18 julho 2007

Provedor do leitor

Nem só o Público tem um provedor do leitor. O Ó faxavor! também tem um! Que coincide por acaso com o editor, o redactor, o autor dos textos e o director. Mas isso é porque, por enquanto, o Ó faxavor! é uma PME. No futuro tenciono expandir o "negócio", aumentar pessoal, abrir sucursais, quem sabe até franchisar o conceito!

Recebi um mail muito atencioso, de um leitor dedicado, a alertar-me para o erro ortográfico no post Consertos de Verão. Que deveria ser "Concertos de Verão". Ou será uma "espécie de ironia refundida", pergunta o leitor?

O leitor, dedicado como já fiz questão de frisar, até enviou os significados de ambas as palavras.

CONCERTO
do It. concerto
s. m.,
acordo ou consonância de instrumentos, de vozes ou de instrumentos e vozes
simultaneamente;
ordem;
regularidade;
arranjo;
regra;
simetria;
adornos, enfeites, atavios;
combinação, ajuste, convenção;
confronto;
cotejo;
sessão musical;
composição musical extensa e desenvolvida.

CONSERTO
do Lat.consertu
s. m.,
acto de consertar;
reparação;
restauração;
arranjo;
remendo.

Obrigado leitor, tão aí uns quantos significados que eu não conhecia.

O provedor acha que o leitor é um totó. (tal como o provedor do Público eu, enquanto provedor do blog, também me refiro a mim próprio na terceira pessoa; dá um ar mais pomposo à coisa; até tou a ponderar usar o plural magestático em próximas ocasiões; mas ao contrário do provedor do Público, eu uso termos um nadita mais... directos para responder aos comentários dos leitores e teço frequentemente juizos de valor sobre a pessoa em vez de me limitar a julgar o teor do comentário; tem mais piada assim).

Se fosse um erro teria sido de certeza repetido ao longo do post; e ao longo do post encontramos a palavra "concerto" três vezes. E nenhuma vez a palavra "conserto".

Faz lembrar o episódio (tão engraçado que foi... tão esclarecedor!) da classificação do meu projecto final de curso. A primeira palavra do título do projecto era "Cohomologia". E na secretaria acharam que me tinha enganado, que se calhar era "Cosmologia". A parte engraçada da questão foi ter havido pessoas a perguntar-me pessoalmente se o título não estaria mal escrito. A parte esclarecedora foi algumas dessas pessoas serem docentes do Departamento de Física.


PS: para salvaguardar o leitor atento e dedicado da ira dos leitores mais fanáticos vou escamotear a sua identidade; mas se alguém me mandar um mail a oferecer-se para lhe partir as pernas de bom grado indicarei a morada do indivíduo.

Tens comentários a fazer ao blog? Então, manda um mail ao provedor. Manda! MANDA! Depois logo vês o que te acontece!

12 comentários:

Anónimo disse...

Em defesa do leitor atento (não é só o provedor do leitor que tem o direito de se referir a si mesmo na 3ª pessoa) confesso que não li o resto do post e, portanto, dou a mão à palmatória...

Nelson disse...

ainda por cima!!!! Eu ainda pensei que fosse por distracção, mas assim só me resta concluir que foi por má fé! não te tinha em tal conta... :P

Anónimo disse...

Agora é quando merez partirem-lhe as pernas. Ou será milhor os dedos todos? Olha que saíu a besta que levo dentro (`_^). Haja paz e conserto.

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor Provedor do Leitor,
Sou um leitor anónimo do Ô faxabor! Assiduo, mas discreto. Como entendo que o Provedor não serve só para ouvir (ler) críticas, pois aqui mando os meus parabéns.
Contudo, Senhor Provedor, não me leve a mal; também sou assiduo doutro blog que vale a pena. Talvez V. Ex.a lá queira ir dar uma vista de olhos.
http://ironiadodestino.blogs.sapo.pt/
Sem mais, despeço-me com amizade e consideração,
Micas, o Maestro

Nelson disse...

conheço o ironia do destino. Às vezes passo por lá. É dos (muito poucos) blogs que leio regularmente.

Ana disse...

LOLOLOLOLOLOL; o que eu já me ri à custa dos concertos e consertos. Só faltaram as concertinas.

Mas afinal, e perdooa a ignorancia do macaco, o que é cosmologia, perdão, cosmetologia, perdão, cohomologia (tava dificil!)?

Ana disse...

ps - perdoa e ignorância. Não quero que me partam as pernas. Preciso delas.

Nelson disse...

acho que o melhor mesmo é leres o artigo da wikipedia. depois diz em que linha é que desististe.

O modo standar de começar com cohomologia é:

Variadeda Diferencial -> Espaço tangente -> Campos vectoriais -> formas diferenciais -> derivada exterior de formas diferenciais -> grupos de cohomologia de de Rham (o nome do homem é "de Rham")

A forma algébrica de definir a coisa é mais abstracta e é mais ou menos assim:

Decomposição celular -> ciclos e bordos -> operador de bordo -> homologia -> cohomologia (dual da homologia).

Acho que não queres mesmo saber o significado de nenhuma destas coisas, mas se quiseres é só perguntar. ;)

Ana disse...

Eh pá, é assim, confesso que na pesquei nada. Mas se explicares como se eu tivesse 5 anos, acho que vou lá! =D
Assim tb na tinha de ir à wiki, que eu não me fio muito na wiki.

Nelson disse...

podes fiar-te na wikipedia. os artigos sobre matemática são geralmente muito bons, embora às vezes possam ser algo incompletos. o de cohomologia em particular fala só da abordagem algébrica, mas a abordagem geométrica, mais usual, está devidamente referenciada nos links no fim do artigo ("De Rham Cohomology"). Aliás, é sobre esta formulação que estou a trabalhar.

Ana disse...

Matemática...álgebra...geometria... o-O nãaaaaaaaao!!!! acho que vou ficar sem saber o que cohomologia...a coisa só funciona se me for explicado como se eu tivesse 5 anos...

Nelson disse...

pois. não dá.