10 janeiro 2007

If(MSEXCEL;"DUMBASS";"HURRA!")

Passei o dia de ontem todo embrulhado em Excel. Isto porque agora o Excel que uso está em português e as funções mudaram todas de nome. Um gajo quer procurar valores em listas. Para isso usam-se as funções lookup, lookupv e lookuph; mas no Excel em português as funções chamam-se proc, procv e proch, respectivamente. E um gajo que adivinhe, porque o help não ajuda lá muito. Até o If foi traduzido para Se. Raios partam o Excel. Raios partam isto. Um gajo mesmo para fazer uma simples soma tem de se estar permanentemente a lembra que a função Sum foi traduzida para Soma. Eu detesto o Excel (e as outras ferramentas do Office também.

Depois de conseguir despachar o que queria, tento blogar sobre o assunto, para destilar a raiva e... o blogger está em baixo. Agora já me passou a fúria, pronto.

7 comentários:

Anónimo disse...

e se usasses o stata? nao seria mto melhor para ti? mto mais interessante, os comandos nao mudam de nome, podes la meter bases de dados gigantes (as folhas de excel sao mto pequenas), os graficos saem em condicoes e eh muito mais accurate do que o spss e tretas afins para psicologos.

Nelson disse...

hmmm... não conhecia. vou explorar a coisa.

Anónimo disse...

podes comprar a licenca por um ano no stata.com a $100

A versao permanente custa um pouco menos de $400.

AEnima

Anónimo disse...

ah, a versao que deves ver eh a intercooled stata 9.0

A outra para principiantes nao te deixa ter bases de dados em memoria com mais de poucos megas. E ao que parece esta um cadito mais caro. Se fazes parte de uma universidade ou es estudante tens desconto. Os precos acima eram os que eu costumo pagar por single-user licence mas comprado pela universidade ficam por menos 150 dolares

nima

Nelson disse...

pois... acontece que já não sou estudante (quase) e a empresa onde trabalho não deve usar software pirata. é preciso mais para justificar a compra de uma cópia do stata. fico-me pelo excel (e para os próximos pc's começo a instalar open office, pelo menos não é imbecil).

Anónimo disse...

O Open Office Calc em PT sofre do mesmo mal que o Excel PT.
Esta gente tem a mania de inventar.

Nelson disse...

mas ao menos para mudar o idioma do open office não tens de comprar uma nova licença. com o ms office não é bem assim...