18 junho 2007

Sub-21 e o PAM

Quando uma selecção portuguesa de um desporto qualquer ganha alguma coisa importante é recebida, reza a tradição, pelo Presidente da República. Aconteceu com o Obikwelu, com a selecção senior de futebol, com a selecção de hóquei em patins e vai acontecendo com as várias delegações olímpicas que conseguem bons resultados.

A selecção de sub-21 não conseguiu grande coisa. Por causa disso o PR mandou-os correr 10 voltas ao estádio em vez de os receber com a pompa habitual. Mas a Ministra da Educação resolveu chamá-los para os premiar. Resolveu premiá-los pela sua notável contribuição para o Plano de Acção para a Matemática (PAM). É que graças ao empate contra a Bélgica e a derrota contra a Holanda, entrámos para a última jornada, contra Israel a ter de fazer contas: tínhamos de ganhar e a Bélgica tinha de perder. E a coisa começou a correr mal: a Bélgica ganhava e nós estávamos a 0-0; depois a Holanda marcou 2 à Bélgica, nós começámos a marcar, chegámos ao 4-0 e estávamos apurados. Depois a Bélgica empata e nós ficamos pelo caminho. E nos entretantos era ver os jovens e os menos jovens deste país a somar golos marcados e golos sofridos para perceber que com 2-1 no Holanda-Bélgica e 1-0 contra Israel nós ficávamos pelo caminho, mas se ganhássemos 2-0 já conseguíamos o apuramento.

Ficámos pelo caminho, mais uma vez. Mas ainda há esperança porque caso a Inglaterra se apurasse para as meias finais ainda tínhamos o play-off para decidir o apuramento para os Jogos Olímpicos. É que são apuradas as 4 melhores equipas, mas nos JO a Inglaterra participa como parte do Reino Unido, por isso não se qualifica. E lá continuamos a fazer contas ao Inglaterra-Sérvia e ao Itália contra não sei quem. A Inglaterra ganhou e assim temos mais uma oportunidade de fazer contas ao apuramento. Vamos jogar com a Itália. E lá vêm as tradições e estatísticas a dizer que é maior a probabilidade de ficarmos em casa do que ir a Pequim.

Mas caso consigamos o apuramento para os Olímpicos teremos daqui a 1 ano nova oportunidade de fazer contas quando a selecção começar a perder jogos logo na fase de grupos em Pequim.

Por tudo isto, pela sua contribuição para o treino da aritmética entre os jovens de Portugal, a Selecção Nacional de sub-21 vai receber uma medalha de mérito das mãos da Ministra da Educação. Bravo selecção!!!

7 comentários:

Elora disse...

Tens a certeza? Olha que a senhora não é nada de dar...

Ana disse...

Elora, tens de parar com essa "mania" de me tirar palavras da boca... será do factor X??? LOL

Meg disse...

Já paravas de falar de futebol, não?

Olha, por acaso vi esse jogo, deve ter sido de tanto pregares futebol ao almoço... :S

Meg disse...

Já agora, olha: o meu blog ja tem comics :P o teu ainda não, hahaha!!

a estreia!

Nelson disse...

bah! comics. :PPP

Meg disse...

Estás muito ultrapassado, deve ser da idade :P

Ana disse...

Meg, xim xenhora! Continua a meter comics!! Eu adoro!!! :-)