12 fevereiro 2006

Publicidade subliminar

Há uma coisa chamada FastMind que se anuncia como um programa de mensagens subliminares. Coisas como deixar de fumar, melhorar capacidade de raciocínio, usando mensagens subliminares. A coisa está bem feita. Bem feita ao ponto de o próprio site ter mensagens subliminares. Se não acreditam, comparem a estética do site do FastMind com a estética do Gmail. Já perceberam o toque? O FastMind usa o mesmo tipo de cores do Google, cujas cores toda a gente reconhece e associa a algo de confiança e com isso inspira confiança em que vê o site. Já começaram a perceber a ideia? Gosto particularmente dos prémios que o FastMind recebeu. Alguém conhece algum daqueles prémios? Pois, eu também não! E repararam que em 2 deles não recebeu a nota máxima (5) mas apenas um 4? Pois...



Ok, então temos um programa de mensagens subliminares, mas se contribui para sermos melhores seres humanos, tanto melhor. Pois... é aqui que entra a primeira palavra do título deste post. O programa é... ad-ware, ou seja, a sua licença é suportada por publicidade. Isto quer dizer que as pessoas instalam deliberadamente um programa nos seus computadores que além do que alega fazer vai fazer aparecer mensagens publicitárias subliminares no computador! E pronto, tudo bem, a malta gosta!



Três notas:

  • Mensagens subliminares são mensagens subreptícias, feitas de modo a que as pessoas não se apercebam conscientemente delas mas de forma a que o subconsciente (que não pára, esse desalmado) crie associações que façam passar a mensagem publicitária de forma mais eficaz. Por exemplo, imagens de extrema violência (física ou sexual, para o subconsciente é a mesma coisa) em anúncios. Passam muito depressa, nem se dá por elas. Quase. E criam sensações fortes ao ver um anúncio. Podem ser utilizadas para tudo o que se queira anunciar.
  • A publicidade subliminar é proibida na maior parte dos países, exactamente porque é muito eficaz a fazer aquilo que pretende fazer.
  • Eu aconselho vivamente os meus leitores a NÃO instalar o FastMind. Mas o computador é vosso e o cérebro também. :P

2 comentários:

Anónimo disse...

O que é «subreptícias» ? =)

Nelson disse...

Terei escrito a palavra mal? Tirando o acento, não encontro nada de errado, nem com a grafia, nem com o seu significado.

http://www.dgsi.pt/jtca.nsf/0/af35ea7c6302b3748025704d0035d655