11 julho 2007

A frase

"Faço notar que em mais de 30 anos de vida política é o primeiro cargo público que aceito - e é de borla. Tudo o que eu ganhei foi a trabalhar"

A frase é de José Miguel Júdice e pode ser lida no site do DN.

Não me tá a apetecer comentar o convite feito ao Júdice para coordenar a reabilitação da zona ribeirinha de Lisboa, até porque para isso dava um certo jeito que soubesse do que se trata e, regra geral, quando vejo notícias, se não são sobre futebol, dá-me logo o sono.

Também não me vou meter nas questões politico-partidárias, porque o Júdice era do PSD e agora vai para um cargo a convite do PS pela mesma razão. Gente que troca de partido preocupa-me muito menos que jogadores que trocam de clube (ainda tou chateado por causa do Miccoli).

Mas não posso deixar passar em claro a última frase de Júdice. Depois de referir que é o primeiro cargo público que aceita, e logo de borla, esclarece que tudo o que ganhou foi "a trabalhar". Eh pá, calma! Atão isto não vai ser trabalho?

O diálogo que se segue exemplifica a forma como dois personagens fictícios, António C. e José S., poderiam ter chegado a acordo para endereçar o convite a Júdice para este cargo.

António C. : eh pá, vamos fazer 3 empresas para reabilitar a zona ribeirinha de Lisboa.
José S. : 3? Para quê?
António C. : Sim! Uma para a zona de Belém, outra para a Docapesca e a terceira para o Cais do Sodré.
José S. : eh pá, não arranjas aí uma quarta empresa, sei lá, para reabilitar a Expo?
António C. : isso é capaz de dar buraco, pá, não há nada para reabilitar na expo aquilo foi tudo construído de novo nos tempos do Tony, não te lembras?
José S. : Pois, mas assim é uma chatice, não é? Quem é que aceita ser presidente destas empresas se forem só três?
António C. : então? não te tou a perceber...
José S. : Foda-se, ó Tó! Tenho de te fazer um desenho? Para que é que servem as reuniões de concelhos de administração, não é para jogar à sueca? Se forem só três como é que jogam?
António C. : ah, só se a gente convidar um gajo qualquer para "coordenar" os outros três; assim já dava 4.
José S. : não é mal pensado. Tás a pensar em alguém em particular?
António C. : olha, pode ser o Júdice. De qualquer forma não tá a fazer nada agora e tá quase a reformar-se, é da maneira que vai treinando para quando for para os jardins da Alameda jogar com os outros velhos todos.
José S. : ok, serve. Telefona ao gajo.

2 comentários:

Ana disse...

Beautifull!! Agora quero uma conversa ficticia entre o Pinto da Costa e a Carolina, quando se encontrarem na ante-estreia do filme do livro.

Teté disse...

Que conversa bacana!