18 junho 2007

Metereologia time-share

As estações do ano são 4. Temos a Primavera de 21 de Março a 21 de Junho, o Verão de 21 de Junho a 23 de Setembro, o Outono de 23 de Setembro a 21 de Dezembro e o Inverno de 21 de Dezembro a 21 de Março. Na Primavera as temperaturas começam a subir e há aguaceiros frequentes, que dão lugar a dias de sol à medida que o Verão se Aproxima. No Verão o sol brilha e as temperaturas são bastante quentes. O Outono chega com dias solarengos e as temperaturas vão descendo gradualmente, passando a dias de chuva forte em Outubro e Novembro e finalmente a chegada do frio anuncia a chegada do Inverno. O Inverno começa com muito frio e à medida que o tempo passa os dias vão ficando menos chuvosos e aos poucos as temperaturas sobem anunciando a chegada da Primavera. E recomeça o ciclo.

Este parágrafo podia ser uma composição de um aluno da primária sobre as estações do ano. E provavelmente teria boa nota. Há 20 anos atrás. Nos tempos que correm a mesma composição seria mais ou menos assim:

As estações do ano são 4: a estação seca, a estação das chuvas, a estação fria e a estação quente. Ninguém sabe muito bem onde começa e onde acaba cada uma delas e às vezes repetem-se. Outras vezes saltamos uma estação e passamos logo da estação fria para a quente, depois para a fria, depois para a das chuvas, depois voltamos à fria, depois vem a estação seca, depois a estação quente, depois a das chuvas outra vez. E ninguém sabe a quantas anda. Na estação fria às vezes chove e às vezes não. E às vezes até faz calor. Na estação quente às vezes chove e às vezes não. E às vezes faz frio. Na estação seca às vezes está calor, outras frio, e outras chove. Na estação das chuvas costuma chover. Mas nem sempre porque às vezes passamos que tempos sem uma gotinha de água a cair. Pode estar calor ou frio.

Alguém é capaz de me explicar a merda de tempo que temos tido de há uma semana para cá?

7 comentários:

Elora disse...

Há 20 anos atrás fui com um grupo de amigos meus festejar o Santo António para Alfama. Apanhámos uma chuvada tal que pela uma da manhã estavamos em casa de uma colega minha, enrolados em roupões turcos, a beber chá com torradas. Portanto o tempo assim é normal para a época, digo eu.

Ana disse...

Eu explico: na outra ponta do Mundo uma borboletazinha bateu as asas e catrapimba, escarrapachou-nos este tempo chuvoso estúpido. Hoje por acaso está um solzinho bão...mas o boletim meteorológico prevê chuva para amanha e quarta...
Mas eu explico ainda melhor: chama-se aquecimento global...chama-se alterações climatéricas...chama-se ciclos meteorológicos acelerados por actividade antropogénica...chama-se muita coisa! Tempo maluco também...

Restelo disse...

Isto do aquecimeno global não serve pra nada enquanto Portugal não tiver apenas 2 estações: estação da neve e estação da praia e o facto de estarmos numa ou noutra depender da minha vontade.

Ana disse...

Restelo: LOLOLOL!!! Se pudesse ser assim...infelizmente não é...alarmismos à parte, estamos todos F*d*d*s daqui a uns anos...

Nelson disse...

Olha, disso não percebo nada. O que eu sei é que tou farto de dias nublados e com chuva! Quero calor para poder ir à praia ao fim de semana. Domingo vou à corrida de bicicletas da ponte Vasco da Gama, espero que esteja bom tempo!

Ana disse...

Lamento ter de te informar, Nelson, mas S. Pedro gosta de gozar connosco...durante a semana, o SOL! Ao fds, a CHUVA. Sacanita do santo. É por estas e por outras que sou ateia ou agnóstica (nunca sei qual é qual, por isso, oha, sou ambas!).

Anónimo disse...

The wind of change...