07 outubro 2005

Ig Nobel

Foram atribuidos ontem os prémios Ig Nobel deste ano. Segundo os promotores do prémio os Ig Nobel são prémios criados no mesmo espírito dos prémios Nobel, sendo no entanto atribuidos a trabalhos "que não possam ou não devam ser reproduzidos" (a tradução é minha).



O da literatura foi atribuido aos autores daquelas histórias interessantes em que alguém, tipicamente da Nigéria, tem algum dinheiro (entre 10 e 50 milhões de dólares) que obteve de formas variadas (morte de um familiar, morte de um cliente, dinheiro não reclamado no banco, etc) e pede ajuda para tirar o dinheiro do país dando uma razoável comissão a quem o ajudar (entre os 5 e os 25%, depende da história).



Para que não conhece este tipo de histórias (devem ter um anti-spam fabuloso, digam-me qual é), podem encontrar alguns exemplos aqui. Este tipo de histórias tem um nome: "Scam 4-1-9", em homenagem à lei nigeriana que faz destas coisas crime. Só por curiosidade, o "Scam 4-1-9" é a 3ª maior indústria da Nigéria!!!. Se estiverem interessados, vejam o que se pode fazer com este tipo de mails: este tipo não só responde aos mails, como, para comprovar a "boa fé" dos vigaristas, consegue que eles lhe mandem fotografias um pouco... ridículas, com dizeres no mínimo estranhos. H I L A R I A N T E...



Uma curiosidade sobre os Ig Nobel deste ano, disse-me a Ana Rita: a entrega é feita na Universidade de Harvard e entre os voluntários que ajudam à cerimónia há um senhor que tinha a função de varrer o palco em plena cerimónia, removendo os aviões de papel e demais itens que a audiência atira para o palco (como convém numa cerimónia oficial com esta seriedade). Este ano parece que não pôde ir, porque... ganhou o Prémio Nobel da Física.

Sem comentários: