08 janeiro 2008

Poupança (?) Energética

Há uns tempos foi o Blackle, agora é o Eco-find. Ambos alegam a mesma coisa: motor de pesquisa com os resultados do Google, mas com maior poupança de energia porque a página é preta.

Parece intuitivo, não é? Uma imagem preta consome menos energia que uma imagem branca. Comparem com o Google que normalmente é apresentado sob fundo branco. Muito mais luz, logo muito mais energia.

Mas... será? Até que ponto acreditamos no que nos parece lógico sem questionar a validade dos factos apresentados?

Quantos leitores já receberam um mail sobre a alegada poupança energética do Blackle ou do Eco-find e re-encaminhou o mail, dando azo à sua veia ecológica? E achando que fez uma boa acção? Bom, pelo menos o Portugal Diário deu crédito às alegações do Eco-find e publicou-as (último parágrafo da notícia). O desmentido do Google foi referido "en passant". (notícia encontrada a partir daqui)

Pois bem, se o fizeram, fizeram merda: um LCD gasta MAIS energia com uma imagem preta do que com uma imagem branca. Por outro lado, num monitor clássico (com tubo de raios catódicos ou CRT) ou numa televisão de plasma, é o inverso: imagens pretas consomem menos energia que imagens brancas. Mas... bora lá por partes que este parágrafo deve ter feito confusão a muita gente.

1. Princípios básicos de uma televisão ou monitor CRT
Temos um canhão de electrões e um campo magnético que os irá desviar, de acordo com a imagem a apresentar. Para produzir imagens de maior intensidade é necessário maior quantidade de electrões, logo maior quantidade de energia eléctrica.

2. Ecrãs de plasma
Cada "pixel" é uma celulazinha com um gás raro no seu interior; quando submetido a um potencial eléctrico o gás é excitado e produz luz. Quanto maior a luminosidade da imagem maior a quantidade de energia que é necessário fornecer ao plasma e portanto maior consumo.

3. Ecrãs de cristal líquido ou LCD
Por trás do ecrã temos uma lâmpada fluorescente que emite luz branca. E os pixels são um cristalzinho que quando é submetido a uma diferença de potencial de torce, curva e alinha, filtrando ou não a passagem da luz. Um pixel é branco quando o cristal líquido deixa passar toda a luz, ou seja, não é aplicado nenhum potencial eléctrico; está "desligado". Um pixel é preto quando filtra toda a luz, ou seja está "ligado".

Quer isto dizer que, num ecrã LCD, UMA IMAGEM PRETA CONSOME MAIS ENERGIA QUE UMA IMAGEM BRANCA, NÃO MENOS. Ou seja, o "Eco"-find (as aspas são minhas) é tudo menos ecológico, sobretudo tendo em conta a actual distribuição do mercado de computadores: a maior parte dos computadores de utilização pessoal têm monitores LCD e não CRT.

Acham esquisito? Bom, um bom sítio para começar a pesquisar informação para me poderem desmentir é a wikipedia. Podem sempre seguir os links no final da página caso duvidem (e devem duvidar, a wikipedia não é infalível, aliás, está muito longe disso) da veracidade da informação. Ou então procurem no Google (se ainda não acreditam em mim, pronto, procurem no Blackle!) coisas como how lcd television works.

2 comentários:

Ana disse...

Deixa lá, o fisico és tu, ;-). Se tu dizes, eu acredito. ;-)

Já agora, bigados pelo esclarecimento, que eu andava a perguntar-me se isso seria mesmo assim. ;-) thanks.

Sun Iou Miou disse...

Aínda bem que nos queda o ófaxavor! Experimentara uma vez o Blackle mas não aguentei: era como se me absorvesse a energia a mim o ecrã. Agora já tenho a consciência tranquila. Obrigada. E já estás a mudar o fundo do template, que me consome muita energia cada vez que cá entro, faz o favor.