19 abril 2007

Títulos

E a malta continua a falar nas habilitações do Sócrates. Por mim, tudo bem, acho bem que se resolvam as questões relevantes. Embora a maior parte das questões sejam irrelevantes, mas isso não interessa.

Só não percebo é a incoerência entre a quantidade de papel gasto (e consequentemente árvores abatidas) a falar do processo estudantil de uma pessoa que à data até era Secretário de Estado do Ambiente. Um bocadito incoerente, não?

A questão que mais me diverte é a dos títulos académicos que traz à baila a questão dos Eng. e Dr. e afins.

Atão, butes por partes.

Quem não tem título académico é "Sr.". Até aqui, acho que não há dúvidas.
Quem tem uma licenciatura é "Licenciado", cuja abreviatura é "Lic.". Seja qual for o curso. Um licenciado em medicina tem o grau "Licenciado em Medicina". Um licenciado em direito tem o grau de "Licenciado em Direito" e um licenciado em engenharia tem o grau de "Licenciado em Engenharia". Um médico só é "Doutor" após inscrição na ordem dos médicos, o que implica a conclusão do curso, estágio, especialidade, e mais não sei o quê. Quem duvida que olhe para o certificado de conclusão de curso de qualquer licenciado em medicina e que veja qual é o grau que a faculdade lhe conferiu. Um licenciado em Direito após inscrição na Ordem dos Advogados (passando no respectivo exame) passa a "Sr. Advogado". E um licenciado em engenharia, após inscrição na ordem (ou seja, após estágio orientado por um Engenheiro inscrito na OE e, caso o curso não seja reconhecido, exame de admissão) para a ser "Engenheiro".

Quem tem um mestrado tem o grau de Mestre. Não sei se Mestre tem alguma abreviatura. Quem tem um MBA não tem qualquer grau académico. Um MBA é equivalente à parte curricular de um mestrado, excluindo a dissertação. Não é um grau académico por si, mas a nível internacional é uma pós-graduação que é devidamente acreditada.

Quem tem um doutoramento é Doutor, cuja abreviatura é Dr. O grau de doutor é conferido pela faculdade após defesa da tese de doutoramento.

Dr. não é nenhum grau. Muito menos um grau atribuido a uma pessoa por conclusão de uma licenciatura. É apenas uma expressão de língua corrente e, na minha opinião, mal usada. Um sociólogo tem o grau de Licenciado em Sociologia, não tem nenhum grau de Dr.

Em geral não me chateiam os Drs. que andam por aí, mas numa altura em que se chegou a discutir se o nosso PM é Engenheiro ou Licenciado em Engenharia acho que a questão se torna pertinente.

Já agora, sendo eu licenciado em engenharia e não inscrito na ordem, também devia ser Dr., não?

Legislação relevante sobre os graus académicos, sua obtenção, e por aí fora: DL 74/2006 de 24 de Março (em PDF). É a legislação em vigor actualmente, substitui as anteriores. Quem quiser contradizer esta história dos Dr. que apresente a Lei ou Decreto-Lei relevante que diga explicitamente que o detentor do grau de Licenciado é Dr.

Update: havia uma gralha num dos parágrafos (uma frase a mais que retirava o sentido todo); foi corrigido

3 comentários:

Pipinha disse...

Lê a saga do "Eu não sou engenheiro" no http://incontinentesverbais.blogspot.com/ a começar em http://incontinentesverbais.blogspot.com/2007/04/eu-no-sou-engenheiro.html Está muito interessante...

Nelson disse...

:)
sim, é complicado, é. este país dá demasiada importância aos títulos.

Unknown disse...

A abreviatura de mestre é Me.
Apesar de muitos usarem Ms. ou MSc., que é a abreviatura em inglês. Um mestre formado no Brasil usar Ms. ou MSc. é o mesmo que um doutor daqui usar ao invés de Dr.,PhD.