04 julho 2007

Qua-qua

Ele há coisas que só acontecem muito de vez em quando.

Há 15 anos um barco perdeu parte da carga. Essa carga eram patinhos de borracha daqueles que os miudos gostam de ter no banho e outros brinquedos do mesmo género (tartarugas e tal). Para ser mais preciso, 29000 patinhos de borracha. Vai daí, os bicharocos caíram ao mar e ficaram a flutuar (o que era de esperar já que foram feitos para isso mesmo). E começaram a viajar ao sabor das correntes...

Até aqui nada de estranho. A parte estranha é que eles cairam à água perto da China, alguns deram à costa na Austrália, Hawai e América do Sul, outros continaram para norte ao sabor das correntes oceanicas, uns quantos foram parar ao Alasca e outros conseguiram passar para o Ártico, migraram para leste nas águas geladas circumpolares, entraram nas correntes do Atlântico e começaram a aparecer nas praias da costa leste da América do Norte. E para este Verão esperam-se uns quantos na Grã-Bretanha. Apenas... 15 anos após terem caído à água! Já perderam a cor, mas pelos vistos mantêm a estanquicidade. O que é óptima publicidade para a marca que os fabrica!

E há quem esteja a prestar muita atenção a isto porque estes patinhos são um instrumento perfeito para estudar correntes oceânicas, tão importantes para a saúde do nosso planeta! Afinal, sempre é melhor ter 29000 patinhos de borracha que 1000 garrafas postas a flutuar com o mesmo objectivo, certo? Parece que há outros carregamentos interessantes que são estudados, nomeadamente 61000 ténis Nike que também caíram borda fora de um navio de carga em 1990.

Como dizem as meninas da Netcabo, há coisas fantásticas, não ha?

Para saber mais:
Notícia de 2007 no Daily Mail
Notícia de 2003 na CBS
Artigo da Wikipedia


(obrigado Pedro)

4 comentários:

Ana disse...

Eh páh, espectacular!!! E olha, as correntes oceanicas são MESMO importantes para a saúde do Planeta. Não viste de Day After Tomorrow?? É mesmo maisoumenos assim (mais para menos...).

Elora disse...

Se chegam este Verão a Inglaterra, hão-de chegar cá, também, não?

Nelson disse...

eh pá, não sei. Haverá algum oceanógrafo que lê isto? Talvez ele possa responder... :)

Ana disse...

Vou chamar uma bióloga marinha, talvez ela saiba...lol.