09 janeiro 2008

Vamos a contas, pode ser?

Eh pá, a história dos aumentos das pensões já enjoa. Por isso, vamos a contas. Pode ser?

Para facilitar as contas, vamos pegar num valor de 100 euros. Não há pensões de 100 euros (que eu saiba... credo, espero que não haja!) mas facilita-me a vida.

O aumento é de 2.4%. Ou seja, a pensão passa a 102,4 euros. Em Janeiro recebem-se os retroactivos referentes a Dezembro e ao subsídio de Natal, ou seja, recebem-se em Janeiro 107,2 euros e nos restantes meses 102,4. Tudo certo até aqui? Concordamos? Chegados ao fim de 2008 são anunciados os aumentos das pensões. Que irão incidir sobre 102,4 euros.

A famigerada proposta do governo consistia em dividir os retroactivos referentes a Dezembro e ao subsídio de Natal pelos restantes meses. Ou seja, em vez de receber 107,2 euros em Janeiro e 102,4 nos restantes meses, o pensionista receberia 102,74 euros por mês durante 2008. Ao todo (e podem conferir, sff.) vai dar ao mesmo, a menos de arredondamentos (que são no máximo de 1 cêntimo por mês e tanto podem ser para cima como para baixo; é a coisa bonita dos arredondamentos, a média dá zero). E no fim de 2008 o aumento para 2009 iria incidir sobre os 102,74 euros e não sobre os 102,4, já que as "suaves prestações" seriam adicionadas ao valor nominal das pensões.

Ou seja, a proposta, apesar de o "bónus" de Janeiro ter de ser repartido por 14 meses, ia traduzir-se num ligeiro (muito ligeiro, mas sempre é mais que zero) aumento do valor da pensão a partir de 2009

E ao longo de 2008 o valor total recebido seria exactamente o mesmo. A mim, que pouco percebo de matemática, vejo dois tipos de pessoas que saem prejudicadas com esta medida:
1. As que tencionam morrer ao longo de 2008
2. As que não sabem fazer contas.
As restantes, pelo que a matemática me permite concluir, saem beneficiadas.
Mas isto sou eu, que pouco percebo de contas e menos ainda de política.


Disclaimer: não sou filiado no PS, não sou funcionário do PS, não tenho amigos no PS, não tenho familiares no PS. Só não digo se votei ou não no PS até porque o voto é secreto e não me apetece. Já votei no PS e já votei noutros partidos. Mas irritam-me aproveitamentos políticos de uma coisa que até é, bem vistas as coisas, uma ideia interessante e benéfica para os pensionistas (no longo prazo, pelo menos).

6 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Claro que alguém ficaria beneficiado! Foi por isso que o governo recuou.

Teté disse...

Tu ainda não percebeste que a malta (no geral) não percebe NADA de matemática???

Redus Maximus disse...

Mas recebendo os tais 4,8 Euros logo em Janeiro estes podem ser colocados a render 4% num depósito a prazo e no fim do ano têm mais 0,192 Euros...e como ninguém sabe se em 2009 haverá aumento...e qual a percentagem...talvez seja boa ideia recebê-los já...

Nelson disse...

Mas mesmo que não haja aumento, a diferença entre os valores nominais das pensões para 2009 são respectivamente 102,4 e 102,74 euros. Ou seja, os teus 0,192 euros são compensados logo em Janeiro de 2009.

Redus Maximus disse...

São compensados dependendo da taxa de juro que se conseguir com o dinheiro. O que se está a tentar é manter o dinheiro do lado do estado que assim não vai para o défice de 2008. Não é uma súbita boa intenção do governo de Sócrates, apesar de, no final, para os pensionistas que viverem até Janeiro de 2009 haja vantagens...:)

Nelson disse...

ou então para, a partir de 2009 passar a fazer os aumentos a partir de Janeiro, como acontece com tudo o resto, em vez de manter a tradição de aumentar as pensões em Dezembro. Não sendo uma boa intenção (nem nunca achei que fosse), será apenas para facilitar as contas da administração pública.