05 janeiro 2007

Ora aí está uma ideia

A Tânia pôr no seu tasco as efemérides que considerou mais relevantes do seu dia de aniversário. Pois bem, eu também dei uma olhada às efemérides do dia na wikipedia (links para as efemérides aí em cima) e resolvi escolher as que acho mais interessantes. Então, cá vai:

Efemérides do dia 5 de Janeiro que vale a pena assinalar (versão portuguesa da Wikipedia):
  • Em 1825 Alexandre Dumas (pai) participou no seu primeiro duelo e cairam-lhe as calças (não sei que tipo de duelo é que era, mas fiquei desconfiado).

  • Em 1919 é fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O seu militante nº7, Adolf Hitler, tornou-se mais tarde chefe de estado alemão.

  • Em 1988 o homem que detinha o título de "Maior bigode do mundo" foi assassinado e decapitado na Índia. Provavelmente por um invejoso que pretendia destroná-lo para ocupar o lugar, que é muito cobiçado, e pensou que a melhor maneira de lhe cortar o farto bigode de 2,35 metros era pelo pescoço.


E da versão inglesa da wikipedia temos:
  • Em 1914 a Ford anunciou o horário de trabalho de 8 horas e o salário mínimo de 5 dólares por dia.

  • Em 1996 os israelitas inventaram o conceito de telemóvel armadilhado para matar um operacional do Hamas. Foi uma grande inovação na luta anti-terrorista, já que os terroristas na década de 90 usavam muito pouco o telefone fixo.

  • Em 2000 teve início a cimeira da Al-Qaeda onde terá sido concebido o plano inicial de atacar em larga escala alvos civis nos EUA (por exemplo, prédios de escritórios muito altos onde trabalhe muita gente, no centro de cidades muito populosas. Preferiram usar aviões comerciais, porque era chato armadilhar milhares de telemóveis de uma vez.


Quanto a nascimentos e mortes, assinalo os seguintes: Marilyn Manson (1969) e Marie Ennemond Camille Jordan (1838). As razões para assinalar estes e não outros são as seguintes: O Marilyn Manson porque infelizmente a Marilyn Monroe não faz anos no mesmo dia e além disso eu invejo toda a gente que tem dentes prateados (pelo menos no clip do Tainted Love ele tem os dentes prateados e isso é muito à frente!); quanto ao Jordan (que apesar daquele nome é um homem), escolho-o porque é o único matemático do dia e além disso porque tem o nome dele o teorema que diz que uma curva fechada no plano que não se intersecte divide o plano em duas regiões: a de dentro e a de fora (este é o teorema de elevado grau de dificuldade técnica com o enunciado mais aparentemente óbvio que eu conheço; foi provado somente em 1905!).

E quanto a gente que morreu a 5 de Janeiro, saliento: Felix Manz (1527) que foi executado por afogamento (não é por nada é mesmo só por ter sido afogado, o que é razoavelmente original) e Yahya Ayyash (1996) que foi o gajo que morreu por ter atendido o telemóvel.

Também é suposto assinalar um feriado qualquer. Por isso, assinalo que o dia 5 de Janeiro é o "Mungday" da "igreja" Discordicionista (acho que vou aderir a esta religião! vale a pena ler o artigo sobre eles).

Sem comentários: