18 janeiro 2008

Campanhas polémicas

Começou há pouco tempo uma campanha da Optimus que deixou muita gente danada. Parece que houve não sei o quê no dia de lançamento e os jornais tinham todos o novo símbolo da Optimus escarrapachado na 1ª página e os sites dos jornais tinham todos uma publicidade enorme à Optimus e mais não sei o quê. Eh pá, devo dizer que não reparei, mas também não percebo o problema. É que a campanha da Optimus tem problemas muito mais sérios, nomeadamente... é inconstitucional! E ninguém reclama com isso!!!

Ontem vi dois outdoors da Optimus. Um diz "Ninguém vive sem palavras" o outro diz "Ninguém vive sem sentimentos". Ora estes slogans são claramente discriminatórios e portanto contrários à nossa Constituição.

No que diz respeito ao primeiro, o das palavras, há quem viva sem palavras: os surdos não as ouvem, os mudos não as dizem. Ou seja, um surdo-mudo vive sem palavras. Podemos justificar a questão alegando que a linguagem gestual também tem palavras, mas então e um surdo-mudo-cego? Claro que a Optimus pode dizer em sua defesa que não percebe para que quererá um surdo-mudo-cego um telemóvel e assim escapar ao epíteto de "empresa que discrimina pessoas com deficiência".

Mas em relação ao segundo slogan... "Ninguém vive sem sentimentos"? Então e os sociopatas??? Serei eu o único a reparar na alarvidade que é promover uma campanha publicitária que discrimina os sociopatas? Então os sociopatas não são ninguém? Tá bem que a maior parte dos sociopatas não são boas pessoas e há alguns que até fazem coisas más, tipo matam pessoas e assim. Percebo que a generalidade da população não goste muito de sociopatas e tendo escolha não quererá ter muitos amigos sociopatas ou ter um sociopata como genro. Mas uma empresa não pode andar p'raí a discriminar pessoas só porque são sociopatas! Só falta começarem a discriminar os esquizofrénicos, doentes de Alzheimer, paranoicos e afins dizendo coisas como "Ninguém vive sem realidade" ou então discriminar os daltónicos dizendo "Ninguém vive sem cor". Ou pior ainda, porque discriminam uma fatia maior da população (atrevo-me a dizer que são mesmo a maioria?) dizendo "Ninguém vive sem alegria" e discriminando todos os deprimidos.

Boicotem a Optimus! A Optimus está a discriminar os surdos-mudos-cegos e os sociopatas na sua política de marketing!

9 comentários:

Sun Iou Miou disse...

Tu podias fazer uma campanha do tipo: "Ninguém vive sem imperial nem tremoços" e seria discriminação, sim, mas discriminação positiva.
O do boicote à Optimus parece-me óptimo, por quanto me afecta (devo escrever 'afeta' já? Ihhh!), mas não vou dizer em qual dos dois slogans.

Nelson disse...

nem precisas dizer, tá na cara que és sociopata! ;)

egolândia disse...

Toda a campanha da Optimus é uma treta. O slogan foi filmado na Venezuela (por causa das luzes e tal), a massa amarela (lava?) existia mesmo (está no "making off") no entanto metade dos figurantes anda com cara de tonto a imaginar uma coisa nas mãos que não existe. Foram todos pagos a preço de ouro mas nada disso funciona. porque chegaram depois das outras duas operadoras, porque enjoa ver os outdoors e a publicidade cada vez que se respira and so on and so on. (e também porque não inclui os surdos mudos e os sociopatas....claro)

Ana disse...

Já agora, a lava ou larva ou que raio era aquilo, amarela ou laranja ou vermelha (ora aí está, já estão a discriminar os daltónicos, que não se vão aperceber da subtil diferença de cor daquilo), representa, supostamente, o que?

Ah, mas eu sou a que modos surda e não posso mesmo viver sem palavras...mas não sou muda (alguns gostavam que sim) e sou apenas meio cegueta.
Não se pode viver sem sentimentos?? eu cá gostava... :-p

não sou optimus. não me aquece nem me arrefece.

mas o teu texto tá brilhante, ;-).

A Mãe disse...

Genial o texto!
Muitos parabéns :)

Anónimo disse...

aconselhava-te a apanhar mais ar e ter uma vida normal :P escreves bem mas vez as coisas mal...fica aqui o link para ver se as ideias mudam ;)


http://www.youtube.com/watch?v=Pv7lHdUrl3Y&feature=related

Nelson disse...

eh pá, obrigadinho pelo link! se não fosse o youtube continuava na ignorância, que o anúncio nunca dá na tv...

PS: apanhar ar pode prejudicar a saúde: a rua tá cheia de fumadores.

Salazar disse...

Obviamente campanhas como esta são uma fantochada sem pés nem cabeça.

Primeiro, porque só vemos gente estupidamente bonita, elegante, cool e fashion. Não é crime ser-se assim, mas se a função da publicidade é fazer com que nos relacionemos, nos sintamos interpelados, então coitadinhos... porque 99% das pessoas simplesmente NÃO SÃO ASSIM! Para darem voz a um esterótipo, calam a imensa maioria.

Depois, a própria mensagem, é uma fantochada total. Ninguém vive sem fotos?? Ninguém vive sem falar? Ninguém vive sem escrever? Porra! Então os mudos, os analfabetos estão mortos? São zombies? Que tal assumirem que estão a tentar criar necessidades que não existem? Viver é diferente de consumir, e de ser uma pessoa peganhenta de tão delicodoce e tão deficitária de atenção e aprovação social que já não é ser vivo se não tem amigos, fotos e não escreve sms's... Que azelhice total.

Salazar
http://youtube.com/dakshinamurti

Nelson disse...

ah, mas não convém esquecer a campanha dos "corpos normais" da dove!