26 janeiro 2007

Killiquê?

Algures nas minhas divagações internauticas descobri a Associação Portuguesa de Killifilia. E obviamente que pensei imediatamente "o que raio é um killicoiso?" Vai daí, fui à wikipedia e descobri que a Killifilia é uma especialização da aquariofilia (só por aqui já se vê o interesse da questão) que se especializa em Killifish (desconheço o nome em português, mas presumo que seja Killipeixe). E têm associações espalhadas um pouco por todo o lado! Assim como a columbofilia que tem clubes p'raí!

Devo dizer que fiquei fascinado com a existência de gente que se dedica com tanto afinco à sua criação em aquários.

Por mim os únicos peixes que vale a pena criar em cativeiro são salmões e é para comer (crus ou fumados, que dispenso o salmão grelhado). Ah, e o atum (também cru ou em conserva, quando ao resto, blargh! errr... quando digo cru, não é assim pegar no atum ou no salmão, cortar um naco com a faca e comer à bruta; faz-se com finesse, aos bocadinhos).

Por isso, coloco a killifilia ao nível da pesca à linha, filatelia e leilões de mobiliário antigo. Pertencem a uma classe de actividades que podemos designar por bom-para-ti-eu-tou-ali-no-café-manda-me-um-toque-quando-estiveres-despachado.

(Nota: alguns leitores do blog, nomeadamente killilófilos, filatelistas, pescadores de fim de semana e apreciadores de mobília antiga, poderão sentir-se ofendidos com o tom deste post; eh pá, desculpem lá o mau jeito mas algum dia havia de vos calhar; quem sabe para a semana resolvo implicar com a malta das caminhadas pela serra, com os peregrinos de Fátima ou com os Técnicos Oficiais de Contas)

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá acho que deve ser "quilipeixe" dado que não usamos a letra "k" nem "ll". Parece-te bem? ;)

p.s.: ou então "peixe-ao-quilo"...

Nelson disse...

ah, pois, mas o raio da associação chama-se Associação Portuguesa de Killifilia.

E quanto a isso de não usarmos o K... pois, não usamos o K nem o W nem o Y. E por isso é que escrevemos "Uísque" em vez de "Whisky", que é algo de que nenhum português com bom senso se pode orgulhar. Pior ainda são os italianos que além dessas também não usam o J nem o X!

Anónimo disse...

Vou beber um vísque! Fica sempre bem... ou não, ou não...

Nelson disse...

A ESTA HORA???

Para que fique claro: são 11 da manhã e este bêbedolas já anda a dar-lhe no vísque! ;)

Unknown disse...

podem ler mais sobre a associação e os killies em www.apk.pt e se estiverem ainda mais interessados podem participar nas reuniões do 1º sábado de cada mês.

eh eh não deixa de ter piada. a nós tb nos faz alguma confusão chamar killies aos peixes. Mas como em todo o mundo é parecido (mais e menos e) nós fomos atrás.
Até porque dizer Associação dos Ciprinodontídeos de Portugal tb me parece demasiado.

Kuanto ao k, kada vez se mais. É só ter 14 anos.

Anónimo disse...

De certeza que estes gajos não são os amigos do Quentin Tarantino? Filia dos Kill, amigos dos Kill, Kill Bill, Quentin... não?? daim!!
O i só táva lá para juntar as duas partes.

Nelson disse...

Bem vindo killilófilo! Devo dizer que admiro a tua paciência para os peixes!

Hidden_Romeo disse...

Isso é da associaçao de pescas.
killofish ou seja em portugues: Matar o peixe...

Meg disse...

Antes killifilia que columbofilia. Ao menos os peixes não cagam tudo e ainda dá para fritar para servir de entrada. Como os "jaquinzinhos"...

Nelson disse...

nada, mas mesmo nada, se compara à filatelia. Isso sim é horroroso, grotesco, animal! ;)