16 janeiro 2008

Cheira a gás

Mas não fui eu!!!

Há uns dias foi em Évora: uma fuga de gás e duas explosões. À conta disso teve de se suspender o fornecimento de gás a uma série de gente que ainda por cima foi fortemente aconselhada a não usar dispositivos eléctricos e a manter as janelas abertas, para ajudar à ventilação. Uma vez que estamos em Janeiro devem ter sido noites interessantes por aqueles lados.

Agora foi em Lisboa, na Cidade Universitária. Um forte cheiro a gás e toca de encerrar a circulação na linha amarela do metro e procurar as fugas de gás.

Mas... cheira mesmo a gás? É que quer o propano quer o butano são inodoros. Sim, o gás não cheira! O "cheiro a gás" é na verdade o cheiro a etanotiol, que é adicionado ao gás natural, gás canalizado e gás de bilha para que se possam detectar fugas. (aposto que não sabiam esta!)

11 comentários:

Pedro Pinheiro disse...

Por acaso não sabia... o nome do composto usado :) A parte do gás natural ser inodoro, e que era aditivado, era conhecimento antigo.

Restelo disse...

Ahah. Sabia sim senhora. Além disso, trabalhei com tióis na universidade. Têm todos cheiros horríveis.
A professora com quem eu trabalhava achou por bem dar-me a cheirar do etano a pentanotiol... Para ficar a saber... Só me lembro de que o butanotiol cheira a gasolina.
O H2S cheira a ovos podres e é muito tóxico; contudo, em pequenas quantidades é usado nas bombinhas de maus cheiro.

Anónimo disse...

Nao sabia. Agora vou dizer a toda a gente que conheço e me fazer de inteligente!
Obrigado! :)

Ana disse...

E já experimentaram cheirar beta-mercaptoetanol??? (se isto é para puxar das moléculas...)

Unknown disse...

Gás de bilha, portanto...

Se era gás de bilha, foi alguém que se descuidou. Mas à grande!

Teté disse...

Cheira a gás, mas não fui eu???

Ai, ai, estás decidido mesmo a atingir a meta esta semana! Aí, vai ser mais fogo de artifício... :)))

Restelo disse...

Já experimentei o n-docedilmercaptano! É um chain transfer agent usado em polimerizações. Não me recordo de ter nenhum cheiro particularmente desagradável... Agora o Norborneno!! Oh meus amigos, com apenas 1 utilização, aquela coisa empestou o EDIFÍCIO durante 1 SEMANA. Qua cheiro nojento, dáva-me a volta ao estômago!

Ana disse...

Isto vai ser um concurso de quem consegue citar mais moléculas com nomes incompreensíveis?

E sodium dodecil sulphate (SDS)??? Já respiraram aquela cena??? Eu já: fiquei à rasca da garganta uma semana...

Restelo, toma, eu sei o que é uma polimerização :-p.

knit_tgz disse...

E o que é que dá cheiro ao gás natural... humano?

Nelson disse...

esse cheira mesmo, não é nenhum aditivo. é rico em metano, embora a composição química varie muito de bufa para bufa...

Ana disse...

Há uma canção que reza assim:

A bufaaaa, é uma brisa que desliza, pela fralda da camisaaaaa...

O pedooo, é uma nota musical, que sai do cú e cheira maaaaaal...

=D