11 janeiro 2007

A invenção da escrita

Andei a pensar sobre a invenção da escrita. Basicamente não tinha nada que fazer, pronto. Comecei a pensar porque raio alguém se há-de ter lembrado de começar a escrever coisas. E acho que descobri.

A coisa passou-se mais ou menos há 6 mil anos, ou o raio que o valha, na Babilónia (actual Iraque), ou lá perto. E foi mais ou menos assim: alguém parou a sua carroça (acho que já tinham inventado a roda nesta altura) e pediu indicações a alguém assim, do tipo "olhe, desculpe, para Meca, é por onde?". Ok, provavelmente ainda não havia Meca na altura, mas isso não interessa. É um supônhamos. E vai daí, o outro tipo começou a dar as indicações mas, convenhamos, para ir do Iraque a Meca não é em duas penadas. Provavelmente as indicações eram do género "olhe, siga 2 dias naquela direcção, depois vire no rebanho de ovelhas à sua esquerda, siga sempre em frente e vai ver um megabazar* à sua direita; aí vira na direcção do pôr do Sol e..."; (*o megabazar era o hipermercado da altura, dava para comprar de tudo, desde tecidos tingidos de azul a pedras lascadas para tosquiar ovelhas) tão a ver a ideia, não tão? Às páginas tantas o tipo que pediu as indicações já não consegue fixar aquilo tudo e disse qualquer coisa "eh pá, assim nunca mais lá chego, não consigo decorar isso tudo. O ideal mesmo era ter uma maneira de não ter de saber tudo de cor; assim, uma qualquer forma de registo". E vai daí, o outro diz "olhe, só se eu anotasse aqui neste calhau; fazia uns símbolos e tal". E pronto, ficou inventada a escrita (nome dado em honra do seu inventor, mas eu não sei como se diz "escrita" na língua que eles falavam, por isso também não faço ideia de qual o nome do homem).

É por isso que as primeiras coisas escritas eram riscos e coisas no género. Eram indicações de caminhos para viajantes. Uns milhares de anos depois os egípcios melhoraram o esquema com símbolos mais parecidos com desenhos e foi aí que foi inventada a pornografia. Mas isso já é outra história. É no entanto curioso lembrar que o 69 só foi inventado muito mais tarde, com os árabes, quando inventaram o sistema de numeração posicional. Sugerir a alguém fazer um LXIX não é lá muito gráfico, pois não? Se calhar a piada na altura era dizer "bora fazer um dois" ou "um dez".

Sem comentários: