20 novembro 2005

Uma lição de biologia

Uma espécie é um conjunto de indivíduos capazes de se reproduzir dando origem a descendência fértil. Pelo menos, esta é a definição de espécie que eu me lembro dos meus tempos de liceu. Então, alguém que me explique como raio é que querem que eu acredite que um S. Bernardo e um Chihuahua pertencem à mesma espécie! Se for um S. Bernardo fêmea e um Chihuahua macho a coisa simplesmente não funciona. Se for um S. Bernardo macho e um Chihuahua fêmea, coitadinha da fêmea...

6 comentários:

ana rita disse...

ahahaha, que bonita imagem que eu estou a imaginar agora...
obrigada, nelson.

Nelson disse...

de nada! ;)

T. disse...

Na minha Biologia de 12º ano (do tempo em que só se faziam 3 cadeiras no 12º) esse era mesmo o exemplo dado para explicar que essa definição de espécie não cobria todos os casos. Em contrapartida, uma cadela de dimensão adequada (pastor alemão ou husky, por exemplo) e um lobo (Canis lupus) podem facilmente dar origem a descendência fértil. Coisa que aliás por vezes se incentiva, para dar origem a cachorrinhos mais resistentes. Havia outras definições de espécie, mas até onde me lembro nenhuma delas conseguia abranger todos os casos.

Nelson disse...

Se a Biologia fosse feita por matemáticos teríamos uma boa definição de espécie. Por outro lado, se a Biologia fosse feita por matemáticos chamar-se-ia Matemática.

T. disse...

Lendo a tua resposta e relendo o meu comentário, "se a Biologia fosse feita por matemáticos" a expressão "uma cadela de dimensão adequada" teria um significado algébrico. Mas é natural: dado que o que se pretende é realizar um produto interno, ambos os factores têm de ter as dimensões adequadas...

P.S. Tive de escrever jwftwqdl. E eles andam a usar tipos de letra cada vez mais difíceis de ler!

Anónimo disse...

Graças a Deus q a Biologia nao foi feita por nem para matematicos!!! Livra!! :-) LOL