19 novembro 2005

Uma pequena interrupção

Esta semana foi a 9ª Semana da Física no IST, organizada pelo Núcleo de Física do IST. É uma semana fantástica em que, a brincar, a brincar, se mostram coisas muito sérias de Física. Eu estive lá (trabalhando, pois claro!) a semana toda e como tinha acesso à rede sem fios do técnico, ainda tive esperanças de conseguir escrever posts no blog. Acontece que nos últimos dias foi complicado arranjar tempo para escrever e, pior que tudo, assunto sobre o qual escrever. Daí, a pequena interrupção de 2 dias.



Para referência futura, aqui ficam as 3 leis de Newton numa versão criada a propósito da Semana da Física:


  1. Primeira lei de Newton - a lei do sofá: um corpo sentado no sofá tem tendência a ficar no sofá, um corpo que não está no sofá tem tendência a ir para lá rapidamente
  2. Segunda lei de Newton - a lei fundamental da dinâmica: esta lei é muito séria, (por isso é que se chama fundamental), ou seja, não tem piadas. Diz que F=ma.
  3. Terceira lei de Newton - a lei da estalada: se eu der uma estalada a alguém é provável que receba uma estalada de igual intensidade e sinal contrário.



Na semana da física, o meu trabalho consistia em mostrar algumas leis (incluindo as três leis de Newton) utilizando sensores e demais tecnologia e fazendo as contas todas em calculadoras. Foi giro. Acima de tudo, olhar para o relógio e ver que é possível demonstrar as três leis de Newton em aproximadamente 96 segundos (embora se recomende um pouco mais de tempo). Ou então, em mais ou menos 3 minutos conseguir determinar o valor da aceleração da gravidade e conseguir sempre valores entre 9,4 e 10,2 m/s2.



Para a próxima Semana da Física vou tentar ter experiências que mostrem todas as leis que fazem parte dos programas do ensino secundário em 13 minutos e meio (assim tenho 1 minuto e meio para fumar um cigarro entre um grupo de visitantes e o seguinte).

1 comentário:

Anónimo disse...

Fisica... estalos... sofás... Hum!

Se te sentas no meu sofá levas um estalo! E eu não recebo nenhum de volta!

Leis da fisica!?! Pois Sim!

Bjs