15 janeiro 2008

Informação útil do dia

Este site é um espetáculo! (ao abrigo do célebre acordo ortográfico de 1990 a palavra "Espectáculo" perde o C antes do T, já que é uma consoante invariavelmente muda)

É que dá jeito para uma catrefada de coisas que um gajo às vezes precisa de saber e nunca tem à mão: definição das unidades de medida. Por exemplo, ficam a saber que o pé tradicional português vale 33,324cm, por oposição ao pé romano que vale 29,67cm enquanto que o pé do sistema imperial vale 30,48cm. (somos os mais pezudos, tá visto!)

Mas se fosse só isso não me dava ao trabalho de escrever um post! É que lá também podem encontrar: os resultados do teste APGAR (se não sabem é porque não têm putos; quando tiverem ficam a saber; eu também não tenho putos e não sabia), uma lista dos vários tamanhos de papel (formatos A, B e C além dos tamanho americanos todos), escala de furações, escala de Mercali e tamanhos de chapéus!!!

Não encontrei foram as equivalências entre as várias escalas de tamanho de roupa e calçado, talvez a escala que mais jeito me daria, mas aprendi muitas coisas inúteis e contudo interessantes.

(Nota ao primeiro parêntesis ou parêntese: Quando estiver p'raí virado irei falar do acordo ortográfico; mas não é hoje. Primeiro vou lê-lo para saber do que falo. Será uma novidade, neste país de opinadores de trazer por casa.)

3 comentários:

Sun Iou Miou disse...

Olha, essa leitura e o conseguinte resumo eu agradecia. Até era capaz de renunciar a alguma coisa (a algumas letras vai-se renunciar mas não voluntariamente). E quando era que isso entra em vigor?

Teté disse...

Bom, prepara-te para ficares vesgo! Eu já li (o acordo), e salvo erro foste tu que enviaste à Vanadis!!! :)))

Pedro Pinheiro disse...

The area of a Bn sheet is the area of the An sheet multiplied by the square root of 2

Embora correcta, esta afirmação não corresponde à construção da folha Bn: Os lados são a média geométrica dos da folha An e A(n+1)