19 janeiro 2007

Concorrência

Pego num folheto de uma campanha qualquer do Jumbo e começo a folhear. Vou andando, andando e chego à parte das ligações móveis à internet. E fiquei a olhar para a página onde estão 3 produtos, completamente distintos quer nas suas características, quer nos preços. Senão, vejam:
  • Placa TMN 3.6: 3.6 Mbps, USB, vinculação por 12 meses a um tarifário TMN, 99,90 Euros
  • Vodafone Internet Connect Box: 3.6 Mbps, USB, vinculação por 12 meses a um tarifário Vodafone, 99,90 Euros
  • Optimus Kanguru USB: 3.6 Mbps, USB, vinculação por 12 meses a um tarifário Optimus, 99,90 Euros

Ainda para mais, as placas são iguais, à excepção do logotipo pintado por cima: são assim meio arredondadas, em plástico branco, com um cabo USB prateado com uns 30 cm.

Então, onde estão as diferenças? Será no tarifário? Vou espreitar os tarifários de ligação Internet móvel dos 3 operadores e noto grandes diferenças:
  • TMN: 39,90 eur/mês, com 6 gb de tráfego (sem discriminação) e uma happy hour em dois horários à escolha por 5 euros/mês;
  • Vodafone: 39,90 eur/mês, com 5 gb de download, 1 gb de upload (que soma, pasme-se, 6 Gb) e uma happy hour em dois horários à escolha por 5 euros/mês;
  • Optimus: 39,90 eur/mês, com 6 gb de tráfego e uma happy hour em dois horários à escolha por 5 euros/mês;

Mas... espera lá, alguma diferença deve haver! Ah, existem mais dois tarifários, com velocidades mais baixas e características diferentes. Por exemplo, na TMN podemos ter por 22,50 eur/mês uma ligação a 384 kbps com 1 Gb de tráfego incluído; na Vodafone temos por 22,50 eur/mês uma ligação a 384 kbps com 1 Gb de downloads; e na Optimus temos, por 22,50 eur/mês uma ligação a 384 kbps com 1 Gb de tráfego. E por 29,90 temos uma ligação a 640 kbps com 2 Gb de tráfego na TMN; na Vodafone os mesmos 22,50 eur/mês compram uma ligação a 640 kbps com 2 gb de downloads e na Optimus a ligação é a 640 kbps com 2 gb de tráfego.

Fiquei abismado com a miríade de propostas disponibilizadas pelos nossos 3 mui concorrenciais operadores móveis! Tão abismado que resolvi eleger o receio do ano! É o receio manifestado pelo administrador do grupo PT que, em relação à OPA da Sonae à PT, disse temer que a fusão entre TMN e Optimus vá diminuir a concorrência no mercado das telecomunicações móveis.

Ó Senhor Lá-Como-Se-Chama-Que-Eu-Agora-Não-Me-Lembro-Que-Manda-Na-PT-Pelo-Menos-Por-Enquanto: Como é que a concorrência pode ser MENOR? Passam a adoptar todos a mesma cor, em vez de termos um operador vermelho, um azul e um laranja? Só se for isso! Se calhar o receio do senhor é que com um mercado laranja/vermelho a selecção cromática fique com uma notória e muito prejudicial ausência de cores frias.

O que raio estão a Autoridade da Concorrência e a Anacom? Ah, já sei: a Autoridade da Concorrência está ocupada a escrever pareceres a dizer que a OPA avança; e a ANACOM está ocupada a escrever pareceres a dizer que a OPA não deve avançar.

2 comentários:

Anónimo disse...

A experiência diz-me que no Algarve, na zona de Vilamoura, a rede da Vodafone come a da TMN todos os dias. Este resultado altamente científico baseia-se na placa da minha irmã (TMN, precisava de uns sacrifícios animais e de umas rezas) e na da minha tia (Vodafone, nada de espectacular mas ao menos funcionava).

Mas de resto tens toda a razão, é de rir =P

Nelson disse...

a cobertura 3G ainda é uma anedota no território nacional. Numas zonas é a TMN que é risível, noutras será a Vodafone. Fora isso, onde se vê a concorrência? só não é para rir porque o caso até é sério (e se gastasses tanto dinheiro em telemóvel como eu concordavas decerto!) ;)