18 abril 2007

Buracos

Lisboa tem estradas. Não só Lisboa, o país inteiro tem estradas. E as estradas (algumas) têm buracos (mais do que o desejável). E a malta reclama dos buracos (e com razão).

Por exemplo queixam-se dos buracos ao dono do café ondem bebem a bica de manhã. Que há um buraco aqui, há outro ali, que não sei quem ficou com uma jante empenada num buraco acolá.

O que não ajuda muito a câmara municipal, junta de freguesia, instituto de estradas, brisa ou outra entidade qualquer a reparar o buraco porque não são muitos os donos de cafés por esse país fora que têm serviço de recepção de reclamações sobre buracos no pavimento. Quanto muito têm serviço de recepção de apostas da SCML e nalguns cafés têm serviço de pagamento de facturas de luz e água e coisas assim.

Outra forma comum de reclamar é muito adoptada por taxistas: queixam-se do buraco ao cliente que transportam no momento.

Infelizmente é pouco provável que o cliente trabalhe no serviço responsável pela manutenção da estrada em questão, por isso dificilmente poderá fazer algo para reparar o buraco. Se por acaso o cliente for o presidente da junta de freguesia pode ser que a reclamação do taxista chegue ao destinatário. Mas se não for... (ora, uma freguesia como São Domingos de Benfica têm uns 100 mil habitantes, o que dá uma probabilidade de 0,001% de o cliente ser o presidente da junta; isto se considerarmos que todos os habitantes viajam de taxi com a mesma frequência, o que nem é verdade, provavelmente o presidente da junta tem carro próprio).

Isto é muito típico dos portugueses: gostam de reclamar. Infelizmente raramente o fazem a quem de direito. Reclamam tipicamente com alguém que lhes dê razão, mas que não pode resolver o problema. Porque se o problema desaparecer a reclamação deixa de fazer sentido e os portugueses gostam de reclamar.

A minha rua tem um buraco. Houve obras para reparar uma conduta e o piso agora cedeu. Ao longo de toda a rua o piso cedeu ligeiramente mas numa zona cedeu e deu lugar a um buraco. Que já tem perto de 1,5x1 metros. O que chateia porque é complicado passar com duas rodas de cada lado (é preciso pontaria, quase tanta como para acertar numa velha com a porta do carro a 70 km/h).

E como eu não gosto de reclamar junto de pessoas que não podem resolver o problema (e detesto ter reclamações pendentes), resolvi telefonar para um número muito simpático da CML (o L é de Lisboa; se não moras no concelho de Lisboa, este número não é para ti. Procura o número que te interessa na tua CM, não venhas entupir a CM dos outros com reclamações que não são de cá! Experimenta ligar para o nº geral da Câmara, pode ser que ajude), que é o 808 20 32 32.

Fui atendido por uma senhora muito simpática que me perguntou qual é o motivo da minha reclamação, dei o meu nome, contacto telefónico, disse qual a rua em questão e qual o tamanho do buraco e ela disse que vai dar instruções para se proceder à reparação do piso. Agora é ver quanto tempo demora, espero que não seja muito, senão tenho de trocar de carro por um com os eixos mais largos, como um Scania, ou DAF.

E pronto, cumpri o meu dever cívico e reclamei junto de quem pode ajudar-me a resolver o problema. Façam o mesmo! Liguem para as vossas Câmaras Municipais e reclamem dos buracos. Pode ser que sejam reparados, nunca se sabe!

(Este é provavelmente o post que mais vezes utiliza a palavra buraco em toda a história! - liguem para o Guiness Book! se ninguém atender liguem para a marca de cerveja Guiness ou para o Alec Guiness - E para comprovar a minha convicção, atribuo um prémio "Ó Faxavor! É uma imperial e um pires de tremoços" ao primeiro leitor que encontrar um post noutro blog qualquer, com data anterior a esta, e que tenha a palavra buraco - singular ou plural; buraca não conta, porque buraca é um sítio, não é o feminino de buraco - escrita mais vezes! O prémio consiste, obviamente, em 1 fabulosa imperial e um delicioso pires de tremoços, a serem entregues, como é costume, em cerimónia pública e televisionada, que é como quem diz num café que tenha televisão. Caso não haja vencedores até ao final do mês o prémio fica em casa; note-se que neste parêntesis a palavra buraco apareceu mais 4 vezes, incluindo esta última)

3 comentários:

Sofia disse...

http://tempodosassassinos.blogspot.com/2007/03/o-buraco.html


:))))))



Ofereço o prémio a melhor compania que eu....

Sofia disse...

é o que dá ler na diagonal....ok
4 é só naquele parágrafo...

Nelson disse...

nha nha nha nha! apressada! :P