Afinal, parece que a SIC Comédia vai mesmo desaparecer. Não é apenas da grelha da TV Cabo, o canal acaba no dia 31 de Dezembro.
Entretanto, e após apurada investigação (nomeadamente com malta que trabalha noutros operadores do mesmo tipo de serviço), acho que é importante dar umas achegas à malta.
A SIC Comédia acaba porque a PT Multimédia não quis renovar o contrato (dito de outra forma, a SIC e a PT Multimédia não chegaram a acordo para a renovação). Como a TV Cabo é de longe o maior operador de televisão por cabo em Portugal, o desaparecimento do canal da grelha da TV Cabo implica a sua extinção.
A TV Cabo quis acabar com a SIC Comédia porque há duplicação de conteúdos com outros canais, por exemplo, com o AXN ou a Fox (pois... a Fox não está no pacote clássico, faz parte do Funtastic Life que custa um balúrdio, mas pronto...). Como moeda de troca para o fim da SIC Comédia (a ver se conseguem vender mais adesões ao Funtastic Life que também implicam a adesão ao serviço digital que dificulta bastante o trabalho de ver a Sport TV à borla), a TV Cabo ofereceu a renovação do canal SIC Mulher abdicando da cláusula de exclusividade que detinha (sim, a SIC Mulher tinha um contrato de exclusividade com a TV Cabo; por isso é que não existe em mais operador nenhum!). A SIC tinha duas opções: deixar morrer a SIC Mulher (o que seria inevitável já que o público TV Cabo não é suficiente para garantir a viabilidade financeira do canal) e manter a SIC Comédia, ou aceitar o acordo, o que permite a sobrevivência da SIC Mulher (a partir de 1 de Janeiro em todos os operadores de televisão) mas acabar com a SIC Comédia (permitindo assim à TV Cabo fazer pressão para que os assinantes queiram a Fox).
Infelizmente, no mercado das telecomunicações a maior parte dos agentes (todos menos um, por acaso) estão de mãos atadas: só com a PT não sobrevivem e sem ela também não. A solução existe, e está nas mãos dos clientes de serviços de televisão por cabo: rescindam os contratos com a TV Cabo e instalem outros serviços sempre que possível. Os mais comuns são a Cabovisão, Clix TV e AR Telecom, mas existem outros operadores com cobertura geográfica limitada. Vejam a lista de operadores (anteontem eu pus um post que tinha links para os sites de todos eles), comparem as ofertas e mudem de operador. Quando a TV Cabo tiver apenas 20% ou 25% do mercado (o que é razoável num mercado com 4 operadores de âmbito nacional e mais 3 pelo menos de âmbito regional), a PT Multimédia perde o poder negocial que detém actualmente e terá de pensar mais nos consumidores antes de tomar medidas que prejudicam os clientes.
Se ainda estão fidelizados à TV Cabo porque fizeram o contrato há pouco tempo, há uma solução que funciona bem: Aleguem que a SIC Comédia foi um dos canais que vos fez optar pela subscrição do serviço, que sem a SIC Comédia não teriam interesse em assinar a TV Cabo. Como mudaram substancialmente as circunstâncias que vos fizeram aderir ao serviço, há razão para rescisão com justa causa e o período de fidelização não interessa!
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