26 junho 2007

Poderes miraculosos

Há coisas com poderes miraculosos. Toda a gente conhece o poder invocativo do cigarro (assim que se acende um cigarro aparece o autocarro), e o poder finalizador da mudança de canal (faz-se um zapping muito rápido e o Nuno Gomes marca o único golo da época). Há muitas coisas com super-poderes, com as quais esbarramos diariamente e nem nos damos conta. Hoje vou falar-vos do poder dos indicadores luminosos de mudança de direcção, vulgarmente designados piscas.

Descobri que os piscas têm um poder maravilhoso, ou pelo menos muita gente julga que sim! Os piscas têm o poder de fazer desaparecer os carros que estão ao lado!!! Por exemplo: eu vou na faixa do meio e quero virar à direita. O facto de estar na faixa errada não é relevante para o caso. Como quero virar à direita, começo a chegar-me para a direita. Para cima de outro carro que já lá estava (essa é outra que muita gente não percebe: os corpos ocupam espaço; e existe uma lei qualquer que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo; por acaso acho que esta lei devia ser revogada, mas pronto...). O outro carro resolve buzinar. E como buzinou, eis o raciocínio do gajo inteligente que quer virar à direita: "se calhar é melhor fazer o pisca". Faz o pisca e continua a chegar-se à direita, esperando que assim já não lhe buzinem. E que o outro carro desapareça pela acção mágica daquela luzinha intermitente! Deve ser por isso que as ambulâncias em marcha de urgência ligam os quatro piscas, para fazer com que os vários carros que estão a estorvar-lhes o caminho desapareçam e poderem chegar ao hospital o mais rapidamente possível!

Na verdade esta lógica tem algumas falhas. O poder mágico dos piscas não é fazer os outros carros desaparecer. É mais uma questão de atracção-repulsão: um carro com o pisca ligado repele os outros carros; dois carros com os piscas ligados atraem-se. Assim, se eu quero mudar de faixa basta-me ligar o pisca e começar a chegar-me para a outra faixa que os carros que lá estão começarão a ser repelidos pela acção do pisca. É por isso que há um pisca à frente e outro atrás: um empurra um carro para a frente, o outro empurra o outro carro para trás e com isso arranja-se espaço para o meu carro. Por outro lado, se o carro da faixa do lado fizer o pisca contrário ao mesmo tempo que eu os dois veículos atraem-se e acabam por chocar a meio da manobra.

Como vêem, tudo aquilo que vos ensinaram nas aulas de condução é um disparate completo. Por exemplo, nas aulas de condução ensina-se que se deve olhar para o retrovisor, o que é completamente desnecessário. É por isso que eu mandei retirar os retrovisores exteriores do meu carro, que assim consigo passar em sítios mais apertados (é complicado estacionar ao pé de minha casa, às vezes tenho também de tirar os retrovisores dos outros; o que é chato, porque não consigo tirá-los com facilidade, costumo ter de usar uma pedra grande ou um martelo). O retrovisor interior costuma estar convenientemente apontado para o lugar do passageiro, dando-me uma boa perspectiva do decote da pessoa do lado (para mim os gajos são como as crianças: sempre no banco de trás! e como eu tenho um carro comercial... azar). Digo-vos já que a condução é muito mais agradável e olho muito mais para o espelho quando a companhia tem um top decotado do que antes, quando o espelho apontava estupidamente para os carros que seguiam atrás de mim. Digo estupidamente porque para conseguir ver as mamas da gaja do carro de trás é preciso estar muito perto, o que me obrigava a travar repentinamente na auto-estrada quando achava que aquele decote merecia ser visto mais de perto. E isso era perigoso, como me disse o senhor da oficina quando me substituiu o pára-choques traseiro pela oitava vez (não percebo porque é que não me avisou antes... virava o espelho para o banco do lado e escusava de ir tantas vezes à oficina).

6 comentários:

Anónimo disse...

"Por exemplo, nas aulas de condução ensina-se que se deve olhar para o retrovisor, o que é completamente desnecessário"

Concordo plenamente com a afirmação. As aulas de condução são mesmo uma merda: ontem, na A1, circulava alegre e formosamente um carro de instrução (com a menina ao volante e instrutor ao lado) na faixa central. Obviamente que a faixa da direita estava livre até perder de vista. E a do meio também (exceptuando o carro da escolinha de condução). E a da esquerda também (exceptuando o meu carro). Dass! Que merda de país!

Ana disse...

Pois, mas quando há uns cromos pelo meio, a aula vai de mal a pior. Passo a explicar. Tirei a carta há bem pouco tempo (mas já sou um ás!), e ainda me lembro muito bem das aulas de condução (não me venham com o não são uteis...serviram para terem a carta, não serviram? toda a gente sabe que as aulas de condução servem para ensinar a passar no exame de condução, e não para a prender a conduzir...). Lembro-me muito especialmente de um hiper-cromo que a) quase abalroou o carro da condução, num cruzamento e b) ainda mandou vir com o instrutor. Então eu afirmo que a) este hipercromo é dos tais que acham que os triangulos invertidos estão ali só para enfeitar o passeio e b) este hipercromo deve-se achar tã bom mas tã bom que até já sabe mais do que uma pessoa cujos dias são passados a recitar o código da estrada...

Ana disse...

Mas é verdade que nas aulas de condução eu não faria o que seria bem capaz de fazer hoje: queres abalroar, então aqui vai. E vá de chamar a bófia. E vá de ver a cara de banzado de um hipercromo a transformar-se em hiperincrédulo quando constatar que a regra da direita só se aplica quando não há sinais que obriguem a ceder passagem. E vá de ver o meu pópó perder a mossa feita por aquela idiota que não sabe que não se entra numa rotunda quando está alguém a sair dela (com o pisca devidamente ligado).
O que nos leva á questão, não só o pessoal não sabe usar o pisca como não sabe vê-lo...aposto que acham que é a canção da rute marlene...

Ana disse...

O pisca-pisca está mesmpo na moda! ;p

Ana disse...

mandaste retirar os retrovisores exteriores??????? sabes que isso dá multa??? Tens de ter pelo menos um...
E não concordo mesmo nada: os retrovisores, tanto os bilaterais como o interior, são essenciais. Servem para eu ver os carros a chegarem-se para o lado, sinal de que vem aí ambulancia a abrir. Servem para eu ver os máximos dos cromos que acham que eu estou a andar a cinquenta dentro da cidade só para os chatear, e que não me atiro para o carro do lado só para os chatear (aviso já: tentem essa brilhante abordagem de se encostarem á minha traseira e vão ver o que acontece...), ou dos cromos da autoestrada que acham que eu vou a cento e quarenta e com o pisca ligado e com uma fila de carros na faixa da direita, só para os chatear. Mas, confesso...a maior parte das vezes é só mesmo para os chatear...

Meg disse...

Poderes milagrosos lembra-me a minha empregada... Hoje tive a infeliz ideia de ficar em casa de manhã, e tive de a aturar :S Fala pelos cotovelos, a senhora. Hoje vinha-me com a história da dieta milagrosa de sumo de beringela :S