02 janeiro 2007

Ah, isto começa bem!

2007 já chegou (em bem tinha razão, 2006 tinha os dias contados) e começou bem. Começou com um fogo de artifício na Madeira capaz de entrar para o Guiness Book of Records. Uau. Será que a principal objecção do AJJ em relação à lei das finanças locais tem a ver com os seus receios que para o ano que vem não haja orçamento para fazer uma passagem de ano ao nível habitual? Se for isso, defendo a criação de verbas de emergência para o Reveillon da Madeira! E por falar em AJJ... ouve-se imensa gente dizer coisas no género "oh pá, eu queria ir a Cuba antes da morte do Fidel". Porque raio não se ouve ninguém dizer "eu queria ir à Madeira antes da morte do Alberto João"? Afinal, as situações são razoavelmente parecidas: líderes quase eternos, cuja principal arma é a propaganda, ambos governam ilhas, ambos são arrogantes e acham que não têm de prestar contas a ninguém. A única diferença é que sabe-se que o Fidel manipula as eleições; em relação ao AJJ só há suspeitas, nada foi provado.

No outro lado do mundo, os indonésios vão de desgraça em desgraça. Há 2 anos foi o tsunami, o ano passado foi um terramoto dos grandes, há 2 ou 3 dias foi um ferry que se esmerdou (não acham que o verbo "esmerdar" é bonito? É que tira logo todas as dúvidas em relação ao seu significado. Alguém diz "esmerdou-se" e toda a gente sabe que isso não é bom; por outro lado, verbos como "copular" não soam ao que significam; "copular" tem um som que até parece coisa má, mas na verdade não costuma ser), e agora um avião que caiu. Das duas uma: ou é castigo de Deus à maior nação muçulmana (acho que isto devia dar umas luzes aos fundamentalistas islâmicos: se calhar Deus não está do lado deles), ou é uma grande coincidência que estas desgraças aconteçam sempre aos mesmos. Como eu não acredito em coincidências, só me resta a primeira opção. Razão têm os jeovás quando apregoam o fim da religião falsa: começa-se já pela islâmica; depois trata-se da saúde aos outros (saúde tem acento, não tem?).

E a meio caminho, e porque se fala de muçulmanos, o Saddam foi enforcado. Escusado será dizer que para os xiitas fez-se justiça e para os sunitas morreu um homem santo, um mártir. Ou ao contrário, que eu nunca consegui distinguir os xiitas dos sunitas. Acho que a principal diferença é o tamanho das barbas ou lá o que é. E parem de rir, que vocês também não distinguem xiitas de sunitas. Ah, claro. As televisões mostraram as imagens do "antes" e do "depois". Não demorou nem uma hora para aparecerem no youtube (a maior invenção do ano, de acordo com a Time) as imagens do "durante" (sim, sim, estão lá. Pesquisem "Saddam Hussein" que encontram logo).

Finalmente, sobre a União Europeia: a malta que faz colecção de euros dos vários estados membros tem de actualizar as colecções. A Eslovénia aderiu ao Euro. E aumentou a percentagem de cidadãos da UE que não são capazes de dizer o nome de todos os estados membros ou das suas capitais: Roménia e Bulgária aderiram à UE. O que tem consequências sérias: os ciganos que andam a pedir no Campo Pequeno e Praça de Espanha agora são imigrantes legais. Já não podemos correr com eles. Do lado das consequências boas, Portugal afastou-se 2 lugares do fim da tabela da UE em todos os indicadores económicos e de desenvolvimento.

Os 27 estados membros, se é que alguém ainda conta: França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália, Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal, Espanha, Suécia, Finlândia, Áustria, Rep. Checa, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Malta, Chipre, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia e Bulgária. Os próximos serão a Croácia, a Turquia e talvez a Macedónia (entre estes três, venha o diabo e escolha! ok, a Croácia é talvez o menos mau, pronto. E depois da Roménia qualquer um é bem-vindo, acho que não se pode descer mais; bom, talvez quando entrar a Albânia. Acho que quando a Albânica pertencer à UE eu emigro para o Congo. Ou para o Botswana. Ou para o Sri Lanka. Ou Suriname. Ou Laos).

Acham que já ofendi gente suficiente ou ainda tenho de falar de futebol?

19 comentários:

Anónimo disse...

Fala de Futebol, pleeaaase.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Quando a Albânia entrar para a UE, tb emigro.

Nelson disse...

Restelo: no último jogo para o campeonato o teu Belenenses levou 4 na pá. Queres mesmo falar de futebol?

colin: eh pá, mas não vamos para o mesmo sítio! Se eu for para o Botswana, tu vais para o Laos, pode ser?

Anónimo disse...

Então seja Laos. Combinadíssimo.

Anónimo disse...

Isto da UE tem valido a pena. Como o Sacro Império Romano foi à vida graças ao Napoleão, aposto que depois de terem aqueles países dos balcãs tb na união, mudam o nome disto para "Sacro Império Tomano, O Regresso, Desta Vez Conseguimos e Nem Precisámos Andar à Bulha" :P....

Mas ninguém gosta dos países muçulmanos asiáticos. Muçulmano a sério é do Mediterrâneo e Médio Oriente, os outros são uma cambada de infiéis...

Nelson disse...

os de Marrocos tb são infieis. Pelo menos no tempo do Afonso Henriques andavam à porrada com os infieis e, tanto quanto sei, eram de Marrocos.

Anónimo disse...

Corrijo então. O termo adequado seria hereges ou blasfemos.

Nelson disse...

tá melhor.

Anónimo disse...

Estou a ver que os critérios de excelência gramatical desta publicação virtual sobem a cada dia que passa. :P

Anónimo disse...

Eu não gosto é dos albaneses. E tb tenho um certo receio dos muçulmanos bósnios.

Nelson disse...

então, penso que gostarás de saber que entre os países potenciais candidatos à adesão estão a Macedónia, Bósnia e Albânia. Irá demorar algum tempo, mas daqui a uns 10 anos, mais coisa menos coisa, eles entram.

A prioridade da UE é o alargamento a todos os balcãs (incluindo a Sérvia, por exemplo).

Anónimo disse...

Então convém que os albaneses comecem também a "respeitar direitos humanos" e já agora que se deixem de ideias de criar uma espécie de "grande Albânia", "reivindicando" partes da Sérvia (mais fácil de cativar a opinião pública para a sua causa, porque os sérvios são maus e comem criancinhas e tudo), da Antiga Republica Jugoslava da Macedónia e inclusivamente do Montenegro.

Anónimo disse...

maior nacao muculmana?!?!

Nelson disse...

colin: já andas a falar demasiado a sério. tás-me a aborrecer ;)

aenima: a maior nação muçulmana é a Indonésia. Acho que não vão entrar na UE. :)

Anónimo disse...

LOL! Peço desculpa... entusiasmei-me com os posts da UE... Eu não faço por mal! ;)

Anónimo disse...

"o Saddam foi enforcado. Escusado será dizer que para os xiitas fez-se justiça e para os sunitas morreu um homem santo, um mártir."

O saddam eh sunni, de facto, se bem que nao me parece que para os sunitas tenha morrido um homem santo. A maior controversia da sua ditadura foi a perseguicao aos curdos (que tb ha curdos sunitas) e obviamente a nao separacao dos xiitas.

Os sunitas e os xiitas sao duas vertentes da mesma religiao. Assim como os cristaos se subdividem em catolicos, protestantes (e mais outras minorias); os muculmanos se dividem em shia e sunni. Basicamente, a celeuma tem a ver com a linha da sangue real - uns sao descendentes de um profeta e outros descendentes de outro... e cada parte acredita que a sua ascendencia eh que eh a sagrada. Nao tem propriamente diferencas fisicas que se apontem (como nos judeus).

Nelson disse...

sim, isso eu sei. Acho que tem a ver com o Ali, que era primo do Maomé. Uns aceitam o Ali como profeta e outros não. O que eu nunca sei é quem é quem.

E quanto aos curdos... bem, a coisa funciona assim: há curdos xiitas e curdos sunitas. Mas são todos curdos. Tá-se tudo a cagar para eles. É como no futebol: em Lisboa tens os Benfiquistas e os Sportinguistas. E depois tens os Belenenses. Tá-se tudo a borrifar se a malta do Belenenses prefere o Benfica ou o Sporting, são do Belenenses, não interessam.

Hidden_Romeo disse...

Pah daqui a uns dias os EUA serao convidados a integrarem a UE...

Nelson disse...

os EUA não, mas já houve quem sugerisse o Canadá.