16 abril 2007

Férias

Ando a planear as minhas férias. Com antecedência que eu gosto de ver muito bem primeiro antes de me decidir. Quero fazer um raide por Marrocos incluindo algumas incursões pelas dunas. E vai daí comecei a recolher informação. Até aqui, tudo bem. Nomes como Marraquexe, Ouarzazate, Merzouga, Zagora, Erfoud, Rissani, Tinerhir já me são completamente familiares. E até já vi fotos (o Google Earth é mesmo fixe, não é?).

Depois encontrei uns circuitos porreiros numa agência de viagens a preços muito interessantes e, ainda por cima, com recomendação de pessoas que conheço. Óptimo! Vai daí vou ao site, vejo o número de telefone e tento ligar. E nada. E ligo para as informações: o número de telefone não tem qualquer registo, e aquele nome não aparece nas listagens. Desconfio que esta agência já deu o berro.

Encontrei outras agências com o mesmo circuito mas a preços ligeiramente diferentes (mais ou menos o dobro!). O que mais há por aí é o "Circuito das Cidades Imperiais" o que em "plain portuguese" quer dizer "férias radicais para meninas". Homens a sério querem um raide em 4x4 com saída de Marraquexe, viagens de 200 ou 300 km por dia, uma noite a dormir em tendas no meio do Sahara e as habituais coisas "típicas", para turista ver. Para cidades imperiais fico por Lisboa que foi a capital do vasto império português, ou então vou a Roma! Pffff.

Acho que o melhor é planear eu a viagem, reservar os vários hoteis e afins e tratar de tudo sozinho, que já percebi que as agências só servem para férias tipificadas (uma semana de papo para o ar no Brasil ou Rep. Dominicana, ou uma viagem a Marrocos para ficar de papo para o ar no Club Med e poder dizer que se foi a Casablanca). Raios partam esta mania de ser original. Ando sempre à frente das ofertas do mercado, depois acabo por não conseguir fazer nada.

Se alguém já fez este tipo de raides pelo sul de Marrocos (tem de ter dunas! Se não tem dunas para atascar o jipe não vale a pena!), xutem aí o nome da agência nos comentários. Eu depois trago-vos uma recordação de Marrocos, tipo baba de camelo ou coisa no género.

5 comentários:

Anónimo disse...

leva me ctg!!!!!!!!!! eu prometo que me porto bem :p

Anónimo disse...

já tive por motivos profissionais, (sim, que há arquitectos fora dos gabinetes em trabalhos de homem) que passar quase um ano a trabalhar em desertos com areia e posso afirmar com conhecimento que...por um lado é espectacular, por outro, há atascanços que tiram um gajo do sério, mesmo, tipo mais de 10 horas para por o cabr.. do jipe a andar. existem tecnicas e é preciso "ler" bem as dunas, mas depois se quiseres eu "emailote" uns truques.

Nelson disse...

eh pá, não levo anónimos para o meio do deserto. Um gajo quer chamar-te e tem de berrar "Ó Anónimo!" no meio das dunas, não dá jeito nenhum!

V: chuta aí dicas! em princípio devo fazer os passeios TT com motorista local, mas nunca se sabe.

Anónimo disse...

Nelson, o melhor é levar guia mesmo. Cada região tem um vento dominante que dá forma ás dunas.A forma das dunas é a caracteristica meia lua, com um subida suave a partir da origem do vento, e uma queda abrupta do lado do vento empurrado. As duas pontas da meia lua são de particulas de areia soprada pelo vento pelo que não têm consistência.NÃo vás por aí, enterraste até a pé. Deves sempre procurar o lado suave que por ter sido varrido pelo vento está sempre consistente, rijo até, e permite passagem. tens é de ter cuidado para não cair no topo pois há dunas com dezenas de metro de altura e acredita que não te safas. Ou seja tens de andar sempre na lombada maior da duna e evitar as suas pontas. Nem que para isso tenhas de andar aos esses .Se sentires atascar, pára de acelerar imediantamente.Acredita que existe diferença entre sacar um jipe um pouco enterrado de um jipe com o chassis no chão,(tipo 5 horas de diferença).Com calma, cava debaixo das rodas , todas , sem cenas do tipo "acho que já dá" pois nunca dá e voltas ao principio.Nunca se perde a calma no deserto, ou ficas lá. Um abraço

Nelson disse...

Grandes conselhos, obrigado! Se conseguir safar-me fico a dever-te uma imperial e um pires de tremoços! ;)