22 dezembro 2005

O sítio do costume

No Saldanha, onde agora é o Cup&Cino (para aqueles que andam completamente a leste do fenómeno Cup&Cino é na esquina da Av. Praia da Vitória com a Av. Defensores de Chaves) havia um cafezinho muito simpático onde eu tinha o bom hábito de ir beber café, por vezes 3, 4 vezes por semana. Antes deste o meu "poiso" habitual era o Caffe di Roma do Saldanha. Que estava frequentemente cheio e por isso fiquei muito contente quando descobri uma excelente alternativa. Nunca soube o nome do café, para mim era o "sítio do costume".



Depois abriu o Cup&Cino no mesmo sítio. Fui lá no primeiro dia em que esteve aberto. Aliás, no segundo. O café abriu numa sexta, acho eu, e eu fui lá no sábado. Até estive um bocado a falar com o dono, a trocar impressões sobre o café e tudo. Fiquei a saber que o primeiro Cup&Cino de Portugal foi em Évora (ainda existe embora já tenha vários anos) e o do Saldanha foi o segundo. Gostei do ambiente e comecei a ir lá frequentemente. Isto durou um Verão. Entretanto o Cup&Cino foi descoberto pelas massas e ganhou o ambiente irrespirável que agora é tão característico, com imenso fumo (eu que fumo mais de 1 maço por dia sinto-me incomodado), um café que é, em geral, mau, um serviço péssimo e extremamente lento, música demasiado alta e, em geral, a abarrotar de gente com fila para conseguir mesa. Então, deixei de ir. Voltei a ir ao Caffe di Roma, que agora está quase vazio (a clientela típica mudou-se para ... o Cup&Cino). Por esta altura há quase tantos Cup&Cinos em Lisboa como bancos! E estão todos cheios, com filas intermináveis para conseguir mesa. À conta deste fenómeno Cup&Cino, fiquei sem o meu poiso preferido para beber um café tranquilo à noite e dizer disparates (daí a necessidade do blog, deixei de conseguir extravasar histórias parvas).



Pois bem, 4 anos depois, descobri um novo candidato a sítio do costume! Bom ambiente, mobília futurista (faz lembrar um pouco o Laranja Mecânica), bom café, preços razoáveis, pouca gente, boa música (hoje era U2), só é pena ser demasiado iluminado, gostava de um ambiente um pouco mais escuro. Até as chávenas são excelentes: têm a cena da criação de Adão da Capela Sistina na chávena e no pires (o Adão está no pires de braço estendido e Deus está na chávena).



Só não digo onde é nem como se chama porque quero que seja habitável durante muito mais tempo! :P Quem souber de que café falo, guarde silêncio! É o nosso segredo!!! Senão a "plebe" descobre o sítio e perdemos o nosso poiso outra vez! E quando lá forem, digam qualquer coisa ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

É perto do saldanha? entao diz-me... manda um mail...

laasds@gmail.com