06 junho 2007

Novo código da estrada

Agora é moda: distribuir jornais gratuitos nos cruzamentos mais movimentados de Lisboa. Aproveita-se a fila no semáforo vermelho para andar pelo meio dos carros a entregar jornais. E como é à borla a malta aproveita, claro! Além do pioneiro Metro e do seu seguidor Destak, temos também o Meia Hora (descobri hoje que esta coisa existe) e o Diário Desportivo.

A única coisa que me chateia é a malta que resolve esperar parada pelo rapaz do jornal em vez de avançar quando abre o sinal verde. É um daqueles paradoxos: cai o vermelho e continuam a avançar ficando tantas vezes parados no meio do cruzamento a entupir o trânsito. Abre o verde e ficam parados à espera do Destak que aproveitam para ler enquanto não chegam ao escritório.

Por causa desta nova mania eu acho que devia haver um aditamento ao Código da Estrada e devia ser criada uma nova contra-ordenação: ficar parado à espera do jornal em vez de avançar, estorvando o trânsito, seria punido com a obrigatoriedade de comprar o Correio da Manhã ou o 24 Horas durante 1 ano. Ora aí está! Ah ficas a empatar a vida aos outros porque queres o jornal de borla? Então agora vais comprar o jornal todos os dias durante 1 ano, que é para aprenderes!

Outra coisa que me chateia é o facto de estes gajos aproveitarem o caminho para o trabalho para LER o jornal! Enquanto conduzem!!! Ó amigos: a coisa é simples. Se querem ler, vão de transportes. Se vão de carro ouçam música! Eu acho que ler o jornal em andamento devia ser punido com interdição de conduzir durante um ano e a obrigação de comprar o passe de transportes públicos durante o mesmo período de tempo. Deixa lá tar a multa. Em vez de sacar dinheiro ao gajo para entregar ao estado obrigávamo-lo a andar de comboio e autocarro para poder ler o jornal descansado. O estado ficava a ganhar, os outros condutores ficavam a ganhar e sobretudo as seguradoras ficavam a ganhar, que estes gajos que passam o tempo a ler o jornal volta e meia batem no carro da frente.

Ou então propomos a estes jornais gratuitos que distribuam o jornal em CD em vez de em papel. O que tem a vantagem de não permitir passar à frente da publicidade, a única fonte de receita destas publicações. Toda a gente fica a ganhar, sobretudo eu que começo a duvidar da minha capacidade para conter a raiva quando vejo estes gajos a ler o jornal apoiado no volante.

1 comentário:

Ana disse...

Não é só nos cruzamentos de Lisboa! Aqui nos de Faro temos de tudo: jornais, a dica da semana do Lidl, publicidade do modelo, peditório...em Loulé, pequena cidade pequena, tb já se podem encontrar os vendedores do Borda d'Água á espera q o sinal caia para vermelho.