20 junho 2007

Novas regras

Parece que o Vaticano resolveu preocupar-se com a sinistralidade rodoviária. Ouvi hoje na Antena 3 que publicaram um documento em que indicam novas regras para os católicos ao volante: respeitar os limites de velocidade, não conduzir sob o efeito do álcool, não insultar os outros condutores, não usar a viatura como instrumento de glorificação pessoal e não usar o carro para actividades pecaminosas.

Eh pá, se as primeiras duas já estão no código da estrada e as duas seguintes são mais ou menos consensuais e já fazem parte das regras da sã convivência em sociedade, a última é algo estranha... eu não sei a que actividades pecaminosas se refere a igreja mas, por serem pecaminosas, não eram já proibidas? Independentemente do sítio?

O Vaticano agora descobriu uma nova moda: a reproibição. Torna-se a proibir uma coisa que já era proibida a ver se desta vez levam a sério. E a malta começa a usar um esquema de pontos para saber se pode ou não fazer alguma coisa. Se não foi proibido pode-se fazer; se foi proibido uma vez faz-se, mas devemos sentir-nos culpados; se foi proibido duas vezes é de evitar; se for proibido três ou mais vezes não se pode fazer.

Update: podem ler a notícia aqui.

6 comentários:

Ana disse...

Acabaste de dizer a palavra que mais me tira do sério...Vaticano. Pronto. Já tenho o dia estragado. :-p

Anónimo disse...

e que acontece a um católico que use o seu carro como objecto de glorificação pessoal, em estado de embriaguez, a conduzir em excesso de velocidade, enquanto treina a sua projecção de voz insultado os outros condutores? pode-se juntar alguma actividade pecaminosa só a brincadeira... digamos, ser casado e ter uma prostituta em pleno acto sexual durante a condução...

dá prémio?! direitinho para o inferno? ou audiência com o próprio Bento XVI (+/-I) antes de ser excomungado?

Elora disse...

Tem tudo a ver com conduzir e comer gelados. Ou chocolates.

Teté disse...

D. Januário diz que são os 10 mandamentos do condutor católico... Um deles, é não guiar sem carta de condução. Original, não?

Também não percebi quais são as penas para os infractores...

Nelson disse...

à primeira safam-se com uma penitência. Eventualmente têm a comunhão inibida por 30 dias a 6 meses se forem reincidentes.

Ana disse...

IUPI!!!!! não ter de fazer comunhão???? IUPIIII!!! Vou já usar o meu carro "como objecto de glorificação pessoal enquanto treino a projecção de voz insultando os outros condutores" (citando o anónimo)!!!
Estou para aqui com isto, mas eu já tenho lugar garantido no Inferno, nem sequer sou batizada! Toma-te Januário, o que pensas fazer sobre isso?!