04 junho 2007

Bom purtuguês

Uma coisa de dormir em hoteis é o hábito de ligar a televisão na RTP1 de manhã. Sim, porque hoteis com TV Cabo nos quartos não abundam e a alternativa ao noticiário da 1 é o noticiário (credo!) da TVI ou então a TV5 ou TVE.

E no noticiário da RTP1 têm aquela rubrica do Bom Português, em que andam a dar lições sobre como escrever português correcto. Têm duas alternativas de grafia e perguntam na rua a algumas pessoas como se escreve correctamente. Alguns acertam, outros erram.

Na quinta-feira a questão era sobre a expressão "pagamento à vista" e perguntavam se "à vista" se escrevia tudo junto ou separado. Mas escreveram tudo junto como "àvista". Tá bem que esta é a forma errada de escrever, mas não podiam ter posto o acento para a frente?

10 comentários:

Elora disse...

Para quê?

Nelson disse...

acho que fica mais bonito "ávista" em vez de "àvista". Mesmo sendo uma barda, acho importante escrever as bardas como deve ser.

Elora disse...

"Acho que fica mais bonito" não é regra gramatical. Sendo errado, a grafia deve ser a mais próxima possível da correcta. Claro que também haviamos de estar a preocupar-nos com outro tipo de coisas.

Nelson disse...

claro que a beleza é um critério válido! Mesmo em matemática é um critério válido. Já dizia o Gauss, salvo erro, que se for bonito provavelmente é verdade.

Elora disse...

Gauss? Se o homem tivesse alguma ideia de beleza fazia curvas mais interessantes.

Nelson disse...

ai, ai, não se brinca com coisas sagradas! (são três: o subsídio de férias, o Gauss e o Benfica)

Anónimo disse...

O subsidio de férias não serve para brincar? Tenho andado a utiliza-lo mal todos estes anos :x

Pedro Pinheiro disse...

É pá, está na cara. "Àvista" é a contracção da proposição "a" com o verbo "avistar", e o acento vai para o mesmo lado que nas outras contracções ;)

Ana disse...

Nem me falem, em curvas de Gauss...ainda bem q não tive de gramar isso mto tempo...

Se a questão é o que fica mais bonito, "àvista" é muito mais binito do que "ávista"!!!! Mas como já dizia o outro, a beleza das coisas tá nos olhos de quem a contempla. Ou como ainda outro dizia, as coisas mais belas são ditas pela loucura e escritas pela razão. Se formos por esta definição de beleza, a loucura ditou que escrevessem a cena toda pegada e a transmitissem num programa sobre como escrever portugues (não puz o chapeuzinho no "e" de propósito toma) e a razão que, ao menos que algo saísse bem...

Ps - os acentos sairam-me todos bem?

Nelson disse...

parece que sim.