06 julho 2007

Matemática

Jovem, tás no 12º ano e fizeste exame nacional de matemática? Então, safaste-te! Pelo menos, em média.

Atão não é que ao fim de não sei quantos anos finalmente a média nacional passou a positiva? Já posso morrer feliz. Havia 3 ou 4 desejos que formulei na passagem do milénio e que gostaria de ver realizados antes de morrer, que eram:
a) o Benfica campeão outra vez (aconteceu em 2004)
b) um grande evento desportivo organizado em Portugal (tivémos o Euro-2004)
c) o Pedro Santana Lopes como primeiro-ministro a ver no que dava (aconteceu em 2004)
(tou a ver que aconteceu muita coisa em 2004...)
d) um exame nacional de matemática com média superior a 10 (aconteceu agora).

Já posso morrer em paz.

9 comentários:

Meg disse...

Se calhar só fizeram perguntas do tipo "calcule a derivada de f(x) = x^2 em ordem a x", ou "calcule os zeros de f(x) = e^x" ou ainda, "qual é a probabilidade de chover amanhã no Sahara" (deve ter sido esta ultima que fez com que a média não fosse superior...)

Nelson disse...

Leste o exame ou tás só a mandar postas de pescada? Se calhar podias lê-lo e depois comentávamos juntos a facilidade/dificuldade do enunciado, que tal?

Ah, e não te esqueças que eu sou de uma geração que achou o TEU exame de matemática uma coisa ofensivamente fácil. Atirar pedras quando se tem telhados de vidro...

O meu exame também foi de certeza considerado extremamente fácil por muita gente mais velha que eu; mas eu há muito que perdi a pose de "no meu tempo é que era bom"

:PPPPPPPPPPPPP

Meg disse...

Entretanto li o exame. Esqueci-me que estas coisas vêm para a net. Não descontaram por respostas erradas na escolha múltipla - que engraçado... Se calhar com Bolonha vai passar a ser assim... :D

Também achei o meu exame trivial. E também acho que os jovenzinhos têm capacidade para muito mais. Como comparação tive o exame interno da minha escola, que metia integrais e coisas que só dei em Álgebra Linear (uuuuh que difícil!) - e ainda assim achei fácil, mas já mais apertado de tempo. Não o acabei a tempo, tive 18 porque me deu a preguiça lá para o fim.

Espalhei-me ligeiramente no exame nacional acho que por causa de um sólido qualquer. Era um prisma-qualquer-coisa. Então aqui a boa da Ana fez a imagem mental de uma pirâmide com a mesma base, vá-se lá saber porquê... Mas sempre tive a cabeça no ar. O exercício era estupidamente fácil. Meh!

Mas é verdade que no ensino actual se facilita mesmo. E não é só em Portugal. Na minha escola não falámos absolutamente nada de sucessões, séries ou limites. Só agora, ao fim de 2 anos na fac, é que começo a sentir-me à vontade com essas coisadas. Também não démos complexos - felizmente o prof de MatPT deu-nos uma ensaboadela de complexos e resolvi todos os exercícios de exame anteriores acerca disso. Mas demos integrais, só que eram imediatos, e a coisa mais complicada que démos de AL foi calcular a distância entre 2 rectas (daquelas que não são paralelas nem se intersectam - não me lembro do nome em português, em alemão é windschief). Ah, e distribuições normais. Como já disse, era fácil.

Acho que se podia puxar mais pelos miúdos e acompanhá-los quando são mais novos. Dei explicações a 3 miúdos da minha escola que não sabiam a tabuada, não sabiam trabalhar com fracções e que quase me fizeram acreditar que Sqrt[a+b] = Sqrt[a] + Sqrt[b]

Ana disse...

Alguém tem um dicionário matemática-português?

Fii...eu já não me lembro de nada disso...a minha especifica (na altura era esse o nome) de matemática correu de mal a pior (com a primeira a ser anulada, porque alguém foi para a rua gritar que o exame estava cá fora, então acabou por ser anulado a nivel nacional, e boa porcaria, pois era mais fácil que o que se seguiu), mas também já foi há 12 anos...depois vieram as análises matemáticas (que naquela altura se chamavam análise infinitesimal), feitas há 11 anos...a Álgebra, feita há 10 anos...e pouco mais tive de matemática e ainda bem!!! Sei que 2+2 são 4 (vá-se lá a saber porque) e chega-me!!! ;-)

kanjas disse...

Nelson! Começa a por avisos nos posts que dentro dos comentários se encontram posts e só se deve clicar no link depois de se pensar 3x, respirar bem fundo e garantir que não se vai praguejar...

Ana disse...

os comentários são posts e os posts são comentários. Onde é que a blogosfera há-de parar...a tradição já não é o que era!

pmrpi disse...

Alguém chegou a ver o exame de física... porque que os exames de física desde que entrou bolonha, passaram a ser 100 vezes mais faceis, com matéria do 11º ano ou menos até... (pelo menos do meu 11º... se calhar agora é o 12º deles).

Alguém tem alguma sugestão porque que isto acontence?

Meg disse...

Que raio de português, Pedro!! Que horas eram quando escreveste isso?!

Nelson disse...

bu-ho, o meu exame foi mais complicado que o teu, toma, toma!!!

Fausto: ok, vou começar a avisar.