03 abril 2007

Tolerância de ponto

Antes de começar, um ponto prévio: diz-se "tolerância de ponto" e não "tolerância de ponte". Dizer tolerância de ponte é pior que dizer salchicha. Dá-se tolerância de PONTO para a malta fazer a PONTE. Tá percebido? Pronto, avancemos!

O ano passado a coisa correu mal na Páscoa. Só apareceram 110 deputados no Parlamento na quinta-feira Santa (para quem não sabe, deviam ser 230), apesar do livro de presenças estar devidamente assinado por toda a gente, claro. Moral da história: ninguém teve falta injustificada mas a verdade é que estavam menos de metade dos deputados presentes. Olha que bonito, han? Tudo a baldar-se!

E como se resolve o problema? Nada mais simples! Dá-se o dia a todos os deputados este ano e assim a malta balda-se com autorização para isso. É a cereja no topo do bolo. Controlar as assinaturas a ver quem andou a assinar pelos outros? Naaaa, dá muito trabalho. Instaurar processos aos deputados que apareceram lá para assinar e depois deram de frosques? Eh pá, é capaz de levantar problemas. Assim a malta balda-se porque pode, não é porque se está a borrifar.

Esta medida "justa" do Governo vem mesmo a jeito. Depois da história com as reformas e subvenções vitalícias para "melhorar a imagem da classe política", nada como uma balda oficial para resolver o problema da balda à socapa.

Eu pensei fazer a mesma coisa aqui no escritório: chegamos todos às 9h da manhã, dizemos olá ao chefe, aproveitamos quando ele for beber café e damos à sola. Picamos o ponto, recebemos o dia e gozamos à mesma de um fim de semana de 4 dias. Vai daí alguém apontou a falha no meu raciocínio: é que o meu cargo não é "democraticamente eleito" e a minha reforma não vem ao fim de 8 anos de trabalho. Vai daí, tenho a quinta-feira de tarde como toda a gente e agradeço ao chefe pela amabilidade de nos dar a tarde de quinta-feira e não me armo em carapau de corrida.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas quê, a Páscoa é ESTE fim-de-semana?? Uia!

Nelson disse...

já biste, Maria? E já este fim de semana que aparecem coelhos com ovos e mais não sei o quê.

Anónimo disse...

Foda-se... Só me apetece é ganir! Vens p'raqui dizer que toda a gente tem a 5ªf à tarde e tal...

FODA-SE!

Se toda a gente tem, porquéqueu não tenho?

(Vou comer uma ganda bifalhada na 6ª feira e fingir que a páscoa não existe)

Desculpa qq coisinha...

adavid disse...

Bom... Se eu bem me lembro, uma vez ouvi dizer que haverem 230 assinaturas no caderno das presencas e apenas 110 maneis sentados no hemiciclo nao eh contraditorio.

Agora, antes de me baterem, tenham la paciencia e leiam mais um bocadinho.

Aquilo que me lembro era que muitos deputados nao vao para o hemiciclo porque ou estao nos gabinetes deles a fazerem coisas importantes ou estao em reunioes da comissoes parlamentares a fazerem coisas ainda mais importante.

E se bem que eu perceba que ha efectivamente outras atraccoes na feira popular, err, outras actividades na assembleia da republica, 110/230 eh baixo.

Mas... 110/0 eh muito grande.

E se calhar 110/media deve andar ah volta de 1. Se nao mesmo 1.2 :P

Nelson disse...

isso até seria verdade. Não fosse tratar-se a quinta-feira do dia de votações em que TODOS os deputados devem estar presentes no hemiciclo a votar.

Anónimo disse...

Tolerâcia de Ponte porque já tá tudo a pensar na 25 Abril/Vasco da Gama pa ir para o Allgarve!! Ou será Algarve?? Com tanto deputado presente não admira que a política nesta terra avance tão depressa como as obras da CRIL...
Colin: amigo, eu estou contigo!! Normalmente saio às 17h30 mas neste dia dão a fantástica oportunidade de sair às...às... 16h00!!!!!! Yupii!!
P.S.: quero um emprego na Função Pública. Não é um trabalho, que isso fique bem claro, para trabalho tenho o que tenho.

mehrlicht disse...

O pessoal da Póvoa de Varzim é que tem sorte. Há uns anos atrás vi um aviso na porta da bibioteca num destes dias que rodeia a Páscoa. A biblioteca só fecha ao domingo. Dizia que ia estar fechada na sexta porque era feriado. No sábado porque... Na quinta de tarde porque era tolerância de ponto. E também na segunda-feira porque é costume da região... (mas esqueceram-se de abdicar do feriado de sexta como é costume da região...).
Ou seja à conta de um feriado numa sexta e de outro num dia em que estão sempre fechados ainda tiveram mais dois dias e meio de bónus...