10 janeiro 2008

É em Alcochete, otário!

Parece que o aeroporto afinal vai para Alcochete. Diz a Sic Notícias que a decisão será anunciada hoje à tarde em conferência de imprensa.

Eu só vejo vantagens nesta mudança de localização:

1. Quem vem da OTA entra em Lisboa por Sacavém, bela zona cheia de armazens abandonados e prédios habitacionais horrorosos. O último local por onde se passa antes de entrar na cidade é a ponte sobre o Rio Trancão.

2. Quem vem de Alcochete entra em Lisboa pela Ponte Vasco da Gama, com vista para o Parque das Nações e Torre Vasco da Gama. A vista é bem mais bonita e promove muito melhor a cidade de Lisboa.

3. Quem viaja de Paris pela Air France e chega ao aeroporto muito em cima da hora (1 hora ou menos de antecedência) corre sérios riscos de ficar em terra porque a Air France vende por sistema mais bilhetes do que os lugares disponíveis. De acordo com a legislação da UE o valor de indemnização a pagar a um passageiro a quem é recusado embarque num voo dentro da UE é de 250 euros se a viagem for de menos de 1500km e 400 euros se for superior a 1500km (para voos fora da UE os valores são de 400 e 550 euros consoante a distância for inferior ou superior a 3500 km respectivamente). Ora a Portela fica a 1469 km de Charles de Gaulle; Alcochete aumenta um bocadinho esta distância (não sei se vai chegar aos 1500 ou não, mas sempre é melhor que OTA que fica uns bons 30 km mais perto de Paris).

Quanto ao resto (acessibilidades, infra-estruturas necessárias, custo da obra, impacto ambiental, expansão futura, etc.), deixo para os especialistas, que é para isso que o Estado lhes paga.

5 comentários:

Teté disse...

Vamos ver, que o lobby dos otários estava em grande... Dizem!!! Porque EU não sei de nada, só assim umas noticiazecas esparsas, a dar a sensação que houve pr'áli umas negociatas com os terrenos da Ota por alguns... gajos conhecidos!

Nelson disse...

e com os terrenos de Alcochete, não?

Faz lembrar a piada da vaca preta e da vaca branca: um gajo vê duas vacas, uma branca e uma preta e tava um senhor ao lado das vacas e ele resolve meter conversa:
- Lindos animais que aqui tem!
- Ah, sim, a branca.
- E a preta, não?
- Também.
- E dão bom leite?
- Sim, a branca.
- E a preta, não?
- Também.
- E os bezerros? São fortes e saudáveis?
- Sim, os da branca.
- E os da preta, não?
- Também.
- Olhe lá: porque é que responde sempre que é a branca, mas afinal a preta também?
- Ah, é que a branca é minha.
- Então e a preta?
- Também.

adavid disse...

Opa... o angulo Portela^Paris^Alcochete ~ 0 e segundo as minhas contas com o Google Earth, Alcochete eh 5 km mais perto de Paris (1465 km) que a Portela (1470 km). Tu querias era o novo aeroporto no Cabo Espichel (1507 km). Era ver a malta toda a ficar-se pela praia da Caparica...

Nelson disse...

pois, eu fui ao Google Earth medir e deu-me mais ou menos isso. Mas isso estragava-me a piada.

Teté disse...

Jamé!