12 junho 2007

Peixe Cru

Eis o primeiro dos meus posts sobre a última viagem. Fui a França, como já tinha dito, a um sítio chamado Ile de Ré, que como o nome indica é uma ilha. E como é costume nas ilhas está rodeado de água por todos os lados. Fica ao largo de La Rochelle, na costa atlântica, caso alguém esteja com curiosidade.

A especialidade gastronómica do sítio é, obviamente, peixe. Principalmente cru. Eu julgava que peixe cru era exclusivo da comida japonesa (nham, nham!) mas enganei-me. No sábado o meu almoço consistiu de 2 pratos: o primeiro eram três fatias de salmão cru e uma de dourada crua. Com um molho divinal! Estava soberbo. O segundo prato era um bife de atum bastante alto cru por dentro e cozinhado levemente por fora. Estava excelente! Eu julguei que era vitela e quando me disseram que era atum não acreditei. Aliás, toda a gente achava que era vitela! Ao todo durante o fim de semana devo ter comido um salmão inteiro.

A outra especialidade do sítio são bichos moles que morem dentro de água. Ostras, caracois do mar, búzios e afins. Gostei dos caracois e dos búzios, quanto às ostras... bem, acho que é preciso ser rico para gostar daquilo, é como o caviar. Quando comi caviar a primeira vez pensei "tanta coisa por causa disto?". E com as ostras foi a mesma coisa. Para quem nunca comeu, passo a descrever a coisa: temos o bicho, mole e com aspecto cru dentro da sua casca. O bicho está efectivamente cru. Aliás, está vivo! Com um garfo damos-lhe um toque muito ao de leve a testar se ainda está vivo. Se mexer, é bom sinal! Espreme-se um limão para cima do bicho, arranca-se da casca com o garfo, põe-se inteiro na boca, dá-se duas trincadelas e engole-se inteiro. Sabe a limão (vá-se lá perceber porquê) e a água do mar (idem). E não é grande coisa como petisco. Percebi porque é que as ostras são afrodisíacas: o gajo e a gaja vão passar um fim de semana romântico e decidem encomendar ostras. Servem-lhes os bichos, provam a primeira, olham um para o outro e decidem ir para a cama.

11 comentários:

Ana disse...

Continuo sem perceber porque é que as ostras são afrodisiacas! Detesto ostras! Detesto caviar! Detesto buzinas e buzios! Detesto caracois! Detesto peixe cru!! bem, acho que detesto essa cozinha francesa...lololololol. Então e o resto das historias que prometeste contar????

cacao disse...

Se calhar são só as ostras picantes que são afrodisiacas...

Elora disse...

Que romantico!

Restelo disse...

"A outra especialidade do sítio são bichos moles que morem dentro de água." Porquê, os peixes são duros e vivem fora de água?? De qualquer forma, o post tá giro, si senhore...
Quando é que tiras esta treta do word verification? Que seca ter de escrever isto a cada vez..

Ana disse...

pois, pois eu tb ando a trepar paredes com o word verification!!!!

Nelson disse...

os peixes são um pouquito mais rijo que os búzios. A modos que têm esqueleto.

Quanto ao word verification já o tirei. Se tiver muito spam volto a ligá-lo. :P

Ana disse...

Pois é, tiraste-o!! ALELUIA! Nem reparei...devo tar mesmo mal...ou então era o word verification que não incomodava assim tanto, mas já dizia o Quino pela boca do Filipe, a preguiça é a mãe de todas as virtudes, mas uma mãe é uma mãe e é preciso respeitá-la!

Nelson disse...

só tirei agora, porque pediram com jeitinho ;)

kanjas disse...

E os meus caracois? Não me digas que foram mais rapidos que tu??!

Nelson disse...

não trouxe porque ia ficar com a mala a cheirar mal :P

Meg disse...

Só vi esta coisa hoje. Olha lá, para saborear uma ostra não lhe dês um banho de limão, uma gotinha basta e sabe muito bem. Para a próxima tenta isso :P