21 junho 2007

Serviços de informática

"Tou, Nelson, eh pá, a minha ligação à net não funciona"

De vez em quando recebo um telefonema que começa assim. Depois toca de descobrir o problema e resolvê-lo. Por telefone ou pelo messenger (bom, tirando quando o problema é não haver ligação à net, claro!). E em geral consegue-se. Hoje era por causa dos drivers; a Local Area Network tinha desaparecido. Foi preciso actualizar os drivers da placa de rede (e encontrar os ficheiros necessários) et voila. O único problema é perceber o que querem dizer sintomas como "Eh pá, o windows tá a dar um erro qualquer" ou "Diz que não encontra o ficheiro".

Por exemplo:
Ele: Olha, agora diz que não encontra o ficheiro.
Eu: Qual ficheiro?
Ele: Sei lá, um ficheiro!
Eu: Sim, mas como é que se chama?
Ele: Eh pá, tem um nome muito esquisito...
Eu: Sim, mas se não me dizes o nome, como é que queres que eu saiba onde procurá-lo? Diz-me o nome do ficheiro!
Ele, com ar um bocado incrédulo: Eh pá, chama-se xpto32drv.sys
Eu: Ah! Então procura-o na pasta c:\windows\system32\drivers
Ele: Eia, como é que sabias? Pronto, já o encontrou e agora já funciona.
Eu: ...

Acham que podia começar a cobrar por estes serviços? Tou seriamente a pensar nisso. Sobretudo para limpar virus e spyware, que os serviços que existem actualmente são uma porcaria. Limitam-se a correr um scan e no fim dão o caso por encerrado (e diz a minha experiência que só por instalar um anti-virus num pc infectado o caso nunca fica encerrado).

Quanto é que acham que eu devo cobrar por este tipo de limpeza informática? (que fica muito bem feita, modéstia à parte; e nunca precisei de formatar um disco por causa de uma infecção)

15 comentários:

Ana disse...

Bem, eu estava aqui a pensar q cobravas mesmo...LOL! Bem, estou a ver que pczitos é ctgo...mmmmm....já agora, ajuda-me aqui com uma cena...LOLOLOLOLOLOLOL!!!!!

Ana disse...

Por acaso tenhio 1 antivirus permanentemente actualizado, dois programas antispy permanentemente actualizados, cc cleaner, desfragmenta-se uma vez por semana, corre-se os programas todos os dias...e mesmo assim apanhei um sacana de um cavalo de troia!!! Quer dizer, eu não o apanhei, quem o apanhou foi o Norton, mas como é um nabo não conseguiu eliminá-lo, então eu adiei a resolução do problema metendo o ficheiro infectado de quarentena...

Elora disse...

É aqui que se pede o teu número de telefone?

Meg disse...

<gabarolice> Não tenho nem anti-vírus, nem firewall, nem antispywares nem nada. E não preciso de ti :P</gabarolice>

Meg disse...

...excepto para me divertir no blog, claro!

Nelson disse...

vanadis: se o norton o apanhou, não tens problemas.

elora: pedir podes pedir sempre. duvido que o dê. mas experimenta por mail...

meg: :P para ti também.

Ana disse...

Nelson: Ele apanhou-o, mas não o eliminou (disse que não conseguia), pelo que o meti de quarentena. A chatice é que nem sequer vinha do meu PC (esse tá limpinho), tava na pen (não faço a menor ideia onde o apanhou...querem ver que agora tem de haver preservativos para pens???)...e continua a tar lá, mas quarentinado...

Meg: sem antivirus, firewall e anti-spy??????? Se ainda não apanhaste nenhum vírus, entao Parabéns, és uma sortuda!!!!! Qual é o teu segredo?????

Nelson disse...

Linux. Ou então Mac. Não é que não haja virus para estes sistemas operativos, mas são muito raros. Como 90% dos utilizadores tem windows é para windows que se fazem mais virus. Além de que é mais fácil fazê-los. O Windows é menos seguro.

Se voltares a ligar a pen decerteza que ele consegue eliminar o que está de quarentena. Se não consegue apagar é porque tens o trojan instalado no teu pc. se não está instalado o ficheiro pode apagar-se como outro ficheiro qualquer. O Norton às vezes tem manias esquisitas.

Restelo disse...

Por acaso não tens por aí uma password para eu conseguir actualizar o Norton? Como não o comprei (como é óbvio, mas se a ASAE estiver a ler isto, é claro que faço intenções de ir já a correr a loja mais próxima) não tenho e não consigo fazer todos os updates.

Nelson disse...

Para quê o Norton se podes ter o AVG?

Instala o AVG Free (anti-virus gratuito) e o AVG Anti-spyware. Ficas com um bom nível de protecção. Vai a www.grisoft.com.

Eu não uso o Norton pq é um anti-virus de subscrição, ou seja, não compras o produto, compras o direito de actualizar as definições durante um ano. O que é uma merda.

Ana disse...

Eu tinha o AVG, entretanto o PC foi a formatar e os gajos meteram-me o Norton outra vez. Quando acabar a papinha doce enfio para aqui o AVG outra vez.

Fiz um scan ao PC e nada, não apanhou nada. A cena só aconteceu qd enfiei para aqui a pen (devia ter usado preservativo...), scannei a gaija e ele (norton) apontou o Troiano na pen. Meti em quarentena. Voltei a scannar e nem ve-lo.

Amanhã é dia de gaijo, que dança uns pezinhos na informática (como é que julgam que o meu hp comprado no jumbo em promoção há 5 anos está melhor que muitos acabadinhos de estrear?),ele que se amanhe!

Elora disse...

Querido Nelson:

O meu computador queixa-se com calor nos dias mais quentes de Verão. Será sintoma de menopausa precoce, num pc com apenas dois anos? Sempre achei que os computadores pertencem ao género masculino, poderão ter menopausa? Se são do género masculino, poderei ficar grávida ao ver pornografia na Internet?

Aguardo ansiosamente os seus conselhos,

Leitora identificada - Trafaria

mj disse...

Tou Nelson? pá podias vir cá a casa arranjar-me o pc todo, para eu não ter que formatar o disco pela 2645 vez? Obrigada
Ou
ela: - o que eu precisava era de um homem como tu na minha vida..
ele - a sérioooo? para que?
ela - ora, para me limpares as viroses do pc.
Ou
Tou Nelson fala aqui a vizinha, aqui do bairro, tão pertinho...fiz uma coisita que não devia, coisita parva, vá lá estúpida e agora há umas coitas que não funcionam...achas que...?
(bom desde que dê para jogar travian , para mim tá bom!)

mj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Bem, onde isto já vai. Esta imaginação não tem mesmo limites!!! Computadores com menopausa????? Já dizia um amigo meu que o problema de um PC está geralmente "entre o teclado e a cadeira onde estás sentado"...
Eu cá não percebo nada de PCs. Talvez só o suficiente para tentar constatar a uns nerds informáticos que já sabia o que se passava para a impressora deles não imprimir...mas aquilo já tinha tomado contornos de abre comput, abre impressora, saca programa, desinsistala, volta a instalar...e não quiseram ouvir a naba...só quando finalmente desistiram e "vá diz lá" e ela "já repararam que a impressora e o computador não estão ligados um ao outro??" (TOMA-TE!!!!) é que o problema ficou resolvido... ;-p