02 julho 2007

Cobras e lagartos

Como disse na semana passada, o Público está a promover a eleição dos 7 horrores arquitectónicos de Portugal. E para tal recorreram às opiniões de 7 especialistas que propuseram uns quantos edifícios. No fim havia tantos candidatos e as opiniões eram tão pouco unânimes que da iniciativa saiu uma lista de 50 e tal... coisas que foram colocadas à votação dos leitores do Público online.

E a coisa azedou. Azedou porque um dos candidatos é o Estádio do Sportém. Ai, ai, ai, cai o Carmo e a Trindade, tá lá o estádio do Sportém e o estádio do Glorioso SLB não! Grita-se infâmia, exige-se justiça, que se limpe o bom nome dessa instituição centenária de género reptiliano, cuja casa, aliás covil, aliás toca, não pode ser vilipendiada de forma tão bárbada por uma cambada de selvagens incapazes de perceber, pelo esplendor da obra, a grandeza da instituição que dentro dela se refugia e que tantas alegrias dá a uma massa popular que, indiferente ao horror cromático dos azulejos, a apoia incondicionalmente!

E eis que no site do Provedor do leitor do Público não se fala de outra coisa, do crime contra a humanidade que é considerar sequer como possível a eleição do estádio do Sportém como horror arquitectónico deste cantinho à beira-mar plantado (por falar em Beira-Mar, até estranhei o facto de o estádio de Aveiro não estar também na lista). Também não é bem assim, ainda se fala de outras coisas, nomeadamente quem era a mulher de D. João III, que um jornal de referência como é o Público não pode ficar preso a argumentações de cariz quasi-religioso sobre a beleza ou fealdade de um estádio de futebol. Que o país não é só isto e deve haver qualquer coisa sobre as habilitações académicas do Eng. José Sócrates que ainda não foi dita e há que manter a tiragem habitual.

Mas afinal quem são aqueles sete senhores, todos devidamente identificados, para considerar o estádio do Sportém feio? Han? E se acham o do Sportém feio porque não acham que o do Benfica é feio também? Afinal, desde quando é que o direito à opinião garante que se possam emitir opiniões contrárias a instituições de tão grande valor histórico, cultural, zoológico e até mesmo arquitectónico? "Ai que foi o único estádio a ser considerado na lista" gritam uns, escamoteando a presença na mesma lista do estádio de Leira (o que se explica por cegueira temporária provocada por um acesso de raiva ou por recusa em classificar a dita obra à beira do Lis como estádio de futebol, posição com a qual me sinto tentado a concordar, embora não saiba como possa classificar tamanho aborto em forma de ovo com relva em vez de gema e bancadas em vez de clara). "E porque não estão todos os estádios na mesma lista, só o do Sportém?" urram outros, ignorando que talvez os sete especialistas, uma vez mais, perfeitamente identificados, possam achar, ai o horror, que os restantes estádios (para esclarecer: Estádio do Dragão e do Bessa no Porto, estádio de Braga, de Guimarães, de Coimbra, de Aveiro, da Luz em Lisboa e do Algarve) possam merecer uma classificação diferente por não serem, na opinião dos ditos especialistas, horrores arquitectónicos. Pessoalmente já vi o estádio de Braga e o do Dragão e acho-os bonitos, o do Bessa não o considero um horror por não ferir a vista tendo em conta o seu enquadramento, o do Algarve é interessante tal como o de Coimbra (como estádios, note-se!), o da Luz acho-o feio mas não a ponto de ser um horror arquitectónico, sobretudo pela sua vizinhança, povoada pelo C. C. Colombo e por torres em forma de caixote onde moram pessoas); faltam a esta lista os estádios de Guimarães e Aveiro que não tive o (des)prazer de avistar. Quem sabe se depois de ver estes estádios também me sinta tentado a concordar que são horrores e têm todo o direito de estar na lista de candidatos horríveis.

Tudo bem que se elejam os 7 mais horrorosos, mas, tinham mesmo de pôr lá o estádio do Sportém? Não sabem que com religião não se brinca? Se acham que o estádio do Sportém é feio tinham de ter lá posto também os estádios do Benfica e do FCP, para que a votação pudesse ser subordinada ao único tema que realmente interessa, a simpatia clubística, em vez dessa treta de arquitectura que é coisa de intelectuais que não têm mais nada que fazer e que de certeza nem gostam de futebol. O mais certo é nem verem os jogos da selecção, cambada de traidores.


(obrigado ao abc por ter mandado por mail o alerta para toda esta discussão)

25 comentários:

Anónimo disse...

Nunca pensei que havia de gostar de comentários sobre bola. Isto é mesmo mais do que bola!

kanjas disse...

Recuso-me a votar. Não quero viciar a eleição do estádio mais feio... ups... dos 7 horrores arquitectónicos.

Bruno disse...

Resumidamente explica-se rapidamente o porquê do estádio do SCP estar lá: -o correctíssimo Público escreveu uma notícia que o SCP contestou (em 1998) e o caso foi para Tribunal;
-o SCP ganhou todas em todas as instâncias menos a da relação de Lisboa, e o Público recorreu ao Tribunal Europeu;
-se perder agora, vai ter que pagar uma batelada de massa;
-eles estão chateados à brava com isso (e, na quarta-feira passada, escreveram, por exemplo, que o SCP é o clube com o maior passivo e, como tal notícia é falsa, levaram novo processo)
-até isto acabar, vão continuar o seu esquema absurdo promovido sabe-se lá por quem.

Capice?

Nelson disse...

escreve-se "capisce" e não "capice". E a menos que um ou vários dos devidamente identificados especialistas (já disse que estão todos devidamente identificados?) tenha o mesmo tipo de problemas a resolver com o Sportém acho muito mais razoável supor que o estádio foi nomeado por uma simples razão: é feio que dói.

Anónimo disse...

Pessoalmente acho que o Público teve pouca visão neste concurso. Havia uma forma simples de não chatear os lagartos fanáticos que não percebem a diferença entre arquitectura, futebol e religião, mas pronto que se lixem. Em vez de porém "Estádio de Alvalade", "Estádio Municipal de Leiria", etc..., punham simplesmente "Toda a obra arquitectónica do intitulado arquitecto Tomás Taveira". Assim poupavam-me tempo (não tinha que estar a escolher as várias obras dele ao longo do questionário) e ficava toda a gente satisfeita (excepto o sr. T.T. possivelmente mas acho que ele gosta que não gostem dos arrotos, perdão, obras dele).

Mais, não havia o problema das indecisões. Porque o T.T ocupa tanto espaço nas obras seleccionadas que se torna complicado escolher outras que se elevam aos mesmos padrões estéticos deste artista.

Já agora, quem diria que o Dr. House além de perito em medicina de diagnóstico, ainda é um mestre em arquitectura e futebol europeu. Fascinante.

Bruno disse...

Eu respeito tudo quando respeitares o nome do meu clube, capice? (ficará capice até desaparecer Sportém :P)

Quanto ao senhor início do abecedário, lagartos fanáticos é coisa que não existe. A parte do comentário jocoso sobre os meus conhecimentos de arquitectura e futebol europeu reduzem-se à insignificância de 315 milhões de euros e à venda do galinheiro em cimento, localizado ao pé do Centro Comercial Fonte Nova. E sim, sou terrivelmente fascinante.

Quanto ao estádio do meu clube, ainda me pergunto porque raio é permitido colocarem azulejos interiores no exterior.

Nelson disse...

spooooooooortém!

Anónimo disse...

 Mas és mesmo o Dr. House? Nelson, devo dizer que o teu blog se está a tornar muito VIP. Um dia destes tens que mudar o nome disto outra vez para a versão francesa, sempre é mais chic.

Que eu saiba, todos os clubes, desde o mais mísero clube da distrital até aos maiores clubes do mundo têm adeptos fanáticos. O fanatismo é indissociável do futebol e toda a gente sabe que em maior ou menor quantidade, existe em todo o lado sem excepção.

Claro que assumindo que estás certo e o sportém, perdão... Sporting não tenha adeptos fanáticos talvez não seja um clube de futebol. Sendo eu indiferente nestas coisas, tenho a certeza que existem adeptos (dentro e fora do sportém, oops.. Sporting aliás) que devem concordar com esta conclusão e ter na ponta da língua uma classe adequada para incluir o sportém... quero dizer, Sporting.

Se o problema estava na palavra "lagarto" devo dizer que é usada de forma comum para identificar os adeptos do sportém (já que o doutor insiste no capice eu fico-me pelo sportém). E ainda assim, de certeza que existe pelo menos um adepto do sportém com um lagarto de estimação adepto também do sportém (cães tenho visto muitos, os mais exóticos terão lagartos).

Já agora, abc são as minhas iniciais. Não sou o único que as tem. Basta ver por exemplo o Álvaro Barreirinhas Cunhal.

Já agora fico feliz que além de todas as façanhas, conhecimentos e habilidades que conhecemos da série televisiva, o doutor também esteja envolvido no negócio imobiliário.

kanjas disse...

Nelson, a que horas começa o combate?
Vai ser pay-per-view?

Nelson disse...

ah, não! eu não me meto no meio desta discussão!!! não olhem para mim...

Anónimo disse...

Discussão? Foi um post de mero esclarecimento.

Elora disse...

Sou do Belenenses. O Estádio do Benfica é feio. O estádio do Sporting é uma aberração. Independentemente dos gostos pelos clubes forraram aquela cena com azulejos amarelos e verdes. Não tenho nada de nada contra o Sporting. Agora contra o estádio....

pmrpi disse...

Para começar, não vejo futebol, não tenho nenhum clube, não quero saber de futebol. A minha opinião é a mais imparcial possivel neste assunto.

Eu não acho o estádio do sporting feio (okay, tirando visto de cima), o do benfica é muito mais feio (tirando visto de cima) em relação ao do sporting... Acho que estão a exagerar, os azulejos até estão engraçados. E a arquitectura interior que vi (só vi o centro comercial) está excelente.

Teté disse...

Pois eu votei mesmo no estádio do sportém, que sempre me pareceu uma casa de banho, de mau gosto.
Mas quer dizer se tivessem posto algumas das estátuas (ahn?) de Lisboa na lista, o estádio tinha escapado à minha escolha!

Meg disse...

Bom, o Senhor Doutor House que me perdoe (e eu sou do Sporting - não fanática), mas acho que o Alvalade XXI é feio. Se não tivessem pintado as colunas de amarelo teria ficado bem melhor. Só verdinho e pouco mais.

Pedro, quanto ao interior: gosto do estilo, mas a qualidade deixa um bocado a desejar. Os estofos dos assentos esquisitos estão rematados com agrafos e ninguém os substituiu depois de terem sido rasgados pelos vândalos que lá passaram.

De qualquer forma é um espaço agradável, pena a maioria das lojas ter fechado por falta de clientela :(

Meg disse...

Nota: gosto imenso do estádio do Benfica. Betão envernizado, e vidro. Nada de casas-de-banho.

Ana disse...

iiiiiiiiiiiiih! uma pessoa vai para fora por uns diazitos, chega aqui e vê, de um lado, pesando ??? quilos, o veterano faxavorense abc!! Do outro, pesando ??? quilos, o iniciado Gregory House!! A arbitrar o combate, o vosso comentador preferido, Nelson! E que os jogos comecem!!!

Ps - o estádio do sporting é uma aberração. Parece mesmo uma casa de banho. É feio que dói. A minha enxaqueca detesta-o, piora sempre que vê aquelas cores.

Ps - detesto o Taveira, deviam te-lo incluido, a pessoa, na lista das aberrações. E já agora metiam lá o Valentim "Guterr...Gondomar! Gondomar!" Loureiro e o Palhaço Jardim.

Ana disse...

Como eu disse, tenho estado fora. O que é que a mulher de dom joão III tem de notícia? Isso tem a ver com o quiz "recrutamento" que anda por aí? Ainda não o fiz, a net foi-se abaixo qd comecei, mas já tinha feito um parecido em inglês...

Ana disse...

Terá sido aqui no faxavor?...

Anónimo disse...

Eu sou um bocado temperamental nestas coisas e quero desde já pedir desculpas a todos, em especial ao dr House se eventualmente me excedi nos meus comentários. Não seria a primeira vez.

Afinal, cada um tem direito à sua opinião e eu mantenho a minha em relação às obras do T.T. e à reacção a meu ver excessiva e completamente desnecessária por parte dos adeptos do Sporting.

Ana disse...

Abc, é verdade que te exaltaste. :-) naum habia nexexidade, é certo, mas mais dificil é reconhecer isso: clap clap. :-)

Nelson disse...

no site do provedor do leitor do público o único texto que não era comentário aos 7 horrores era acerca da mulher de d. joão iii.

Anónimo disse...

A fúria continua... Em relação à mulher do D.João III, o Público meteu a pata na poça até à virilha... xD

Enganaram-se repetidamente nas correcções ao erro inicial e levaram correcções e mais correcções dos "geeks" de história.

Nelson disse...

não exageres. Enganaram-se e depois enganaram-se na correcção. Não se enganaram e voltaram a enganar e voltaram a enganar e...

Foram "só" 2 enganos em cadeia! ;)

Ana disse...

Estão mesmo à espera que eu vá ler a peça do público sobre a mulher de d joão terceiro????...