :(










PS: Gostam dos meus links a abrir novas janelas com a dimensão que eu quero? As coisas que o Javascript faz por nós! :)

O "Ó faxavor!" já tem mail.

Resolvi criar uma conta de mail para o blog! Não que receba muito correio de leitores, mas nunca se sabe... ;)



Se quiserem escrevam para
faxavor@gmail.com




PS: estes links para e-mail estão feitos de maneira a não serem apanhados por spammers. Basicamente o endereço de e-mail não é escrito no código da página, é construído quando vocês deslocam o ponteiro do rato para o link. Interessados em saber truques para disfarçar endereços de e-mail em páginas para não receber spam? Mandem-me um mail! :)

07 outubro 2005

Sampaio e Jardim

Jorge Sampaio I, "O Dissolvente", falou recentemente sobre a inversão do ónus da prova em casos de fraude e evasão fiscal. Traduzido por miudos, se o fisco achar que és rico e tens ordenado de pobre, tás fodido.



Reagindo a isto, Alberto João "A Madeira é o meu" Jardim falou de demagogia e que o Dissolvente anda só a perseguir os ricos e a dar maus sinais aos empresários. O próprio afirmou-se vítima de processos persecutórios e chegou até, pasme-se, a dizer que em Portugal há ainda delito de opinião e ele é uma vítima de perseguição política



Podemos supor que, por hipótese, sem qualquer tipo de acusação velada nem segundos sentidos, não querendo julgar ninguém (quem sou eu?), que Alberto João enfiou a carapuça?



E se o fisco andasse atrás do Alberto João? Será que seria desta que ele pedia a independência da Madeira? Ah, se ao menos soubesse que isso chegava, fazia eu a denúncia anónima...

Dia de reflexão

Amanhã é dia de reflexão.



Por isso, vou passar o dia a reflectir sobre a minha vida, os meus projectos para o futuro, o mundo que me rodeia e as injustiças da sociedade e a tentar encontrar formas de me tornar um ser humano melhor e mais completo.



Ou isso ou vou passar o dia todo a dormir.

Um post com 5 links!

Ena ena! 5 links num só post! Tou a sentir-me ligado ao resto desta comunidade global...

Ig Nobel

Foram atribuidos ontem os prémios Ig Nobel deste ano. Segundo os promotores do prémio os Ig Nobel são prémios criados no mesmo espírito dos prémios Nobel, sendo no entanto atribuidos a trabalhos "que não possam ou não devam ser reproduzidos" (a tradução é minha).



O da literatura foi atribuido aos autores daquelas histórias interessantes em que alguém, tipicamente da Nigéria, tem algum dinheiro (entre 10 e 50 milhões de dólares) que obteve de formas variadas (morte de um familiar, morte de um cliente, dinheiro não reclamado no banco, etc) e pede ajuda para tirar o dinheiro do país dando uma razoável comissão a quem o ajudar (entre os 5 e os 25%, depende da história).



Para que não conhece este tipo de histórias (devem ter um anti-spam fabuloso, digam-me qual é), podem encontrar alguns exemplos aqui. Este tipo de histórias tem um nome: "Scam 4-1-9", em homenagem à lei nigeriana que faz destas coisas crime. Só por curiosidade, o "Scam 4-1-9" é a 3ª maior indústria da Nigéria!!!. Se estiverem interessados, vejam o que se pode fazer com este tipo de mails: este tipo não só responde aos mails, como, para comprovar a "boa fé" dos vigaristas, consegue que eles lhe mandem fotografias um pouco... ridículas, com dizeres no mínimo estranhos. H I L A R I A N T E...



Uma curiosidade sobre os Ig Nobel deste ano, disse-me a Ana Rita: a entrega é feita na Universidade de Harvard e entre os voluntários que ajudam à cerimónia há um senhor que tinha a função de varrer o palco em plena cerimónia, removendo os aviões de papel e demais itens que a audiência atira para o palco (como convém numa cerimónia oficial com esta seriedade). Este ano parece que não pôde ir, porque... ganhou o Prémio Nobel da Física.

06 outubro 2005

Tenham medo, tenham muito medo...

Segunda-feira de manhã, eu vou mudar a face deste país de forma irreversível. Aconselho-vos a ficar a dormir até terça-feira.



(nesta altura deviam estar a ouvir a música da "Twilight Zone", mas eu não gosto muito da ideia de pôr música em blogs; chateia um bocado a malta que lê estas coisas do escritório, como eu)

Outono

O que vale é que já começou o Outono. Foi-se embora o calor, vieram as nuvens, chove de vez em quando o que dá bastante jeito. As noites agora são frias e tenho de sair de casa com um casaco. Não tarda nada começamos a usar luvas.



Errr... espera. Afinal, enganei-me.



Olha, parece que ainda é Verão! 30 graus, não chove, não se vê uma nuvem.

05 outubro 2005

Nota de rodapé

Portugal faz hoje 862 anos. Já tem idade para ter juizo, não?

O Google, o meu blog e eu

Ah! Consegui!!!
Se pesquisarem "imperial e tremoços" no Google, adivinhem qual é o site que aparece em primeiro lugar?






Não é uma imperial, mas é o que eu tinha a jeito em casa.

Tenho de comprar uma máquina de imperial...

A campanha do PSD contribui para o atraso do país

Fui almoçar com uns amigos perto da Malveira e depois do almoço resolvemos dar um pulinho à praia para beber umas bejecas numa esplanada. Até íamos a andar bem, e de repente vemos trânsito lento à nossa frente. Não há semáforos, é feriado, meio da tarde, o que raio se passa?



O que se passa é que iam 4 ou 5 carros de campanha do PSD a andar em marcha leeeeeeeenta (à volta de 20 km/h) a pasar música de campanha nos seus altifalantes e a anunciar o seu programa eleitoral! Mas acham mesmo que é a 20 à hora que vamos em direcção ao progresso e à convergência com a Europa? Tenham dó, carreguem mas é no acelerador que há gente com mais que fazer!

O fim da Internet?

Será possível que a Internet possa ter o fim à vista?



O fim da Internet (em português)


O fim da Internet (em inglês)

04 outubro 2005

Mais uma sondagem

Não me interessa em que concelho vocês vivem. Isto é suposto ser uma sondagem a nível nacional, para apurar se o bom-gosto dos cartazes tem alguma coisa a ver com os resultados.



Na sondagem anterior fiquei a saber que caso eu fosse eleito presidente da república, 16,7% emigrava, 16,7% tornava-se monárquico e 66,7% planeava um golpe de estado (EU SEI QUE ESTA PORRA SOMA 100,1%, NÃO ME INTERESSA!). É bom saber com o que contamos, han? É bom saber quem são os nossos amigos! Pois olhem ó conspiradores e futuros golpistas, eu tou de olho em vocês! Eu hei-de descobrir o vosso endereço IP e quando for eleito ponho a minha recém-criada polícia secreta atrás de vocês! Ah querem uma revoluçãozinha? Ah querem um golpe de estado? Pois, vão-se preparando! Porque já tenho 14 assinaturas, já só me faltam 7486, e quando conseguir as assinaturas todas vão ver! Quando eu ganhar as eleições de 2036, vocês vão ver!!! E como dizia um gajo que eu conheço, "Há-des ter muitos amigos, há-des!"

Ó faxavor! É um taxi social gratuito para mim também, que também sou gente e ganho mal!

Mais um que me irrita com os seus cartazes. O Manuel Maria Carrilho, além de ficar muito mal naqueles cartazes cor-de-rosa, como muito bem mostrou o Contra-informação há uns tempos, anda por aí a prometer, veja-se lá, táxi social gratuito para idosos.



ENTÃO E EU??? pago o meu táxi que me lixo, não? Mas porque raio têm os velhos mais direitos que eu? Quando vou no autocarro, tenho de lhes ceder o lugar, porque têm prioridade. E ainda por cima, se S. Exas. quiserem ir de táxi até vão à borla! Ó faxavor! É um táxi gratuito para mim também. Não sou muito exigente. Só quero mesmo que a coisa funcione às sextas e sábados à noite, entre o Bairro Alto ou Santos e Benfica. O resto dos dias podem andar a transportar velhos, a ver se me ralo. Durante o dia eu até ando de autocarro e ficam menos velhos a ocupar lugares no 16 ;)



Tou a começar a ver que isto de ser maior de idade mas não ser velho, além de ser só chatices, não tem regalias nenhumas: pago segurança social; retenho o irs na fonte; ainda não tenho idade para ser PR (embora tenha descoberto a solução para isso), não tenho o direito de ficar o dia todo a dizer mal da gente jovem, não tenho prioridade em lado nenhum e não tenho direito a táxi à borlix. Vejam lá se ainda não chega, han? Que tal obrigarem-me a passar 3 dias por semana no centro de saúde a queixar-me das artroses???

03 outubro 2005

Sinto-me perseguido!

Por todo o lado em Lisboa estão cartazes da Maria José Nogueira Pinto, candidata do CDS/PP a Lisboa. Odeio aqueles cartazes. Sempre que vejo um cartaz desses parece que ela está a olhar directamente para mim com um olhar reprovador!



Ainda no outro dia, tinha acabado de sair da FNAC do Colombo e fui a pé para casa. Dou de caras com um desses cartazes. Ela não tirava os olhos de mim com aquele ar sério, como se me estivesse a acusar de ter roubado DVDs na FNAC. Eu? Até parece!!! E seguia-me com os olhos, não conseguia escapar. Não tive outro remédio senão voltar para trás e ir à FNAC devolver os DVD que tinha roubado.



E então, resolvi sacar os filmes no eMule. Eh pá, os DVD são caros e eu queria mesmo ver o filme. Todo contente, tinha os filmes no disco, saio de casa, apanho o autocarro, vou na Praça de Espanha e dou de caras com a mulher outra vez a olhar-me nos olhos. Olhei para o lado, disfarcei, voltei a olhar e lá estava ela! Acabei por apagar os filmes do disco, sem sequer os ver. Odeio a mulher, tá-me a causar problemas de consciência. Mas porque é que eu não vivo em Gondomar??? Se fosse um cartaz do Major a olhar-me nos olhos eu tava-me nas tintas e podia continuar com a minha vidinha. Mas não, tinha logo de morar na cidade da tia moralista.

Os recursos naturais também se acabam!

Malta, isto é grave. Eu sei que muitos de vocês nunca tinha pensado nisto, mas a verdade é que os recursos naturais podem acabar-se! Sim, eu sei que parece ridículo, como é que num planeta tão grande (mesmo que seja um bocado reles quando comparamos com outros planetas, mas na altura foi o que se arranjou, já tivémos sorte em não ter de ficar com um asteroidezito qualquer em segunda mão) os recursos se podem acabar! Não é bem que se acabem, porque não vão para lado nenhum, não é? Quer dizer, ficam à mesma por cá. Numa outra forma. Nada se cria, nada se perde, etc, etc.



Por exemplo, o petróleo. Não é bem que ele se acabe, fica cá uma pequena marca. A malta pega no petróleo e faz gasolina. Depois a malta queima a gasolina e faz auto-estradas. Depois vem a Brisa e faz portagens. E quando damos por ela, vai-se o petróleo, fica só aquela marca, tipo cicatriz: o calor! E não me venham com merdas sobre efeito de estufa. A questão é muito mais simples que isso: a gente a queimar petróleo é assim tipo aquecedor. E como o planeta até está bem calafetado, não anda a perder calor assim à parva, certo? Então, esta história toda do aquecimento global não é mais que o calor gerado por tanto petróleo a arder. E a culpa da maior parte é do Saddam Hussein que andou a queimar poços de petróleo no Kuweit. Mas isso é outra história. Por isso, é preciso desligar o aquecedor. Mas, adiante.



Hoje até vos queria falar de outra coisa: ANDAMOS A GASTAR DEMASIADO SOL EM PORTUGAL! E mais dia, menos dia, o Sol acaba-se (perguntem a qualquer físico ou astrónomo e eles dizem-vos logo que mais mil milhões de anos, menos mil milhões de anos, o gajo acaba-se mesmo!) A verdade é que os sinais já estão à vista, só não vê quem não quer. Andamos a consumir tanto Sol, tanto Sol, que hoje de manhã vamos ter um corte no fornecimento de Sol. Não se assustem, acho que isto foi por não termos pago a factura de Agosto, mas é só um primeiro aviso. Penso que a factura até foi paga ontem por multibanco. Agora, temos é de ter mais cuidado no futuro. Se não, daqui a uns anos, até a Dinamarca tem mais Sol que nós. E seria triste se até em horas de Sol ficássemos na cauda da União Europeia. Como é que o turismo se ia safar? Por isso, de hoje em diante, precisamos arranjar mais nuvens e mais chuva, a ver se o Sol não se acaba. Proponho uma grande manifestação para amanhã à tarde em frente à Assembleia da República a pedir tempo nublado já!



PS: os eclipses solares são como os touros: não se devem olhar directamente nos olhos. Senão, podem investir. E evitem também peças de roupa vermelhas. Não, espera, isto é para os touros, não é para os eclipses.