28 junho 2007

Deficit de nicotina

Vem aí a nova lei do tabaco. Tá quase, quase a sair do forno. Parece que o PS e o PSD vão aprovar a lei e o resto do parlamento vai votar contra. O PCP diz até que esta lei não faz nada para acabar com o consumo de tabaco. E ainda bem!

É que o imposto sobre o tabaco vale qualquer coisa como 1400 milhões de euros. É apenas o terceiro maior imposto indirecto sobre o consumo (depois do IVA e do ISP), valendo mais dinheiro para o estado que o Imposto Automóvel. Contas feitas por alto o imposto sobre o tabaco corresponde mais ou menos a 10% do IVA. Ou seja, para eliminar o consumo de tabaco e manter o nível de receita era preciso, por exemplo, passar o IVA de 21% para 23%. O tabaco faz mal, claro que sim, sobretudo aos não fumadores. Mas não fumar também faz mal, e muito, aos cofres do estado. Por isso, que tal perder a pose idealista e encarar as coisas como elas são?

4 comentários:

Ana disse...

Por mim, é como quiserem. Desde que não fumem para cima de mim. Isto, se não quiserem levar uma traulitada bem metida em cima. Ainda no outro dia fui ao Casa Vostra em Almancil...nada de especial...casa tipo cantina com luzinhas vermelhas que se acendem para chamar o empregado...bifes até não perder de vista. E foi preciso chegar uma tia portuga para o restaurante ficar cheio de nicotina.

MoonDreamer disse...

então ainda bem que se fuma tanto... se não fossem essas receitas se calhar ainda éramos para aí o último país da União Europeia, ou teríamos talvez um ordenado mínimo de 400 euros... ou até estivéssemos talvez a anos luz do desenvolvimento económico dos espanhóis... Tudo isto graças ao tabaco... Obrigado fumadores...

Teté disse...

Idealista? Não querias dizer hipócrita?
Mas mesmo assim, recuaram bastante, os proprietários dos pequenos estaminés é que decidem se proibem ou não...

Nelson disse...

ou isso! :)
por acaso eu até concordava com a proibição de fumar e pronto. Não há cá escolhas, senão não vai haver proprietário nenhum que proiba e não fazemos nada com a lei. Muito bonita em muito inútil.

Mas daí a alegar que o objectivo da lei é eliminar o consumo... enfim.