23 julho 2007

A1-A3-A7-A24

Vou a Chaves. Arranco amanhã e volto quarta-feira à noite. Fui ao Via Michelin para escolher o melhor caminho. E fiquei a olhar para a profusão de auto-estradas que abunda neste momento pelo Norte do país. De Aveiro a Vilar Formoso temos a A25, antigo IP5. De Viseu a Chaves temos a A24, que cruza pelo caminho com o IP4 em Vila Real e a A7 em Vila Pouca de Aguiar. De Esposende a Penafiel, passando por Braga e Guimarães temos a A11. Da Póvoa do Varzim a Vila Pouca de Aguiar temos a A7. Do Porto a Caminha, passando por Viana do Castelo temos a A28. Do Porto a Mira (no futuro será até à Figueira da Foz) temos a A29. Isto para não falar da A41, A42 e mais umas quantas mais pequenitas que estão a fazer ou que já estão feitas.

E ainda reclamam que as auto-estradas são todas em Lisboa.

Para que não haja dúvidas, na grande Lisboa temos as seguintes auto-estradas: A1, A2, A5, A8, A9, A10, A12. Mais a norte temos a A13 e A15, mas já a 100 km de Lisboa. Mais a sul temos também a A6. A grande Lisboa tem 1 circular em auto-estrada, que é a A9 (também conhecida como CREL). De Lisboa partem 4 auto-estradas no sentido radial A1 e A8 para norte, A2 para sul (a A12 não conta como auto-estrada radial, uma vez que desemboca poucos quilómetros depois na A2) e a A6 para leste.

No grande Porto temos: A1, A3, A4, A7, A11, A28, A29, A41, A42 e A44. Isto para não falar na A24, A25 ou na A27, que já passam longe (entre 50 e 100 km). O grande Porto tem 3 circulares por auto-estrada: A41/A42, A7 e A11. Radialmente partem 5 auto-estradas: A3 e A28 para norte, A1 e A29 para sul, A4 para leste.

E depois ainda dizem que "é tudo para Lisboa"!

No meio de toda esta profusão de auto-estradas já é possível ir a Chaves sempre em auto-estrada, que é o que me interessa.

Coisa gira: a Figueira da Foz vai ser servida por 3 (!!!) auto-estradas: de Sul, a A8 vinda de Lisboa; de Norte, a A29 vinda do Porto; de Leste a A14 vinda de Coimbra. Imaginem se o Pedro Santana Lopes nunca tivesse sido primeiro-ministro!

E viva o luxo!

6 comentários:

Ana disse...

Já estou zonza com tantos As...

kanjas disse...

Acho que a partir deste post vais ter muita gente a vir para ao blog por pesquisar "Autoestrada" ou "A?" no google... Sabes no que te estás a meter?

Nelson disse...

nada pode ser pior que ter um milhão de testemunhas de jeová a insultar-me!

Ana disse...

Uma vez discuti com duas no meio da rua...elas diziam que Deus nos ama a todos, eu dizia que Deus era um subproduto das sociedades humanas e a necessidade de acreditar na perpetuação do eu individual (uau, a neura deixou-me inspirada). Depois ainda meti em Deus as culpas de tudo o que de mal acontece, a mim e aos outros. Será que as converti?

Ana disse...

Experimentei goglar com autoestradas e as, mas não vim parar aqui. Contudo, quando decidi colocar tremoços, eras logo o 3º da lista.

Nelson disse...

só terceiro????? Humpf!