21 janeiro 2008

Melhores marcas do ano

Lê-se no Público que Nélson Évora bateu ontem, dia 20, a melhor marca mundial do ano no salto em comprimento com uns belos 7,96 metros, juntando assim a liderança mundial da época no salto em comprimento e no triplo salto. Eh pá, fiquei muito contente por ler a notícia, que até sou fan de atletismo e sei que se o Nelson Évora é um dos melhores mundiais da actualidade no triplo, tem ainda margem de progressão no comprimento.

Vai daí, fui ver as estatísticas no site da IAAF e descobri que Nelson Évora lidera, portanto, com 7,96, à frente de Peter Rapp que detém esta época uns míseros... 8,03m, conseguidos no dia 19 de Janeiro (na véspera do salto do Nélson Évora, portanto).

Agora, a pergunta: custava muito, sei lá, ir confirmar as informações em vez de repetir erros já cometidos por outros? O Público cita o site do Benfica. O site do Benfica fez asneira. E o Público, órgão de comunicação social de referência, descarta-se da responsabilidade atrás de uma citação.

Eu sei que o noticiário da TVI também deu a mesma notícia, mas da TVI já não se espera grande coisa. Do Público... bom, exige-se mais.

É que, sendo assim, eu queria dar aqui uma notícia em primeira mão: EU SOU O MAIOR! Agradeço que amanhã o Público escreva uma notícia dizendo que, segundo o meu blog, EU SOU O MAIOR! (assim, com maiúsculas e tudo, que é para ser ler melhor)

Update: escrevi um comentário à notícia do Público e recebi agora a resposta do editor que me esclareceu que a marca de 8,03m foi obtida em pista coberta. Nelson Évora é o líder mundial ao ar livre. Ganha-se na correcção da notícia, perde-se na relevância da mesma: a época de ar livre começou agora. A maior parte dos atletas ainda não participou em nenhuma prova de ar livre em 2008.

Update II: agora a notícia do Público também diz o mesmo. Há bocado não dizia. Os últimos dois parágrafos foram acrescentados agorinha mesmo...

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece que há uma incerteza qualquer em relação ao tempo e à posição... hummm, acho que já ouvi isto nalgum lado...

Teté disse...

Papagaio loiro, de bico encarnado...

Ana disse...

Ok, então e etsas a espera do que para pedir direitos de autor ao publico?... :O