22 fevereiro 2006

Correio dos leitores

Mais alguns pormenores da viagem de amanhã, em resposta a vários comentários:

Não vou em passeio, vou em trabalho e com a agenda bem cheia! Chego a Denver às 15h, tenho 1 tarde para descansar e recuperar do jet-lag. Depois tenho 6ª e sábado totalmente preenchidos (das 8h às 17h) numa conferência; domingo também há conferência desde as 8h até à hora do almoço. Apanho o avião de regresso às 16h. Logo, o turismo vai ser entre o hotel e o centro de congressos. Ou seja, uma viagem às Rockies, mesmo que curta, tá fora de questão; é pena, mas é a lei da vida!

Para quem mora na costa leste (Boston, Providence, Long Island, por exemplo, lembrei-me destas localidades por mero acaso!), por volta das 14h olhem para Sul e digam-me adeus! Eu vou tentar responder! ;)

Chego segunda feira a meio da tarde. Como se recupera de uma diferença horária de 7 horas? Segunda à noite há jantar e copos! ;) Por acaso, esta é a maior diferença horária que já senti. Até ver o meu "record" pessoal está em +6 para oeste e -6 para leste. Para norte e para sul não verifiquei grandes diferenças horárias, mas nunca fui assim tão longe :P

Coisas a não esquecer:
  • passaporte
  • escova de dentes
  • cachecol e luvas (vou apanhar mínimas negativas e máximas entre 0 e +10ºC)
  • carregadores dos telemóveis (sim, sim, tenho vários! :P)
  • um/dois livros para ler caso não tenha sono no avião
  • sítio para guardar os livros caso tenha sono no avião
  • computador; sim, mesmo a 10Mm (megametros, só para me armar em cromo) há trabalho para fazer e e-mails para ler, blogs onde postar, etc.
  • máquina fotográfica com cartão de memória limpo
  • adaptador bluetooth e auricular (há skype q.t.p - para quem não percebeu: o skype é a 3ª maior invenção desde a roda, permite fazer chamadas telefónicas para internet a custo quase zero; q.t.p = quase em toda a parte, é piada de matemáticos)


E pronto, tá tudo! Ah, espera! convém levar roupa... pois... bem me parecia que a mala ia um bocado vazia!

4 comentários:

João Paulo Costa disse...

10 Mm = 10 milhões de metros = 10 mil quilómetros.

Creio que a altitude de cruzeiro de aviões comerciais é da ordem do 10 mil metros = 10 quilómetros.

Nelson disse...

Obviamente referia-me à distância de Denver a Lisboa (palpite), e não à altitude do avião. Antes de embarcar eu não sabia que ia ter net no avião. :PPPP

Posso dizer-te que a altitude de cruzeiro do avião onde estou neste momento é de 10400 m

João Paulo Costa disse...

Fazendo um cálculo muito rápido: tendo em conta que Latitude de Denver e Lisboa = 39º N; long Denver =104,5º O; long Lisboa= 9 º O; raio terrestre = 6378 km (wikipedia), chego a um rápido resultado sobre a distancia: 6,7 mil quilómetros = 6,7 Mm.

Obs:

- não estou a contar com a tua escala em Frankfurt (e sabe-se lá mais aonde), que deve adicionar um milhares de quilómetros a este valor provisório;

- não estou a contar com o facto de a linha mais curta entre dois pontos sobre um globo não ser necessariamente um paralelo (aliás, nunca o é, exepto se estivermos no Equador)

- não estou a contar repetir este cálculo.

João Paulo Costa disse...

Errata à última mensagem:

Descobri um erro nos cálculos:

assim, a distância inicial a considerar não é de 6,7 Mm, mas sim de 8,3 mil quilómetros = 8,3 Mm