11 abril 2007

Marcas próprias

Senhores dos super-mercados: há marcas que podem ser substituidas e os produtos de marca própria são uma boa alternativa. Há outras que não. E até é fácil perceber quais são. As giletes têm de ser da Gilette. Os caldos knorr têm de ser da Knorr. O guloso tem de ser o Guloso da Compal. Os post-its têm de ser os Post-It da 3M. Os sumóis (não venham com merdas sobre o plural de Sumol; já fiz uma sondagem sobre o assunto há que tempos e a maior parte dos leitores concordou que era "sumóis") têm de ser da Sumol. E, obviamente, os compais têm de ser da Compal. Nem puxem por mim, senão começo a falar dos Actimel, da Cerelac ou de outros produtos (aceitam-se mais sugestões nos comentários).

E há boas razões para isso. No caso dos caldos knorr, toda a gente sabe que um caldo Knorr "realça o sabor natural dos alimentos". Por exemplo, um caldo Knorr na canja realça o sabor natural da galinha. Ou um caldo Knorr na salada de frutas realça o sabor natural da fruta. Da mesma forma, o Guloso "torna tudo mais apetitoso". Por exemplo, uma torrada com Guloso em vez de manteiga fica logo mais apetitosa.

E vem isto a propósito do quê? Ah, sim! O supermercado onde costumo fazer compras agora deu-lhe para só ter produtos de marca própria. Só têm guloso de marca Pingo Doce, e o mesmo se passa com os caldos knorr. Refeições congeladas da Iglo desapareceram, tal como as conservas Compal (cogumelos e afins). Até já têm uma cerelac de marca própria, mas ao menos a original, da Nestlé, ainda está disponível. Gel de banho: além de uma meia dúzia de frascos em promoção, da Nivea, só há de marca própria. Um gajo quer comprar Skip é só encontra skip de marca Pingo Doce (chama-se Ultra e é uma merda; tive a infelicidade de comprar uma embalagem de 72 doses há que tempos, tou desertinho para que acabe; só reparei que não era Skip depois de chegar a casa). Com as massas é a mesma coisa, há cada vez menos escolha das marcas tradicionais de massa, é tudo de marca Pingo Doce.

Moral da história: vou começar a fazer compras no Continente. Pode demorar mais tempo mas ao menos tenho maior escolha de marcas.

7 comentários:

Anónimo disse...

De facto nota-se que o Pingo Doce está a dar preferência (valorizar??) à marca própria. Contudo, está a chegar a um ponto em que o consumidor não tem escolha. Não sei o que a(s) Autoridade(s) têm a dizer quanto isso...

Sofia disse...

deixou se levar pelo marketing... Fique sabendo que na maior parte dos casos, esses produtos brancos são de confiança porque a imagem que está em risco não é do produto mas sim da empresa, isto é; se um caldo knorr estiver impróprio para consumo, fica no ar que o caldo knorr "estava impróprio para consumo", agora se o caldo knoor do pingo doce estiver uma pocaria, é o PINGO DOCE que vende coisas estragadas....não vá por aí a não ser que tenha uma carteira recheada e goste de se levar por marcas....

Agora concordo que skip é skip, e o outro é uma porcaria.......

Nelson disse...

ah, mas o problema não é a existência de produtos de marca própria, eu até consumo alguns. Em termos de conservas só tenho apanhado desilusões. Por exemplo, os cogumelos em lata Pingo Doce perdem muito para os Compal e o mesmo se passa com as ervilhas de conserva (as do Pingo Doce é só cascas)

Sofia disse...

(eu não acredito que vou continuar esta conversa mas aqui vai;)

Olhe...o puré do pingo doce é bom, as castanhas também, e os profiteroles então!!!! agora em termos de marca branca, o continente bate o pingo doce aos pontos!!! (ok, continuei a conversa....)

Nelson disse...

(nem tu, nem eu!)

E o puré de batata instantâneo do Carrefour também é muito bom! ;)

Anónimo disse...

Nao sei de que Pingo Doces falam os senhores: Já provaram os gelados Premium ? As bolachas Belgas ? O Gaspacho ? Os Iogurtes, Os amaciadores concentrados ? Desculpem, mas a grande maioria dos produtos são muito melhores que os do Continente e de igual qualidade do que os outros da Industria. A maioria das pessoas é que não está disposta a mudar. Por inércia e porque tem a carteira recheada e não se importa de pagar o dobro por produtos que são iguais ou às vezes melhores...como o bacalhau congelado que ficou em primeiro lugar nos testes da Deco

Nelson disse...

senhores? aqui não há senhores. há, isso sim, gente com muito tempo livre.

nomeadamente eu que respondo a comentários a um post com mais de 1 ano de idade...