11 julho 2007

Radares - agora é a sério!

Domingo elegemos um novo presidente para a CML. Presidente e vereadores. E para comemorar o feito os 21 radares instalados na cidade há mais de 6 meses vão começar a funcionar a doer (notícia no site do Público).

Claro que uma notícia destas desperta sempre comentários mais... apaixonados de alguns leitores.

Alguns espantam-se com o ridículo limite de velocidade em algumas vias; outros falam em caça à multa; por isso e para acabar com as merdas de uma vez por todas, aqui fica (outra vez) o mapa dos 21 radares instalados.

E agora as informações adicionais úteis: em Lisboa existem 5 vias (que eu conheça) cujo limite de velocidade é de 80 km/h e não de 50 km/h. Chamam-se "vias de escoamento de tráfego", são uma excepção ao código e para que possam ser classificadas como tal têm de reunir certas condições de segurança (nomeadamente separador central e ausência de passadeiras). As 5 vias são: Eixo N-S, Av. Lusíada, 2ª circular, Radial de Benfica e Prolongamento da Av. Estados Unidos da América (a partir da Av. Gago Coutinho, passando pelo viaduto do Feira Nova até à rotunda no fim da avenida). Ninguém é obrigado a andar a 50 na 2ª circular ou radial de Benfica, párem de reclamar. 80 é perfeitamente razoável.

Os radares instalados em zonas de 50 km/h estão TODOS colocados perto de passadeiras com registo de acidentes, nomeadamente atropelamentos. Nomeadamente em ambas as saídas do túnel da Av. João XXI, saídas cegas e com passadeiras pouco depois e onde se atingem velocidades bem superiores a 100 km/h, sobretudo à noite (eu próprio não sou exemplo, passo lá todos os dias em ambos os sentidos e não refiro o meu record pessoal por pudor). Ou o radar instalado na Av. das Descobertas, mesmo antes da passadeira onde está a coroa de flores que diz Kika. Aposto que muitos condutores furiosos com esta caça à multa passam lá tão depressa que nunca tiveram oportunidade de ler o nome da rapariga que lá morreu há uns anos (e não foi a única).

TODOS os radares foram colocados em zonas de elevada sinistralidade, sobretudo atropelamentos no caso dos radares em zonas de 50 km/h.

TODOS os radares têm um painel avisador, accionado por um outro radar, que irá avisar o condutor que está em excesso de velocidade. Apenas se não abrandar a velocidade à passagem pelo painel avisador será multado.

TODOS os radares irão multar apenas quem exceder em mais de 20 km/h o limite previsto (ou seja, acima de 70 e 100 km/h respectivamente). Circular mais de 20 km/h acima do limite de velocidade dentros das localidades é uma contra-ordenação grave, punida com coima de 120 a 600 euros e inibição de conduzir de 30 dias a 1 ano. A sanção de inibição de condução pode eventualmente ser suspensa, sobretudo se for a primeira infracção do condutor.

Querem saber o que seria caça à multa? Radar a disparar a 50 na descida da Calçada de Carriche; radar a disparar a 90 no túnel do Grilo; radar a disparar a 100 logo no início do IC19 no sentido de Sintra; radar a disparar a 90 na CRIL no troço Pina Manique-Algés; radar a disparar a 50 no início da subida das Amoreiras, à saída da A5; radar a disparar a 50 no túnel do Baptista Russo; radares a disparar a 50 à saída dos 3 túneis do Campo Grande (os radares estão à saída do último túnel, mesmo antes das primeiras passadeiras e não entre túneis); radar a disparar a 50 DENTRO do túnel da Av. João XXI; radar a disparar a 50 na Av. Liberdade; radar a disparar a 50 na Av. Calouste Gulbenkian. Todos estes radares, claro, sem o prévio sinal luminoso avisador. Isto só para dar uns exemplos de zonas onde se anda muito frequentemente bem acima dos 50 km/h permitidos e onde era facílimo pagar o investimento de 2,5 milhões de euros no espaço de poucos meses.

Se há coisa que esta medida não faz é caça à multa.

Continuando a ler os comentários, vejo um leitor que reclama do facto de o radar da Radial de Benfica estar a disparar a 50 e não a 80 como devia. Eu sei, passei por lá ontem e vi. Era só flashes, uns a seguir aos outros. Até pede, o zeloso (mas não muito) leitor, que alguém avise a Câmara. Ó homem, avise você! O número de telefone é o 808 20 32 32 e chama-se "Linha de Apoio ao Munícipe". Funciona 24 horas por dia, e serve exactamente para avisar a câmara de problemas observados pelos munícipes! Eu acabei de telefonar para lá a avisar precisamente do problema do radar da Radial de Benfica. Vão passar a informação ao serviço competente e a situação será resolvida. Melhor que ir reclamar para a caixa de comentários do Público, não?

Já liguei para esta linha duas vezes (esta foi a terceira). Uma a queixar-me de um buraco na minha rua; demorou um bocado mas o piso foi reparado; a outra a avisar de uma ruptura numa conduta de água, perto da 1h da manhã; no dia seguinte não havia água, presumo que tenha sido reparada. Avisar quem de direito é capaz de ser um nadita mais eficaz que queixar-se...

Actualização: liguei para a CML seriam umas 10 e meia. Ligaram-me há bocado a informar que os serviços já foram avisados e que durante o dia de hoje a situação será resolvida. Afinal, funciona mesmo, han? Quem diria...

17 comentários:

Ana disse...

Fartei-me de rir com o comentário: há excessos de velocidade que não são perigosos... pois, vai (quem escreveu) dizer isso ao motociclista que ia em excesso de velocidade numa zona de 90 km/h, à saída de Faro(imagina a velocidade então), que chocou com um carro arrancado-lhe o para-choques (imagina a velocidade então) e que morreu na ambulância devido aos traumatismos (imagina a velocidade então). Pois. Há excessos de velocidade que não são perigosos. São mortais.

Nelson disse...

presumo que o senhor se referisse, por exemplo, a excessos de velocidade como andar a 70 em avenidas em lisboa com separador central e sem curvas onde o limite é 50. duvido que se referisse aos senhores que circulam a 223 km/h na segunda circular, onde o limite é de 80.

não me parece que numa colisão de um motociclista com um automóvel a 70 km/h consiga provocar os estragos que descreves. A menos que batam de frente.

Ana disse...

Não presenciei o acidente. Mas duvido que o carro fosse a 70. A mota é que ia mesmo à bruta, pois não sei como arrancou o para choques ao carro e matou o motociclista...

Nelson disse...

então, duvido que fosse a casos como esse que se referia o tal comentário.

Ana disse...

Também já vi um jipe a passar a 80 numa passadeira (e em zona de 50, em faro todas as zonas são de 50, seguidas da en 125 que tem um limite de 70), com um peão no meio da passadeira. Se a pobre senhora não tivesse dado um salto para trás, tinha ficado linda. Por acaso eu ia atrás, mas o gajo ia tão depressa que não lhe consegui ver a matricula, caso contrário era queixinha na GNR.
E ainda há bocadinho ia um a fazer uma rotunda a abrir. Não tenho multanova para sabera velocidade, mas foi mais ou menos assim, olhei para a esquerda (eu ia a entrar na rotunda) e nada. Olho para a frente, dou pisca para entrar na rotunda e TRRRRR, travo, pois aparece o gajo saido do nada, a abrir.
Também já fui quase atropelada, no mesmo dia, na mesma cidade (loulé), numa passadeira. Da primeira eu estava no meio da passadeira e o carro parou a um palmo das minhas pernas. Pediu desculpa (claro que se mas tivesse partido, as desculpas iriam servir-me de muito). Da segunda vez, logo a seguir a isso, eu estava já no fim de outra passadeira qd olho para o lado e é trrrrrrrr, um tipo a travar e a ficar a um palmo das minhas pernas. Este mandou vir comigo por ter tido o desplante de estar na passadeira precisamente no momento em que ele virou a tromba para se meter á conversa com o pendura.

Ana disse...

Não sei a que se referia porque não estou na massa cinzenta dele. Mas a frase "há excessos de velocidade que não são perigosos" fez-me rir, que queres??

Nelson disse...

"há excessos de velocidade que não são perigosos" não é o mesmo que dizer "os excessos de velocidade não são perigosos".

É como dizer "há portugueses que são umas bestas", em vez de dizer "todos os portugueses são umas bestas"

Ana disse...

Tá bem, mas não me posso rir??? =D

Nelson disse...

ainda é o melhor remédio :)

Teté disse...

Pois isso a mim parece-me mais uma questão de massas. Ou seja, se um carro atropela um peão, quem é que se lixa? Se um autocarro choca com um motociclista, quem se trama?
Conclusão, os que têm menor massa, também devem estar mais atentos. E conheço uma pessoa que um dia atropelou um carro, e mesmo assim quem se lixou foi ela...
Quanto aos radares, acho muito bem que os ponham a funcionar. Não corro o risco de ser multada por excesso de velocidade, mas há prái uns Fangios que bem merecem uns puxões de orelhas. Ou ficar sem carta uns tempitos, que é a mesma coisa...

Nelson disse...

pssssh cala-te que eu preciso da carta, pá!

pmrpi disse...

Por acaso na EN125 o limite de velocidade é 90 km/h, como seria de esperar. Podem haver zonas onde o limite pode ser menor.

E concordo que há zonas onde não há problema andar acima dos limites de velocidade. Por exemplo, se uma auto-estrada estiver bem construida, não deverá haver problema em andar a 200 km/h ou mais.

Nelson disse...

o limite "por defeito" da EN125 é de 90 ou 50 km/h, consoante seja um troço dentro ou fora das localidades mas penso que está limitada a 70 ou 50 em quase todo o seu percurso. tal como a Nacional 1 que tendo um default de 90 está limitada a, no máximo, 80 durante longos trajectos (e.g. Rio Maior a Coimbra).

em relação ao limite nas auto-estradas, discordo. Acho que esse tipo de velocidades só pode ser mantido com segurança se o limite mínimo for também muito superior. Por exemplo, se tivermos um corredor com velocidades mínima e máxima de 160 e 200 km/h respectivamente. Caso contrário podemos encontrar um carro a 110 que, não se apercebendo que vamos a 200 na faixa da esquerda a quer usar para ultrapassar um pesado que circula a 70, gerando uma situação muito, muito complicada.

Mesmo na Alemanha apenas em alguns troços e apenas numa das faixas é permitido andar sem limites.

pmrpi disse...

Bom, as pessoas deveriam saber como conduzir, ninguem no seu perfeito juizo ultrapassa um camião, se vem alguém atrás a 200 km/h, é bastante fácil perceber a que velocidade o condutor está a aproximar-se com um pouco de prática.

Já agora gostava de saber em que zonas da EN 125 é que vocês andam, porque eu estou farto de conduzir na EN 125, e só mesmo em localidades na passagem de uma escola (internacional), é que me lembro de ser a 50, para além disso, normalmente só é menos de 90 em casos muito pontuais.

(sim... sou do Algarve...)

Ana disse...

pmrpi, repara que eu disse à saída de faro. Á saida de faro tens o limite de 70 km/h, que se estende até à entrada na autoestrada (se fores pela esquerda) ou que depois passa a 90 km/h, se continuares na en125 (pela esquerda), com vários troços a 50, 70...é uma zona de acidentes, especialmente por haver espertinhos que acham que distância de segurança significa ai que bom que simpático deixou-me um espaço para eu me enfiar. Ou aqueles que acham que são bons demais para ir atrás de todos os outros e metem-se a ultrapassar 5 carros de seguida, com outros 5 a vir na faixa contrária.

Ana disse...

Ps - eu faço essa estrada todos os dias.

Claudia disse...

Nelson, onde posso encontrar a excepção ao código que informa que a av. Lusíada é uma via de escoamento de tráfego e como tal a velocidade max é 80 e não 50 km/h? Obrigada